Ir para conteúdo
GPS Clube
  • 0

Voz TTS Loquendo 7.7 Primo 2.4


mauricioea

Pergunta

Pessoal,

Fazia muito tempo que eu não utiliza a Voz TTS Loquendo 7 no Primo 2.4 e fui tentar hoje e não funcionou.

Alguém poderia, por favor, me ajudar e informar como fazer funcionar a voz TTS Loquendo no Primo 2.4?

Tentei nestas versões de executável 9.6.13.405512, 9.6.13.263722, 9.6.13.267029 e 9.6.13.351648 e em nenhuma delas funciona.

Agradeço a ajuda,

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Maurício,

 

o executável do Primo 2.4 que conheço apresentar problemas com a Loquendo 7 é a 9.6.13.267029, qualquer outra que testei (obviamente, nem todas existentes) não gerou problema.

 

Se a voz da Nuance funciona corretamente, então não é problema de configuração (sys.txt e/ou igo9.ini). Logo, restam como possibilidades a falta das bibliotecas necessárias (arquivos de extensão .dll) ou algum arquivo corrompido. Se tudo isso ok, então será necessário ter os arquivos de vozes configurados corretamente (aqueles que ficam na pasta \content\voice). Diferentemente do Primo para Android, no caso do WinCE (sim, sei que você sabe, deixo detalhado caso seja útil para outras pessoas) é preciso ter um arquivo de voz para cada tipo de voz (Gabriela, Fernanda e Felipe).

 

Veja se tudo isto está ok. ;)

 

 

Abração!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian,

Tá tudo OK, as vozes até aparecem na lista de vozes disponíveis (Voice_TTS Pro-Loquendo7_MF-PTBR - Gabriela) mas quando se clica nela não aparece nenhum som e mesmo deixando ela selecionada, quando se clica em voltar retorna na voz antiga.

Esta outra voz, Voice_TTS-loq-v7-por-bra-f2-lua, sai a voz quando se seleciona ela, mas também quando se clica em voltar ela não fica selecionada e volta na voz antiga.

A Nuance funciona perfeitamente.

Também não sei o que é??

Abs

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Alipark,

Quais códigos? Sabe informar? Tem alguma voz aí que funciona pra me enviar e eu testar?

Abs,

Mauricioea

Os códigos que devem ser alterados para loquendo estão em info.ini

Se você não tem muita experiência, é muito trabalho ;)

Eu tenho tudo em espanhol em .lang e .voice

Eu precisaria traduzir muitas linhas e palavras

Prepare um pacote com nuance que le funcionem

deve incluir .lang e .voice ...... para ver seu conteúdo e possíveis soluções B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

jorgeultra,

Peguei o pacote da maneira que me enviou, só adicionei mapas, etc e instalei no meu GPS e as vozes Loquendo também não funcionaram, aparecem lá mas quando seleciona as mesmas não sai nenhum som e quando se clicar para voltar retorna na voz anteriormente ajustada.

Valeu pela tentativa.

A luta continua para descobrir o mistério.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Maurício,

 

tente mais alguns testes aí:

 

1. Faça um backup da pasta Save; talvez tenha que apagá-la em algum momento.

 

2. Entre na pasta \save\profiles\01 e abra o arquivo system.ini. Localize o seguinte parágrafo e linhas (que provavelmente serão diferentes da exibidas aqui):

 

[regional]
lang_path_hint="lang\Lang_Portuguese-bra.zip"
language_key="portuguese BRA"
language_lcid="1046"
units="1"
voice_key="TTS_nua_por_bra_f1_lua-dri40-vssq5f22"
voice_path_hint="voice\Voice_TTS Pro-Nuance_4.5_MF-PTBR - Raquel.zip"

As duas últimas linhas estão setadas para a voz da Nuance. Apague apenas estas duas, salve o arquivo, reinicie o Primo e teste as vozes para verificar se ficaram ok.

 

3. Observo que uma voz TTS não salvar significa falha no arquivo info.ini no arquivo de voz (\content\voice) ou má configuração do mesmo ou ainda incompatibilidade com o engine. Quando não é isso, é falha nos arquivos da pasta Save. A sugestão é fazer backup, apagar a Save atual e fazer testes.

