Ir para conteúdo
GPS Clube

Código de Radar (TYPE) - Dúvida e estranhamento


Posts Recomendados

Bom dia, Pessoal !

Estava agora analisando os arquivos .txt de radares e alertas, e me veio um estranhamento.

 

No maparadar, temos os códigos: (type)

01 -> Radar Fixo

03 -> Radar de Avanço (Câmera no Semáforo)

05 -> Radar Móvel

11 -> Radar do Semáforo (Avanço + Velocidade)

 

Já nos alertas do Fidélis, temos os códigos/type

01 -> Controlador de Velocidade

02 -> Semáforo câmera-Radar

03 -> Semáforo com Câmera

 

Porém, no arquivo speedcam.zip e na tabela do Xamanian, temos os códigos (Type)

00 -> Radar Fixo (Speed camera)

01 -> Radar Móvel (Mobile Speed Camera)

02 -> Radar no Semáforo (Built-In Speed camera)

03 -> Radar de Velocidade média (Average Speed Camera)

04 -> Câmera no semáforo / Radar de avanço de sinal fechado ( Red Light Camera)

05 -> Câmera Por direção (Strelka Camera)

11 -> Semáforo com radar (Red Light and Speed Câmera)

 

Ou seja, as coisas não batem !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,

 

faz um bom tempo que escrevi sobre este assunto, mas vira e mexe ele aparece novamente.

 

A questão é a seguinte: o Primo "faz confusão" com a numeração dos cinco primeiros types, ou seja, há uma troca na numeração adotada e a numeração reconhecida. Em linhas gerais é assim:

 

- Type 0 é reconhecido como categoria 1 (radar fixo);

- Type 1 é reconhecido como categoria 5 (radar móvel);

- Type 2 ok (radar no semáforo -- não confundir com Red Light and Speed Camera/Semáforo com radar, que é o type 11);

- Type 3 é reconhecido como categoria 3 (Câmera de velocidade média);

- Type 4 é reconhecido como categoria 3 (Câmera no semáforo).

 

Do type 6 por diante, sem surpresas.

 

Cabe alguns comentários, mas falarei de memória (ou seja, pode haver imprecisão). No Primo, internamente, os types totalizam 32, mas começando pelo type 0 e chegando ao type 31. Mas pelo que entendi e me lembro, havia um interesse em manter as categorias já existentes no iGO8/Amigo, onde a ideia era manter a compatibilidade. Isto funcionou na Europa, por exemplo, mas aqui em nosso país houve uma lambança, um mal entendimento, que culminou na ideia de que as categorias já existentes no iGO8 seriam as mesmas do Primo, depois conclui-se que não, logo uma bagunça surgiu, mas a coisa ficou.

 

Por exemplo, o type 2 semáforo com radar, o mesmo do type 11. Só que o type 2, aqui em nosso país, ficou para o iGO8/Amigo, enquanto o type 11 ficou para o Primo. Não havia motivos para isso. As diferenças ocorrem de fato nos type 1 que é reconhecido internamente como type 5 ou 37; type este (o 5) não reconhecido na tabela. Idem para os types 3 e 4, que são invertidos.

 

Independentemente da confusão, o certo é que a classificação do MapaRadar, bem como aquelas originais do Hélio (Point), estão completamente de acordo com as skins que normalmente usamos por aqui, a padrão e a diMka. Durante um bom tempo o Fidelis tocou o projeto do Hélio e tudo funcionava bem. Quando houve esta mudança recente, uma independência, digamos, muitos problemas surgiram e continuam surgindo. A ideia de sugerir que os próprios usuários entre em uma plataforma e cadastrem os pontos de alerta está gerando um problemão e que poucos parecem ter dado conta. Tem gente cadastrando passagem de pedestre em plena rodovia, em lugar que não existe tal faixa, mas próximo de um radar fixo. O que acontece? O navegador dá um falso aviso de faixa de pedestre e ignora o aviso real de um radar, dada a proximidade entre ambos. Isto está acontecendo muito.

 

Tem vários casos do tipo, só citei um exemplo. Mas tem radares conflitantes com o do mapa radar, tem posto policial cadastrado, mas que é inexistente, tem de tudo. Sobre lombadas, nem comento. Ou seja, de tempos para cá o banco de pontos de alerta deixou de ser confiável. O banco de dados do MapaRadar continua funcionando muito bem e é muito confiável, pois lá há filtro e controle.

