Ir para conteúdo
GPS Clube

Como estão dispostos os satélites do GPS


Posts Recomendados

Maximus

 

Os satélites do GPS não são geoestacionários: cada um dos 22 satélites, a uma altitude de 20 200 km, dá uma volta completa na Terra em 12 horas. Como o próprio planeta dá uma volta em torno de si mesmo em 24 horas, fica claro que não estão sempre no mesmo ponto do céu. Qualquer satélite, se ficar parado no espaço, será atraído pela força de gravidade do planeta e cairá.

Os satélites geoestacionários estão sempre sobre o mesmo local da Terra, a uma altitude de 35 786 km. Fazendo as contas, daqui resulta um período igual ao da rotação da Terra. Por isso estes satélites estão sempre sobre o mesmo ponto, podendo-se ter uma antena de telecomunicações ou de televisão permanentemente apontada para lá. Para obter mais informação sobre as orbitas geoestacionárias e satélites pode consultar a Wikipedia.

Além da energia que necessitam para emitir sinais, os satélites geoestacionários precisam de combustível para se manterem sempre no mesmo local exato, o que implica pequenas correções permanentes devido, por exemplo, ao vento solar, a pequenas alterações do campo gravitacional da Terra ou à influência da Lua e do Sol.

 

Não entendi seu comentário sobre eu gostar de criar novos tópicos. Isso é ruim?

Cada um aqui tem seu gosto. Uns, como eu, gostam de compartilhar seus conhecimentos com os outros. Tem gente que gosta de inventar apelidos diferentes e difíceis de se escrever, para se diferenciar no fórum. Outros ainda gostam de desmentir o que os colegas escrevem, sem ao menos se dar ao trabalho de pesquisar o assunto.

 

P.S. O que tem a ver um gladiador com um fórum sobre GPS? Mata essa minha curiosidade. :rolleyes:

 

Abs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns luis

Errei e mereci a aula do wikipedia... são 24 satélites, pequena observação.

 

Relativo a ficar postando tópicos novos se a moderação concorda não tenho que discordar... então siga a vontade 'compartilhando conhecimento'

 

Já que é também analista de apelidos terá um bom trabalho no fórum...

 

 

 

Peço a moderação que delete meus dois posts neste tópico, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máximus, conforme seu pedido, exclui o post. Querendo excluir tb o post de hoje, me informe.

 

Qto as diversas post's, o fórum não limita postagens mas o conteúdo deve respeitar os Termos de Uso.

 

Este tópico "Assuntos diversos" tem esse espírito, de agregar conhecimentos das mais diversas áreas, ampliando entendimentos e conceitos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...são 24 satélites, pequena observação

 

O número de satélites dos vários sistemas nunca será exato, pois está sempre mudando.

A figura abaixo mostra a situação nos céus do planeta em abril de 2015. Segundo ela o GPS já tem 32. Hoje já deve estar muito diferente:

0XMdUkO.jpg

 

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...