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olá

 

percebi que usando o Navegador Primo ou My Way,em algumas regiões, os trajetos são mui Diferentes

 

Alguns testes efetuados:

 

Igo My Way

mapa Here 2018.01

caminho mais fácil

as configurações de rotas sem estradas não pavimentadas

na pasta map,somente o mapa.fbl

nenhuma skin

 

 

Igo Primo

mapa Here 2018.01

caminho mais fácil (configurado nas opções de rota)

as configurações de rotas sem estradas não pavimentadas

na pasta map,somente o mapa.fbl

nenhuma skin

sem nenhuma ux

 

 

.fiz testes com 3 navegadores Primo

.apaguei e reconfigurei a save,mas não adiantou

.usei a pasta data original de cada navegador (pois eu uso uma personalizada)

.no mapa 2017.03 Here,mostrava igual ao Igo My Way

. o Caminho que o Primo indica com o Mapa Here é totalmente diferente,com estradas não pavimentadas....do que do Mapa TomTom(que mostra,nesse caso,o trajeto igual ao Navegador My Way com o Mapa Here)

 

uma bela confusão......rsrssss

eu utilizo 2 mapas,Here e TomTom

mas percebi que entre 2 aparelhos que utilizam Navegadores diferentes e com a mesma configuração, existem diferenças nos trajetos

 

se alguém quiser fazer algum teste,

um trajeto que tem essa discrepância é de Jales a Goiânia

o Caminho deve ser igual ao que o Primo ou My Way com o Mapa TomTom indica

(Jales/Iturama/Campina Verde/Prata/Goiânia)

 

 

abçs

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olá

 

percebi que usando o Navegador Primo ou My Way,em algumas regiões, os trajetos são mui Diferentes

 

Alguns testes efetuados:

 

Igo My Way

mapa Here 2018.01

caminho mais fácil

as configurações de rotas sem estradas não pavimentadas

na pasta map,somente o mapa.fbl

nenhuma skin

 

 

Igo Primo

mapa Here 2018.01

caminho mais fácil (configurado nas opções de rota)

as configurações de rotas sem estradas não pavimentadas

na pasta map,somente o mapa.fbl

nenhuma skin

sem nenhuma ux

 

 

.fiz testes com 3 navegadores Primo

.apaguei e reconfigurei a save,mas não adiantou

.usei a pasta data original de cada navegador (pois eu uso uma personalizada)

.no mapa 2017.03 Here,mostrava igual ao Igo My Way

. o Caminho que o Primo indica com o Mapa Here é totalmente diferente,com estradas não pavimentadas....do que do Mapa TomTom(que mostra,nesse caso,o trajeto igual ao Navegador My Way com o Mapa Here)

 

uma bela confusão......rsrssss

eu utilizo 2 mapas,Here e TomTom

mas percebi que entre 2 aparelhos que utilizam Navegadores diferentes e com a mesma configuração, existem diferenças nos trajetos

 

se alguém quiser fazer algum teste,

um trajeto que tem essa discrepância é de Jales a Goiânia

o Caminho deve ser igual ao que o Primo ou My Way com o Mapa TomTom indica

(Jales/Iturama/Campina Verde/Prata/Goiânia)

 

 

abçs

Existe sim uma diferença de rotas que no primo utiliza o arquivo fsp e no igo não usa, nesse ultimo mapa o arquivo fsp está com uma rota estranha na que costumava fazer anteriormente:

 

Franca SP a Delifinópolis no 2017.Q4 = usando o primo sem fsp 121 km pegando estrada ruim e parte sem asfalto, com fsp 98 km estrada boa passando por Cássia.

O mesmo trajeto no 2018.Q1 faz o mesmo caminho usando ou não o arquivo fsp de 121km

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Lorenci,

 

você está correto, as rotas oferecidas pelos navegadores distintos, mesmo que do mesmo tipo (fácil, curta, etc.), são diferentes. Por outro lado, não é motivo para surpresa. Explico: o arquivo responsável pelo roteamento das rotas, ou seja, os tipos de rotas que serão consideradas durante o cálculo, é nomeado "default.vis", que fica no data.zip, na subpasta \ui_igo9\common.

 

Em linhas gerais a coisa funciona assim: o tipo de rota (por exemplo, fácil) é, na verdade, um algoritmo que considera os vários tipos de vias que serão usadas no cálculo pelo navegador. Feito tal seleção, então o navegador "olha" como as vias são tratadas, ou seja, como são consideradas pelo navegador. É neste momento que o navegador "consulta" o arquivo default.vis para "ver" como as vias são consideradas. Feito isso, o cálculo é feito e uma proposta é apresentada ao usuário.

 

Em virtude da natureza do executável do navegador, isto é, a maneira em que ele foi pensado e programado, o arquivo defautl.vis assume configurações distintas. Isto é natural, pois novos recursos vão surgindo e os navegadores vão evoluindo. Uma simples observação reside no fato de que os navegadores iGO8 e Amigo não reconhecem as imagens de junções, mas o Primo e o NextGen sim. Assim, as informações sobre junções são completamente ignoradas durante o cálculo de uma rota com os dois primeiros navegadores, porém são consideradas os outros dois. Mas veja bem, não estou falando sobre a exibição das junções na tela de navegação, mas sim o fato de ter ou não junções em determinada via. Isto vale para postos de pedágio, para aquilo que é uma via simples ou de várias faixas, etc. Se o default.vis não prevê certas coisas, então tais coisas não fazem parte do cálculo e, consequentemente, as rotas serão diferentes.

