Ir para conteúdo
GPS Clube

Conhecendo e entendendo as características das CMs Magneti Marelli (Peugeot/Citroën)


Posts Recomendados

Tudo depende da revisão do hardware da CM disponibilizada pela fábrica.

 

Segundo o manual de especificações, as SMEG+ / SMEG+I V1 e V2 possuem sintonizadores AM/FM, DAB e RDS-TMC, só não tive a oportunidade de ver em ação aqui no interior do PR.

 

É uma pena que a PSA/HERE estejam pisando feio na bola com seus Mapas Cartográficos para o Brasil e América Latina.

 

Lá fora eles liberam as atualizações a cada 6 ~ 8 meses, pois sabem que o mercado Europeu é exigente e não tolera esse tipo de falha.

 

Tudo isso por causa de uma plataforma embarcada, restrita e de difícil acesso, cujo objetivo visa apenas o monopólio e lucro.

 

Que nos dias de hoje é inadmissível e anda na contra-mão da arquitetura e plataforma aberta. Universo do qual poderia contar com inúmeras opções de interface e customizações de Software e Mapas, abrindo com isso um "leque" de opções e oportunidades de negócio.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SMEG+ / SMEG+I V2 - Suporte ao recurso CarPlay (Apple)

 

O suporte das CMs SMEG+ e SMEG+I V2 ao recurso CarPlay (da Apple) ficam a cargo de um microcontrolador secundário dedicado chamado MFI341S2313, é ele o responsável por fazer a ponte entre a interface USB e um dispositivo Apple. Resumindo, se a sua CM não possuir este chip controlador, mesmo que o firmware instalado possua a opção, NÃO haverá suporte ao mesmo.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Olá, galera. Acabei de comprar um Peugeot 208 14/15 e me interessei bastante por essa conexão com o Android Auto e CarPlay. Alguém sabe se é possível substituir a minha SMEG+ por outra que aceite essas conexões com o celular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kleomar,

 

Sim, é possível fazer a substituição da CM. O único problema é o seu custo que geralmente se torna "proibitivo" e para fazer em uma Concessionária autorizada não deve sair por menos de R$ 3.000,00 ~ R$ 5.000,00. :rolleyes:

 

Outras alternativas:

 

*** Comunicado Importante ***

 

Nós do GPS Clube não recomendamos, não indicamos, não nos responsabilizamos, não garantimos o funcionamento, não temos vínculo comercial, não fazemos propaganda e o que é pior, não ganhamos comissão. :rindo:

 

Portanto, faça por sua conta e risco! ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tiver vontade de se aventurar em trocar por conta própria a CM dos Peugeot 208 / 2008 por uma versão com GPS, o colega diego.louro do Clube Peugeot 208 deu uma grande contribuição ao compartilhar a sua experiência:

 

"Como dono de Allure passo pelo mesmo problema, multimídia sem GPS. Resolvi fazer experiências e constatei o seguinte:

 

  • Não dá para habilitar GPS nessa central, ela não tem módulo de navegação;
  • A central com GPS possui 3 conectores FAKRA, sendo o azul para sinal de GPS;
  • As centrais com final 80 possuem GPS;
  • É preciso ter uma antena GPS com o conector FAKRA, eu comprei uma "xing-ling" no ML que custou uma "merreca";
  • Fixei a base magnética dela (deve ser fixada em parte metálica) na estrutura do painel, atrás da central multimídia e funcionou muito bem;
  • Depois disso eu comprei os cabos e a base da antena do Aircross, que são exatamente os mesmos do 208. Mas, se procurar a base da antena do 208, vão pedir cerca de R$ 250,00 nela e mais R$ 200,00 no cabo. Se procurar peças do Aircross o preço muda e pagarão R$ 200 em tudo;
  • A tela é a mesma para todas as versões;
  • É preciso habilitar a nova central e gravar o VIN via scanner. Foi nessa parte que eu travei, não vou pagar quase R$ 400,00 de M.O na Peugeot para habilitarem isso, vou esperar as coisas melhorarem e compro um scanner Lexia por R$ 500,00 para fazer esse trabalho;
  • Eu montei tudo e o GPS funcionou, a central puxou os dados de consumo do computador de bordo. Mas, de brinde veio um insuportável, agudo, alto e irritantemente chato apito. Eu creio que ele seja eliminado na configuração via scanner."

Todos os créditos e agradecimentos à diego.louro - Clube Peugeot 208 - 2017. :cheers:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Excelente postagem. Obrigado. Só gostaria de acrescentar que, no meu caso, tenho uma SMEG +iv2 em um 308 Allure 2.016. Para ver a versão precisamos segurar o dedo no touch, em cima da opção "AJUSTES" e aí ele abre a tela de versão, exatamente como está na foto. Ou seja, nada haver com o Menu.

Mas a pergunta que eu tinha é: Existe alguma atualização ou forma de se fazer o Android funcionar com essa central ?

 

Melhor opção até agora: https://ruclip.com/video/JzNZt7_Kylg/espelhamento-android-no-208-gt-mirror-link.html, que é similar a postagem do Sillent_Warrior. Ou seja, sem ser via MirrorLink, esquece ? Não há opção pelo Bluetooth?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eber K9,

 

Somente se o hardware da sua SMEG+I V2 for compatível e após efetuar a atualização de firmware, calibração e telecodificação do software via scanner Lexia + DiagBox. Se não ativar o recurso Android Auto significa que não será possível habilitar o mesmo.

 

O barramento Bluetooth sequer possui largura de banda disponível entre CM <=> SmartPhone para atender ligações telefônicas e stream de áudio com desempenho razoável, muito menos para suprir a demanda necessária de um protocolo complexo tal como o MirrorLink.

