Ir para conteúdo
GPS Clube

Criar ícones personalizados Garmin


Tomio

Posts Recomendados

Eis uma dúvida que não achei uma boa resposta.

 

É possível usar o GpsBabel para transformar o arquivo gpi em gpx.

Depois, abrir este arquivo gpx em um editor de texto (notepad) e identificar qual o nome da figura usada como ícone.

Colocar numa pasta o arquivo gpx e um novo ícone com o mesmo nome do anterior.

 

Rodar o PoiLoader e obter o novo arquivo gpi.

 

Eu já converti gpi em gpx (com o GpsBabel) para ler o conteúdo, mas refazer o gpi com este arquivo ainda não experimentei.

 

Vou estar publicando em breve como criar os gpi para alertas do Garmin. Mas estou usando arquivo csv. O PoiLoader aceita gpx ou csv.

 

Um arquivo gpx pode ser transformado em csv e vice versa. Talvez vai te ajudar.

Qq coisa manda para mim o gpi pra dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

senhores eu gostaria de alterar os icones de exibição de radar (baixados do maparadar.com) daquele balão redondo com a velocidade http://i68.tinypic.com/15hjqjr.jpg no centro para aquele radar como no igo primo 2.4 http://i65.tinypic.com/16760pe.jpg, fiz a conversão do tamanho e orientações do tópico, e substitui nas pastas baixadas do maparadar, e usando o poi loader da garmin transferi para o gps no entanto os icones ficaram os mesmos dos balões. Pergunta fiz algo errado?? Ou Faltou fazer alguma coisa??

gps garmin nuvi 55

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

astrologico,

 

O procedimento é esse mesmo, não percebi erro na sua descrição.

Possiveis problemas:

1. O icone antigo do radar continua na mesma pasta que vc usou na compilação, junto com o novo icone de radar?

2. O novo icone de radar tem o mesmo nome que os outros arquivos usados para o poiloader (.csv, .bmp, .wav)?

3. Na memoria interna não tem o arquivo de alertas antigo instalado? Muitas vezes ao instalar um cartão com novos alertas, o gps pergunta se quer copiar para a memoria interna os novos dados...

4. Ao indicar as pastas a serem utilizadas para a compilação, não houve algum erro?

 

Eu costumo rodar o poiloader, gerar o gpi e salvar no computador.

Depois copio este novo arquivo para o cartão de memoria e instalo no gps. Não uso a memoria interna do gps.

Não deveria fazer diferença, mas se vc ainda tiver dados antigos de alerta lá salvos, pode ser a causa dos problemas. Limpe a memoria antes. (faça backup)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, hectomio!!

respondendo suas perguntas. sim todos os arquivos continuaram nas mesmas pastas baixadas do maparadar, e os nomes dos arquivos também ficaram os mesmos, com a mesma extensão,

substitui os icones do maparadar pelos novos que alterei, mantendo o mesmo nome e extensão de arquivo, no caso .bmp.

este gps tem 4gb de memoria interna então não precisa de cartão de memória externo.

eu fiz a sua sugestão apaguei todos os arquivos da pasta poi, sema manualmente, seja através do cprograma poiloader, inclusive na primeira autalização que fiz, havia feito um backup da pasta poi, como na foto a seguir, mantendo esta pasta de nome "backup de pois" no gps. segue a imagem

http://i63.tinypic.com/ali51j.jpg

 

 

Inseri como orientado o arquivo do poiloader que salvei no computador (o modificado com novo icone de radar), depois copiei para a pasta "poi" do gps, acontece que todos os icones ficaram com balões azuis, no teste de simulação de navegação o gps não alerta mais os radares com voz apenas com "bip".

coloquei então os arquivos originais do maparadar, ficando do mesmo jeito, sem alerta de voz apenas visual e bip. segue a foto.

http://i63.tinypic.com/2gtri4n.jpg

 

 

então fiz o seguinte, copiei novamente a pasta "Backup Arquivos de Pois" para dentro do gps garmin. Então voltou a exibir os icones do maparadar "balão redondo com velocidade" e voltou também tem a voz na indicação do radar, além do visual, "a diferença é que tem alguns locais de radar que parece que tem sobreposição de pontos, pois tem o balão redondo (como se fosse os originais do garmin) e o balão redondo do maparadar. segue a foto.

http://i68.tinypic.com/281rayt.jpg

 

por enquanto mantive esta ultima configuração ( com os arquivos antigos do garmin, colocados na pasta backup) e os do maparadar, pois estão exibindo os radares assim como aviso por voz!!