 

Outra coisa que é importante considerar são os módulos ux e certas skins. Por exemplo, se o usuário tiver o módulo ux "área de rodízio" (ou o recurso estiver presente diretamente em uma skin) e se o mesmo estiver habilitado, então o navegador terá mais uma opção para usar durante o cálculo de uma rota. Além deste exemplo, cito o recurso das diMka "dar preferência por rodovia". É claro que será um novo tipo de rota e que poderá ter traçado diferente.

 

Fora isso, ignorando o caso do TMC (que influencia muito uma rota), há os arquivos HSP e FSP. Estes arquivos são responsáveis por informações nas várias vias disponíveis no arquivo de mapa, assemelhando-se a uma espécie de "TMC offline", ou seja, contendo informação a cada hora do dia e a cada dia da semana sobre velocidade média da via ou fluxo (circulação de veículos). Tem navegadores que não reconhecem tais arquivos, logo não influenciará o cálculo de uma rota; já outros os reconhecem e os leva em consideração, onde ao final poder-se-á ter uma rota diferente. E para piorar o cenário, ainda temos usuários que usam o FSP (com data recente) misturado com os velhos HSP (2011-12), gerando conflitos ou cálculos deficientes e/ou imprecisos.

 

Em suma, as rotas oferecidas são diferentes porque a natureza/proposta dos navegadores são distintas, de modo que não é possível comparar coisas desiguais.

 

É por aí... ;)

 

 

Abraços,

.XA.

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Lorenci,

 

você está correto, as rotas oferecidas pelos navegadores distintos, mesmo que do mesmo tipo (fácil, curta, etc.), são diferentes. Por outro lado, não é motivo para surpresa. Explico: o arquivo responsável pelo roteamento das rotas, ou seja, os tipos de rotas que serão consideradas durante o cálculo, é nomeado "default.vis", que fica no data.zip, na subpasta \ui_igo9\common.

 

Em linhas gerais a coisa funciona assim: o tipo de rota (por exemplo, fácil) é, na verdade, um algoritmo que considera os vários tipos de vias que serão usadas no cálculo pelo navegador. Feito tal seleção, então o navegador "olha" como as vias são tratadas, ou seja, como são consideradas pelo navegador. É neste momento que o navegador "consulta" o arquivo default.vis para "ver" como as vias são consideradas. Feito isso, o cálculo é feito e uma proposta é apresentada ao usuário.

 

Em virtude da natureza do executável do navegador, isto é, a maneira em que ele foi pensado e programado, o arquivo defautl.vis assume configurações distintas. Isto é natural, pois novos recursos vão surgindo e os navegadores vão evoluindo. Uma simples observação reside no fato de que os navegadores iGO8 e Amigo não reconhecem as imagens de junções, mas o Primo e o NextGen sim. Assim, as informações sobre junções são completamente ignoradas durante o cálculo de uma rota com os dois primeiros navegadores, porém são consideradas os outros dois. Mas veja bem, não estou falando sobre a exibição das junções na tela de navegação, mas sim o fato de ter ou não junções em determinada via. Isto vale para postos de pedágio, para aquilo que é uma via simples ou de várias faixas, etc. Se o default.vis não prevê certas coisas, então tais coisas não fazem parte do cálculo e, consequentemente, as rotas serão diferentes.

 

Outra coisa que é importante considerar são os módulos ux e certas skins. Por exemplo, se o usuário tiver o módulo ux "área de rodízio" (ou o recurso estiver presente diretamente em uma skin) e se o mesmo estiver habilitado, então o navegador terá mais uma opção para usar durante o cálculo de uma rota. Além deste exemplo, cito o recurso das diMka "dar preferência por rodovia". É claro que será um novo tipo de rota e que poderá ter traçado diferente.

 

Fora isso, ignorando o caso do TMC (que influencia muito uma rota), há os arquivos HSP e FSP. Estes arquivos são responsáveis por informações nas várias vias disponíveis no arquivo de mapa, assemelhando-se a uma espécie de "TMC offline", ou seja, contendo informação a cada hora do dia e a cada dia da semana sobre velocidade média da via ou fluxo (circulação de veículos). Tem navegadores que não reconhecem tais arquivos, logo não influenciará o cálculo de uma rota; já outros os reconhecem e os leva em consideração, onde ao final poder-se-á ter uma rota diferente. E para piorar o cenário, ainda temos usuários que usam o FSP (com data recente) misturado com os velhos HSP (2011-12), gerando conflitos ou cálculos deficientes e/ou imprecisos.

 

Em suma, as rotas oferecidas são diferentes porque a natureza/proposta dos navegadores são distintas, de modo que não é possível comparar coisas desiguais.

 

É por aí... ;)

 

 

Abraços,

.XA.

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