Ir para conteúdo
GPS Clube

TMC - Informações reais sobre eventos de trânsito.


Paulo

Posts Recomendados

Eu tenho um Gps Wairis W4 e ele tem antena para o assunto em pauta mas parece que só pega em São Paulo e algumas regiões por perto, só vou poder usar e saber como funciona no dia 27 quando estarei indo para Sampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Quero voltar a esse assunto pois não consigo me convencer que tenho dois aparelhos de gps (airis w4) (GPSX3) e nenhum dos dois pega e nem pegou sinal em São Paulo quando viajei. O que está faltando ao navegador para que se consiga ver no visual como funciona. Alguem te o TMC no aparelho e ja viu ele funcionando? Não vamos deixar o assunto cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem mesmos Paulo Borba, eu estava testando igo shark e estava na marginal pinheiros ele me ofereceu uma rota alternativa, para fugir do congestionamento, em todos os navegadores que ja usei esse foi o primeiro que me deu essa opção em tempo real. muito bom mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

O Varelo parece que testa normalmente com Android em Sampa, talvez possa nos dar mais informações...eu tenho um Magellan com hardware TMC interno, mas ainda não testei, pois tentarei com aquele Primo que disponibilizou para esta marca. Quanto ao Airis parece-me que o trânsito deve ser configurado mediante pagamento de uma mensalidade que acredito deve estar inoperante, ou seja, não gratuito como o Navteq IGO e Garmin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2014 em 09:13, Paulo Sergio disse:

Ontem mesmos Paulo Borba, eu estava testando igo shark e estava na marginal pinheiros ele me ofereceu uma rota alternativa, para fugir do congestionamento, em todos os navegadores que ja usei esse foi o primeiro que me deu essa opção em tempo real. muito bom mesmo.

Fala xará tudo bem, vc pode dar mais algum detalhe do navegador que vc usa? Eu conheço o Shark e minha dúvida é: onde e o que mudar para fazer o navegador funcionar, em sampa vc disse que ele ofereceu uma rota alternativa, mas ele está configurado para pegar a s informações da CBN e ou outra qualquer radio?? Obrigado

Vc tem o Shark com algum adicional no TMC, sua antena e seu gps são preparados para o sistema, me de mais informações por favor.

Obrigad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Paulo Borba,

 

você já conseguiu com que o TMC funcione corretamente? Se não, posso tentar ajudá-lo. ;)

 

Edit: diga-me também se você usa ou não um menu para chamar o navegador.

 

 

[]'s

 

Xamanian

Xamanian, obrigado e vamos la.

Primeiro de tudo eu moro em Curitiba e dizem que Curitiba ja opera com o TMC? Essa é uma dúvida.

Segundo, fui varias para São Paulo e com os Navegadores que tenho nenhum me ofereceu o serviço.

Terceiro, eu uso sim o Menu do Jair Odilon com 4 navegadores, sendo 3 no SDMMC e um no DataFlash.

Agora é saber o que fazer, Obrigado por sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

veja o link abaixo:

 

http://tudoradio.com/dials

 

 

Clicando, sobre o mapa, selecionando um dos estados, é possível encontrar, por região, as estações/emissoras que transmitem dados no padrão RDS. Aqui é importante fazer saber que RDS e TMC não são a mesma coisa. RDS é, grosso modo, transmissão de dados. Assim, é fácil ver que TMC é RDS, mas nem tudo que é RDS é TMC. Exemplo: a maioria das emissoras transmitem dados contendo o nome (da própria emissora), frequência de operação (estação), tipo de transmissão (música, notícias, etc.), além de, em alguns casos, nome da música, cantor, etc. Vejam que nada disso está relacionado com o TMC (trânsito online).