 

aquele arquivo do maparadar dentro da pasta backup foi eliminado!!, mantendo dentro da pasta poi o novo inserido via poiloader.

 

por enquanto obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astrológico, vamos dividir os problemas:

- Alguns gps novos, reconhecem arquivos gpi em qq pasta. O melhor é alterar a extensão do arquivo gpi para outra, como old.
Isso para garantir que o gps não reconheça esses alertas mesmo estando em outra pasta.

 

- O novo ícone bmp precisa ter algumas características, como ser 256 cores. Isso se configura na hora de salvar, o tipo de bmp..
Também, precisam ser de resolução 24x24 pixels. Pegue o ícone usado no maparadar e veja as propriedades dele.

 

- Qto ao aviso de voz: vc colocou o arquivo svox.exe na pasta do Poi Loader?
Se sim, então o problema pode ser a versão do PoiLoader × versão do svox

** vc pode salvar a imagem da tela do gps, ativando o recurso nas configurações do visor. Ele dá um print da tela. Depois é só conectar no computador e copiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acabando de montar uns ícones... após rodar o POI_LOADER juntamente com o arquivos sox.exe na pasta Garmin do PC onde está instalado, irei testar e se tudo der certo, posto aqui... Dá um certo trabalho criar os ícones, usando Gimp, Photoscape e Paint, parece que está ficando bom...

 

48X48

 

2uWXNYW.png 4oYOfeg.png 68DSDkS.png

 

 

E.T.: O astrologico mandou um ícone e fiz um ícone 48X48 para resolução Garmin de 800_480 para o meu aparelho (nüvi 3490):

 

 

MG8T6Ts.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixar e descompactar a pasta POI.zip e colar a pasta POI no cartão do seu Garmin para resolução 800_480 aparelhos 3XXXX

 

https://mega.nz/#!70sDVKIL!q3_NVrOa8_d3a5BDkT0aev1HG1i9y0OeC_vdfLySiO0

 

 

Ficou meia boca... Vou caprichar mais... aguardem...mas estão funcionando perfeitos, voz, etc...

 

 

T7sqBqS.gif

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem ROP!! Estão ficando muito legais. Ótimo saber que está funcionando as suas compilações com Poi Loader.

 

Eu ainda estou trabalhando em novos icones de radar 24x24, mas não gostei como ficaram. Como são muito pequenos (os 48x48 ficam muito melhor) estou priorizando a informação da velocidade.

 

Um deles era uma camera fotografica com a velocidade dentro, outro era com uma pequena camera fotografica em cima da velocidade,....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse meu nüvi 3490 ele mostra o radar mas também mostra um sobre ícone e fica um negócio estranho como se fossem 2 ícones sobrepostos ( imagens acima), queria descobrir como desabilitar esse ícone a mais quando vc se aproxima do ícone de radar...

Estou fazendo novos ícones, pois esses ficaram pequenos na tela do nüvi 4,3" mas a resolução é de 800_480...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, nesse nüvi 3490 eu fiz essa mudança: http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/2680-visualizar-nome-de-ruas-durante-navegacao-em-gps-garmin/ e como havia colocado Portugal como parâmetro, os ícones de bancos aparecem em Euro e não em R$ como normalmente o são.... esses ícones tem como mudar? Os ícones azuis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa dos icones de banco acho dificil conseguir mudar (vc deve estar usando o mapa da Here). Parece um parâmetro interno do gps.