 

4. Caso algumas skins tenham algum recurso alterado, mas a ponto de modificar alguma voz, então haverá erro e poderá implicar em falhas das vozes. Alguns campos poderão ficar em cinza/esmaecidos/desativados, ou até mesmo a voz não será carregada. O problema, neste caso, estará no arquivo de voz (\content\voice).

 

5. Se for necessário apagar a pasta Save, então sugiro tentar configurar a voz TTS usando a skin padrão antes de mudar para qualquer outra skin. Se não funcionar, problema no arquivo de voz.

 

6. Se nada der certo, avise, pois tentarei upar as vozes que uso aqui para seus testes aí (ou seja, apenas os arquivos da pasta \content\voice, que me parece a fonte dos problemas).

 

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo Xamanian,

Fiz tudo o que pediu acima e nada, nem com a Skin padrão a voz selecionada fica, volta para a voz natural ou para a voz Nuance da Raquel.

Eu coloquei o navegador inteiro que o Jorgeultra enviou e também não funcionou a voz Loquendo, no passado eu lembro de ter rodado o Primo 2.4 com a Voz Loquendo mas agora não consigo mais. Tá funcionando com a Raquel TTS, acho que vou jogar a toalha.

Obrigado a ajuda.

Abs,

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

mauricioea

 

Fiquei esperando pra ver... sempre usei Loquendo TTS e ainda uso, mas na época que usava o WinCE nunca consegui rodar ela no primo2.4, tive que engolir a Raquel bastante tempo.

Faz tempo uso somente android e no android vai de boa. PTBR, Italiano, Inglês... estou tentando encontra-las em Alemão, pois estou estudando alemão agora. Tenho PTPT também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Maurício,

 

o Primo 2.4 sempre foi "temperamental" em relação as vozes da Loquendo, não é qualquer versão que as aceita. Como observei que você não citou uma versão testada que coincida com uma que funciona (muito) bem, então tento lhe auxiliar novamente. Acho que não terá problemas com o data.zip, exceto se for algo muito específico.

 

Tente:

 

GPS Clube.txt

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal,

Fazia muito tempo que eu não utiliza a Voz TTS Loquendo 7 no Primo 2.4 e fui tentar hoje e não funcionou.

 

 

mauricioea,

 

Seria problema relacionado com as licenças? Você promoveu alguma mudança na respectiva pasta?

 

abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian, bom dia,

Coloquei este executável e infelizmente também não funcionou.

 

Turnon, bom dia,

Coloquei todos os arquivos que enviou e quando se seleciona a voz o som funciona perfeitamente mas quando se clica em voltar retorna na voz antiga selecionada.

 

Catonne, bom dia,

Já troquei a pasta license por diversas que tenho e nenhuma habilitou o funcionamento da voz TTS Loquendo.

 

Obrigado a ajuda de todos mas não consegui que funcionasse.

 

Se tiverem algum Primo 2.4 funcionando com as vozes Loquendo me enviem e eu texto aqui. Eu peguei nos meus arquivos alguns pacotes que funcionavam as vozes Loquendo e agora não funcionam mais, sinceramente não entendi o motivo. Pode ser algo a ver com os mapas novos? Muito louco isso!

 

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia, Mauricio

 

Estou acompanhando seu calvário, vendo os colegas darem sugestões, e intrigado com essas vozes TTS Loquendo que se recusam a funcionar no seu navegador.

Até agora os colegas estão enviando pacotes para você testar no seu aparelho, sem sucesso.

Eu tenho uma sugestão diferente:

Você me enviaria seu navegador, para que eu, com tempo, possa fazer alguns testes aqui em casa?

 

Caso resolva, retire do seu navegador as informações que não queira que eu veja, hospede o resto num site e me passe em privado o link.

Sei que não é da filosofia de nenhum fórum essas soluções em privado, mas se eu descobrir a causa posto aqui a solução, em público, para informação aos colegas.

 

Abs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu prefiro as vozes Loquendo.

Para mim, não há comparação entre a entonação da Fernanda TTS Loquendo 7 e a da Raquel Nuance 5.

A Raquel perde de goleada.