 

Bem, mas o interessante é que os dispositivos de GPS que contêm o TMC têm que sintonizar qualquer estação que transmita dados (RDS), pois o TMC nada mais é do que um canal do RDS. A parte boa disto é que é possível sintonizar uma estação que transmite RDS para fazer testes de configurações em nossos dispositivos GPS com TMC. Claro, a barrinha verde vai subir (muito, mas em função do sinal -- lembrando de colocar o carregador no caso do Magellan), mas se a estação não contiver dados de TMC, aparecerá uma mensagem dizendo que nenhum TMC foi encontrado. Esta tradução precisa ser melhorada, pois aqui não diz respeito ao hardware, mas ao sinal de dados para TMC.

 

Em suma, ao sintonizar uma estação com RDS em sua região/cidade, se a barrinha verde (intensidade do sinal) aumentar em extensão, então tudo está funcionando corretamente, caso contrário, novos ajustes devem ser feitos. Observo (IMPORTANTE) que algumas estações do site, apontadas como tendo RDS, não dão sinal, a barrinha não aumenta; neste caso, basta tentar outra emissora. Fiz vários testes, todos com resultados positivos. ;)

 

Um teste que fiz:

 

http://nsae01.casimages.net/img/2014/02/26/140226083612444602.jpg

 

Notem a barrinha verde indicando boa intensidade de sinal, observem também que não há indicação de trânsito (nenhum evento), pois esta emissora, embora tenha RDS, não tem TMC.

 

O que comentei acima é para testar a funcionalidade do TMC, ou seja, para saber se tudo está configurado corretamente. Se você não conseguir sinal algum, então existe falha nas configurações. Neste caso, me fale que passo os detalhes (e arquivos, se necessário for). Para o Airis W4 e Magellan eu tenho os parâmetros de fábrica, para outros aparelhos é preciso testar ou procurar os valores originais. Mas isto fica para o próximo post. hehehe

 

 

[]'s

 

Xamanian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicação melhor não existe, obrigado. O meu gps é um Airis W4 e veio de fabrica com antena de tcm, mas perdi o navegador oficial e agora rodo com os navegadores primos oferecidos pelos colegas. O que eu não estou conseguindo é configurar as rádios, pois não abre o configurador do TMC para adicionar as radios indicadas no site que vc mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Paulo, me dê uns minutos, vou preparar um "kit" pra você, upar e linkar aqui. Espero resolver isto hoje ainda, mas se não for possível, no máximo até amanhã. O seu aparelho vai "funfar" legal. hehehehe

para que o TMC e o VR (reconhecimento de voz) funcionem corretamente é preciso algumas coisas, como arquivos e configurações. São precisos arquivos específico para o TMC (para cada tipo de hardware), bem como lang e voice compatíveis. O resto se resume à configurações no sys.

Vou colocar aqui um link para você tentar o funcionamento correto em seu aparelho, mas como não tenho um, ficou impossível realizar testes. Tenho um Magellan e com ele tudo funcionou corretamente. O que fiz? Ajustar os parâmetros no sys de acordo com as especificações do Airis (que tenho comigo). Se vai dar certo ou não, não sei, só testando mesmo. Link:

https://mega.co.nz/#!0gUmWIBZ!Wc4_DkYVxD1q__UJspOo9S1VWul3wbZ6Eix7v6rdRHE

Você deverá seguir estas instruções:

1) o "kit" foi baseado em um menu qualquer, onde o nome do executável (do menu) é "menu.exe" (mude o nome do seu menu se não for este).

2) após descompactar o arquivo do link, aquilo que estiver dentro da pasta (descompactada) deverá ser inserido na raiz de um cartão de memória.

3) retire todos os arquivos da pasta "menu" e insira, ali, os arquivos do menu que você usa.

4) este "kit" segue com exemplos de três pacotes (dentro da pasta "Navegadores"): 7Ways, Primo e SW. Você deve usar o nome das pastas de acordo com o nome dos navegadores que você usa e de acordo com o nome usado pelo menu. Inclusive a pasta "Navegadores" deverá ser renomeada de acordo com o nome usado pelo menu, ou colocar tudo na raiz (isto depende do tipo de menu).