 

A regrinha que tenho usado e com algum resultado positivo/satisfatório: usar o banco de dados do MapaRadar (menos pedágios), o banco de dados novo do Fidelis, mas apenas com os arquivos conhecidos da época do Hélio, isto é, nada de radar, semáforo isso ou aquilo, pois não são confiáveis, são péssimos e cheio de erros. Estou falando sobre túneis, área escolar, área hospitalar, etc.; estes ainda funcionam razoavelmente bem, mas já se tem uma enormidade de dados falsos nestes dados também. Se continuar assim, muito em breve não será mais possível usar, pois realmente virou uma bagunça.

 

Motivo da bagunça: as pessoas cadastram os pontos corretamente, mas clicam em types errados. Tipo, o que era para ser radar fixo pode aparecer como faixa de pedestre; o que poderia ser câmera no semáforo é cadastrado como lombada; e assim por diante. Quando não há filtro e controle, erros e mais erros surgem. E para piorar, será muito difícil corrigir o tamanho da lambança feita. :wacko: :wacko:

 

Insisto, nada de errado com as skins e nem com os dados do MapaRadar, sem erros e sem conflitos.

 

 

Abraços!

Boa noite amigo Xamanian

Ficou a dúvida quantos aos códigos, 18 - Lombada, 17-Polícia Rodoviária. Ficaríamos com o do Fidelis ou do Mapa Radar? A dúvida pois você comentou sobre retirada de radares não confiáveis e não fez menção sobre 18 e 17.

Vamos ver se entendi seu critério de relativa confiabilidade. Fidelis ficaríamos com (06, 07, 08, 09, 10, 12, 13, 14, 16, (17?), (18?), 19, 20, 21, 23, 29, 30, 31 e 37.

Do Mapa Radar ficaríamos somente com (01, 03, 05, 11, (17?) e (18?)).

Abraços amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Cerberus,

 

Vamos por partes... As terminologias usadas pelo MapaRadar, bem como as originais do Hélio e depois do Fidelis, são:

 

MapaRadar:

 

- Radar fixo (1);

- Radar móvel (5);

- Semáforo com câmera (3);

- Semáforo com radar (11);

- Polícia rodoviária (17);

- Pedágio (12); => Não usar caso seja utilizada a ux de postos de pedágios (Rafael)

- Lombada (18);

 

 

Fidelis:

 

- Altura limitada (5/37);

- área escolar (9);

- Bombeiros (14);

- Câmera de faixa exclusiva (7);

- Crianças (19);

- Curva perigosa (20);

- Distrito policial (23);

- Hospital (13);

- Lombada (18);

- Passagem de nível (6);

- Pedágio (12); => Não usar caso seja utilizada a ux de postos de pedágios (Rafael)

- Perímetro urbano (10);

- Polícia rodoviária (17);

- Trecho perigoso (31);

- Túnel (21);

- Via preferencial (16);

- Zona de acidentes (8);

- Zona violenta (30).

 

 

Para aquelas pessoas que usam o módulo ux de postos de pedágio (do Rafael), é importante não selecionar/usar os arquivos txt do MapaRadar e do bloco do Fidelis que apontam para o ponto de alerta "pedágios". Sei que o Fidelis está migrando os dados corretos para o txt, mas já li aqui neste fórum o relato de vários usuários que estão tendo problemas. Enquanto isso, o melhor é não usar tais txt, apenas o arquivo TollRates.lua (e que deve ficar na pasta \content\speedcam também).

 

Sobre as lombadas: o banco de dados do MapaRadar só aceita cadastro de lombadas em rodovias, isto é, fora de área urbana. Logo seu uso não tem problema algum. Na época do Point, houve um entendimento entre os usuários que se usasse também as lombadas em circuito urbano e por isso tal bloco foi criado pelo Hélio. Com o tempo algumas pessoas passaram a cadastrar, ou indicar cadastramento, de lombadas em circuito rural (tipicamente em rodovias) e isto passou a gerar conflitos com as lombadas do MapaRadar. Atualmente o bloco do Fidelis aceita qualquer tipo de lombada, de modo que certamente haverá conflito ou redundância com o bloco do MapaRadar. Cabe a cada um(a) decidir como proceder: aceitar a redundância com ou sem possibilidade de conflitos ou fazer uma escolha entre um dos dois blocos de dados de lombadas.