 

A única solução viável seria fazer a conexão via WiFi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, boa tarde

 

Tenho um C4 Lounge 17/18 com a central SMEG+ IV2. Utilizava o MirrorLink normalmente, até que coincidentemente após uma revisão na concessionária começou a aparecer a seguinte mensagem, quando ligo o cel no cabo e tento acionar o MirrorLink: "O certificado de autenticação desta aplicação não é válido".

Achei que pudesse ser algo do meu celular(S7 Edge), coloquei outro aparelho e a mensagem continuou. Alguém já teve esse problema? Sabem o que pode ser?

 

Valeu!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde

 

Tenho um C4 Lounge 17/18 com a central SMEG+ IV2. Utilizava o MirrorLink normalmente, até que coincidentemente após uma revisão na concessionária começou a aparecer a seguinte mensagem, quando ligo o cel no cabo e tento acionar o MirrorLink: "O certificado de autenticação desta aplicação não é válido".

Achei que pudesse ser algo do meu celular(S7 Edge), coloquei outro aparelho e a mensagem continuou. Alguém já teve esse problema? Sabem o que pode ser?

 

Valeu!

 

Abs

Pessoal, problema resolvido. Segue a causa e a solução:

 

Causa: Data e Hora da Central não sincronizada com o Telefone. No meu caso, o carro tinha feito uma revisão na semana anterior, provavelmente desligaram a bateria, o relógio zerou e quando atualizaram a data colocaram o ano de 2017 e não 2018.

Solução: Fazer o ajuste da data e da hora na central, se necessário validar por duas vezes. Feito isso, se tentar conectar o problema continuará, então aí que vem o "pulo do gato". Aperte a tecla "Rádio/Mídia"(aquela com um símbolo de música) por 5 segundos. Feito isso irá surgir uma tela.Essa tela serve para inserir alguns "cheat codes". Insira a palavra "reboot". A central vai reiniciar e quando voltar o problema estará resolvido. Uma solução simples, mas que NUNCA iria saber se nao fosse o procedimento disponibilizado pela Citroen, que por sinal é MUITO detalhado para este problema bastante específico e incomum...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Boa Noite a todos



É bom ver uma comunidade trabalhando para ajudar quem precisa.



Atualmente possuo um C4 Lounge - 2014/2015, atualizei o GPS com as informações deste fórum, ele está com a seguinte versão instalada:



Central Multimídia: RT6



Versão da Firmware: RNEG 2.86A.1: pro



Qual a versão mais recente de Firmware ?



Desde ja agradeço a todos.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa Noite a todos

É bom ver uma comunidade trabalhando para ajudar quem precisa.

Atualmente possuo um C4 Lounge - 2014/2015, atualizei o GPS com as informações deste fórum, ele está com a seguinte versão instalada:

Central Multimídia: RT6

Versão da Firmware: RNEG 2.86A.1: pro

Qual a versão mais recente de Firmware ?

Desde ja agradeço a todos.

 

Quanto a firmware, essa é a última versão mesmo.

O que pode fazer a mais, se já não tiver feito, é incluir os alertas de radares e habilitar as funções que estão desabilitadas, como aviso individual de porta aberta, de chave ausente, ativação de farol automático e outros.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde!

 

Tenho um 208 Griffe ano 2015 e nunca atualizei o firmware da Central, gostaria de saber se fazendo a atualização irei conseguir o recurso de MirrorLink.... Ou se é um recurso de hardware e mesmo atualizando não irá aparecer no menu.

 

 

Especificações:

 

Soft:

 

SMEG5.2.A.R9

 

CD: 26028

Data: 03-09-2014

post-59145-0-79944500-1526310341_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lfmcout,

 

Infelizmente não, pois trata-se de uma limitação do hardware da SMEG / SMEG+ para habilitar o recurso MirrorLink.

Entendi!

 

No caso, teria que ser uma central mais nova? Como por exemplo a SMEG+I V2?

A partir de que ano o Peugeot 208 começou a receber a central com o recurso de mirrorlink? O meu é 2015/2015.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

SMEG+ / SMEG+I V2 - Suporte ao recurso CarPlay (Apple)

 

O suporte das CMs SMEG+ e SMEG+I V2 ao recurso CarPlay (da Apple) ficam a cargo de um microcontrolador secundário dedicado chamado MFI341S2313, é ele o responsável por fazer a ponte entre a interface USB e um dispositivo Apple. Resumindo, se a sua CM não possuir este chip controlador, mesmo que o firmware instalado possua a opção, NÃO haverá suporte ao mesmo.

Silent, tu teria mais informações sobre está postagem ? Gostaria de estudar mais sobre este assunto. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde!
Muito bom esse post. Que bom que existe uma comunidade ativa buscando alternativas pra poder usar essa central de maneira completa. Comprei um Aircross 0Km, 2018, e confesso que fiquei muito frustrado com a dificuldade e limitação em usar o espelhamento.

O que consegui até agora: Usar o sygyc GPS, porem, após os 7 dias de demonstração, ele só funciona no celular. No Mirrorlink só se comprar o pacote premium.

 

Uso um celular Samsung a5 2017, ja com Android 8 (oreo). Todos esses videos que vi fazendo espelhamento de tela, não tive sucesso com o meu. Acredito que por ser o 8, deve ter alguma restrição nova que impeça os "truques" com o LG Miror Drive, Buttom Savior, etc... Se tiver qqr evolução, eu posto aqui.

 

Aproveito pra tirar uma duvida . A minha versão aparece como "SMEG6.3.C.R11". Mas ela tem mirrorlink. Ela é uma SMEG+Iv2 ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...