Pena que a Loquendo não soltou uma Gabriela em sua versão 7

A que temos é um enxerto feito pelo mestre grego das vozes, Zervdim, com a voz da Fernanda, que eu, (permitam-me a falta de modéstia), aperfeiçoei. Foi a primeira voz Loquendo 7 da Gabriela a aparecer nos fóruns da vida (GPSForum).

Pena que a entonação não ficou perfeita. :(

 

Abs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Maurício,

 

este que foi enviado para seus testes funciona em qualquer aparelho que tenho (e são vários), sem restrição de tipo algum. Não faz sentido não funcionar em seus aparelhos, mas pode dar algum problema caso esteja usando um WinCE não padrão. Neste caso não seria problema no Primo, mas sim no WinCE. Outra coisa que é bom dar uma olhada é sobre os canais de áudio: em alguns aparelhos é necessário configurar o Primo para apenas um canal de áudio (mono), pois não aceitam o estéreo. Isto é feito através do sys.txt:

 

[sound]

dev_channels=2

 

Tente mudar o valor de 2 para 1 e faça testes.

 

Outra coisa que merece atenção: não me lembro de você ter dito que está fazendo testes em cartão de memória externo ou diretamente na memória interna. Caso o cartão esteja com algum problema, mesmo não acusado pelo sistema operacional, é claro que problemas podem surgir e não haver salvamento das configurações. Testar na memória interna e no cartão também pode ser uma boa.

 

Não faz sentido não rodar o Primo por ser da versão 2.4, exceto nas condições que falei. Se for uma CM, então é bom verificar o nível de intensidade sonora para cada fonte de áudio. Falo isso porque a fonte de áudio para bipes é diferente para voz TTS em várias CMs, mas desconheço tal recurso em PNA (dispositivos GPS portáteis). Além disso, em CM é comum o uso de WinCE muito fora do padrão, o que pode gerar problemas.

 

Em suma: não desconfie do Primo, mas sim do WinCE usado ou até mesmo do dispositivo, mas não custa dar uma olhada no cartão de memória, caso esteja este sendo usado nos testes.

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian,

To usando num cartão SD, já troquei o cartão por outros 2 e mesmo resultado.

Os meus GPSs são Discovery Channel 800x480 e um Apontador T430.

É estranho pois eu me lembro de funcionar estas vozes no passado nestes GPSs, mas agora não funcionam mais.

Nunca mexi no Windows CE e os 02 GPSs são Wince 6.

Será que alguma Skin pode causar isso? Nos dois eu estava usando a nova Skin do Zico e ela tem um recurso de deixar a voz muda e só anunciar os alertas.

Mas já testei com outras skins e agora com os seu pacote sem Skin e nada.

Mudei pra um canal só e também não funcionou.

Concordo que é muito louco este problema

Segue o meu pacote se quiser testar aí, tá sem mapa e poi.

https://dbr.ee/scx0

Mauricioea

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

 

É estranho pois eu me lembro de funcionar estas vozes no passado nestes GPSs, mas agora não funcionam mais.

 

 

Por um acaso não era no Primo 2.0 que VC usava, no 2.4 nunca consegui também, até fiquei animado esperando que o problema fosse resolvido, não tenho nenhum equipamento com WinCE para testes, caso contrário perderia mais algum tempo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Mauricio e demais colegas

 

Baixei o pacote que você disponibilizou e instalei num cartão SD Sandisk de 16 Gb virgem. acrescentei somente o mapa HERE 2018.Q1 na devida pasta.

As 3 vozes Loquendo TTS funcionaram perfeitamente, com um volume muito bom, superior ao do pacote que uso no T500, aparelho que usei para testar seu pacote.

 

A única coisa que não funcionou foi a Fernanda falar o resumo da rota. A opção ficou apagada.

Então, o problema não é no navegador ou no mapa.

Se o seu aparelho tem o WinCe 6, não sei o que pode estar causando a mudez das vozes. Se for o WinCE 5, aí pode estar a explicação.

Então, não perca tempo mexendo nas vozes, na configuração, etc.

Depois de jantar vou repetir o teste num gps Magellan. Não faço agora porque tenho de editar o menu do mesmo antes.

 

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...