 

Eu percebi que estava duplicado mas achei que era proprio do seu gps. Usando alertas do Maparadar ou Gpsinfo também acontece isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto o debaixo como o sobressalente, são os que eu criei e troquei do maparadar, mas esse nuvi 3490, coloca uma informação a mais, no caso um ícone, que é o mesmo que vc criou, mas em uma caixa branca igual as caixas azuis de POI's de restaurantes, Bancos, etc... Mas aparece apenas em rota se não me engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Podemos criar ícones para personalizar os POI's e alertas no Gps Garmin.

 

Existem dois tamanhos de ícones conforme a resolução da tela do equipamento (em pixels):

 

- ícones 24x24 = resolução 480x272, presente na maioria dos equipamentos (nuvi 40, 50, 51, 55, 1300, 1490T, 2580, 2589, DriveAssist,...)

 

- ícones 48x48 = resolução 800x480, disponível em alguns equipamentos mais recentes (2689, 3460, 3490, 3560, 3597, 3760, 3790, 61, 65, ...)

 

Para fazer os ícones podem ser usados qq editor de imagem como Paint, Paint.NET, Gimp, Inkscape, Corel,...

 

Usando o editor Paint (programa nativo do windows):

- Use a ferramenta Redimensionar, configure para 24x24 ou 48x48 pixels (desligue a opção Manter a taxa de proporção).

- Aumente o Zoom (no rodapé do programa) para o máximo permitido.

- Selecione na aba Exibir, a opção Miniatura. Esta janela vai mostrar como ficará o ícone na tela do gps.

- Desenhe o ícone.

- Salve a imagem no formato BMP, no padrão Bitmap 256 cores.

 

 

Dicas:

- Vc pode baixar imagens da internet (sites freeware) e redimensionar (24x24 ou 48x48) para obter os ícones desejados.

- Desejando adicionar uma transparência para apagar algum fundo ou contorno, pinte essas áreas com a cor magenta (255,0,255).

 

Exemplo de ícone para lombadas e pedágios nas duas resoluções (tamanho real):

 

UxT75TM.png 7UVCtsl.png

boa noite tudo bem ! eu tenho um nuvi 3760 e todos os formatado de icones de alertas q crio nao roda, ja coloquei no formato 48x48 e nada, seja se vc poderia me ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lord, posso ajudar sim.

 

Mas o problema que vc descreve pode ter várias razões: codificação usada no icone, nome do arquivo incompatível com os outros dados do alerta, falha no procedimento utilizado.

 

Pra ajudá-lo, precisaria ver esses arquivos: os arquivos dos ícones e um print da pasta onde vc salvou as informações pra gerar os alertas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Podemos criar ícones para personalizar os POI's e alertas no Gps Garmin.

 

Existem dois tamanhos de ícones conforme a resolução da tela do equipamento (em pixels):

 

- ícones 24x24 = resolução 480x272, presente na maioria dos equipamentos (nuvi 40, 50, 51, 55, 1300, 1490T, 2580, 2589, DriveAssist,...)

 

- ícones 48x48 = resolução 800x480, disponível em alguns equipamentos mais recentes (2689, 3460, 3490, 3560, 3597, 3760, 3790, 61, 65, ...)

 

Para fazer os ícones podem ser usados qq editor de imagem como Paint, Paint.NET, Gimp, Inkscape, Corel,...

 

Usando o editor Paint (programa nativo do windows):

- Use a ferramenta Redimensionar, configure para 24x24 ou 48x48 pixels (desligue a opção Manter a taxa de proporção).

- Aumente o Zoom (no rodapé do programa) para o máximo permitido.

- Selecione na aba Exibir, a opção Miniatura. Esta janela vai mostrar como ficará o ícone na tela do gps.

- Desenhe o ícone.

- Salve a imagem no formato BMP, no padrão Bitmap 256 cores.

 

 

Dicas:

- Vc pode baixar imagens da internet (sites freeware) e redimensionar (24x24 ou 48x48) para obter os ícones desejados.

- Desejando adicionar uma transparência para apagar algum fundo ou contorno, pinte essas áreas com a cor magenta (255,0,255).

 

Exemplo de ícone para lombadas e pedágios nas duas resoluções (tamanho real):

 

UxT75TM.png 7UVCtsl.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...