5) a  parte mais importante está na subpasta "SW", que contém os arquivos necessários. Use esta pasta como referência, renomeando para o nome do pacote que você usa. É exemplo mesmo, pois não tive detalhes sobre o que você usa aí.

6) só existe um arquivo sys.txt, mas não se trata de um arquivo completo, porém o mesmo contém aquilo que você deverá inserir (acrescentar) no sys que você usa. Se usar o mapchanger padrão/antigo, então você deverá alterar todos eles, inserindo as linhas que coloquei ali.

Seguindo tudo à risca, tem tudo para dar certo. Claro que problemas poderão surgir, além de dúvidas, mas aí é só perguntar que tentarei lhe auxiliar.

Se possível, faça tudo usando um cartão novo/limpo, ou faça backup antes, para não surgir outros problemas.

Após as alterações, faça os testes baseando-se naquele meu post anterior (sobre as rádios) e veja se consegue algum sinal no aparelho. Se conseguir sucesso de primeira, ótimo; caso contrário, me avise, vamos tentar resolver esta parada aí. hehehehe

Abraços,

Xamanian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha, vou baixar e se hoje não conseguir fazer o teste que vai ser dificil deixar para amanha, amanhã coloco aqui os resultados.

Mais uma vzs obrigado pela brilhante e detalhada explicação.

:D

Um detalhe, estou fazendo procedimento e esqueci de comentar que meu gps é 480x272, o primeiro teste abriu uma tela do Magellan e ficou parada só nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, a tela que apareceu com o logo da Magellan é do menu que deixei no "kit" para servir de exemplo. Era para você ter retirado todos os arquivos do menu e ter inserido os arquivos daquele que você usa. Não tenho o menu que você mencionou posts atrás, mas se você colocar um link aqui, então poderei preparar um kit baseado no mesmo, do tipo pegue e use.

 

 

[]'s

 

Xamanian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, a tela que apareceu com o logo da Magellan é do menu que deixei no "kit" para servir de exemplo. Era para você ter retirado todos os arquivos do menu e ter inserido os arquivos daquele que você usa. Não tenho o menu que você mencionou posts atrás, mas se você colocar um link aqui, então poderei preparar um kit baseado no mesmo, do tipo pegue e use.

 

 

[]'s

 

Xamanian

Obrigado Xamanian,

to aqui colocando tudo que é tipo de navegador para ver qual vai aparecer a função para poder lançar as radios que vc me passou ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá pessoal, que bom que descobri esse fórum...

 

Alguém poderia me ajudar com meus 2 aparelhos de GPS?

 

São 2 MIO Moov S505, e parece que a MIO "fechou a portas" então não sai mais atualização para eles.

 

Como estava impraticável usar os mapas aqui em SP, ate pensei em comprar um novo e jogar eles fora, mas navegando na internet descobri que ainda poderia usar com softwares alternativos.

 

Depois de muita procura consegui desbloquear usando o Shell unlock VisualGPS do site Lanik e coloquei os mapas atuais de 2014 (acho que são da TomTom) e radares do site maparadar.

 

Sinceramente não gostei muito do visual do IGO Amigo que veio. Pelo o que vi tem algum jeito de colocar outros navegadores alem do que veio, ou colocar outras skins ... só não sei como.

 

Outra coisa é que o TMC que mostra o trafego aqui em SP e altera rotas não está funcionando.

Eu rodo o dia todo aqui na capital e isso me ajudava bastante, agora tenho de ficar ouvindo rádios-transito para tentar desviar dos congestionamentos.

 

Sou novato nessa coisa de alterar aparelhos de GPS, mas é uma ferramenta de trabalho para mim.

 

Se não der para habilitar o TMC, poderiam me indicar um aparelho com bom custo x beneficio atualmente e que tenha essa função?

 

Agradeço bastante qualquer ajuda

 

Abç

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • d780 changed the title to TMC Funcionando no Navegador GPS iGO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...