 

Polícia rodoviária: o código do MapaRadar é 17 (Mobile Speed Camera(fixed)), o mesmo usado pelo Fidelis recentemente. Porém, na época do Hélio, esta categoria (17) não era usada, mas tentou-se o type 23, que é reconhecido em nosso país por "Posto policial" (RPS Post). Este tal "posto policial" seria indicação (como ponto de alerta) de delegacias de polícia (civil e/ou militar), cabines policiais militares, bases móveis da polícia, etc. Em sua, o type 23 era (ou é) reservado para posto policial em geral. Já aquilo que nomeamos "polícia rodoviária" (o type 17) é polícia rodoviária federal; na verdade, posto de polícia rodoviária federal ao longo das rodovias. Pois bem, com o tempo sugeriu-se (Point, bloco do Hélio) que postos de polícia rodoviária estadual (ao longo de rodovias estaduais) pudessem estar contemplados na categoria 23, diferenciando daquela (type 17) do MapaRadar. Aí virou uma confusão só... Hoje tem postos de polícia rodoviária nos dois blocos. Para piorar, o bloco (o recente, não aquele da época do Hélio) foi reclassificado para type 17, mas tem de tudo, desde posto de polícia rodoviária (federal e estadual) até delegacias de polícia e coisas do tipo. Não tenho uma opinião sobre este type, acho que virou uma bagunça só.

 

Altura limitada e zona de violência: estes dois types são modificações significativas e que foram introduzidas pelo Fidelis (créditos a ele e somente ele). Só funcionam em skins diMka modificadas para estas categorias (as do Rafael, Xamanian, Ziko e poucas mais). Em skin padrão é possível funcionar também, mas apenas em alguns pacotes já ajustados, mas apenas com indicação visual limitada (mas com possibilidade de voz e/ou bipes). Em outras skins, nada feito. Apenas uma observação. ;)

 

Quantos aos erros que comentei em post anterior, insisto: falha por cadastramento de pontos de alerta de certa categoria, mas classificados como type com numeração trocada. Foi a isso que chamei de "bagunça", ou seja, algo que fica fora do controle do Fidelis, pois não dá para saber se uma pessoa digitou algo com desatenção, com falta de habilidade mesmo, ou até mesmo para "criar confusão" (e como tem gente neste meio fazendo isso...). Não é culpa do Fidelis e seus amigos que labutam e lutam para oferecer um banco de dados de pontos de alerta de elevado nível; registre-se!

 

 

Abraços!

 

PS: escrevi os types de memória (pode haver erros, espero que não). Os nomes que usei são aqueles adotados pelo MapaRadar e Fidelis; uso nomes diferentes em meu lang, mas a essência é a mesma. Só falo isso para não gerar dúvidas e/ou mal-entendidos. ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas amigo Xamanian.

O que você acha de usar todos do maparadar (exceção pedágio). Utilizar na íntegra do Fidelis apenas: pedágio, Altura limitada e zona de violência. E fazer um mixer de lombadas Fidelis/MapaRadar (rodovia+urbana)por meio do otimizador Lua valida.cmd e otimiza.cmd do Fidelis? Diga-se de passagem que já tenho como hábito utilizar este otimizador nos arquivos do MapaRadar gerando um arquivo "Padrão" (evito gerar opção agressiva) até porque não tenho certeza que o MapaRadar faz triagem de duplicidades.

Abraços amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Cerberus,

 

do banco de pontos de alerta do MapaRadar só não uso o de pedágios (desmarco este e deixo todos os demais); uso todos os outros. Já o banco de pontos de alerta do Fidelis é maior do que a listagem que coloquei no post anterior. Nesta listagem (a do post anterior), só não uso "hospital" (é um incômodo sem igual, principalmente nas grandes cidades, pois há cadastros de clínicas médicas, gabinetes médicos, etc.), todas as demais eu uso (insisto, na listagem de ontem). Por outro lado, como já comentei, tenho passado por problemas com este último bloco de pontos de alerta; na boa, tem me irritado o elevado número de ponto de alerta mal cadastrado e cheio de erro crasso.

 

Eu sabia que tal problema ocorreria, pois água que muitos botam a mão rapidamente se torna suja. ;) ;)

 

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xamanian agora vc me deu um nó na cabeça. kkkkkkkkkk. Vc usa todos do Maparadar(exceção pedágio) E usa todos do Fidelis (exceção hospitais)? E como fica lombada MapaRadar & Fidelis? E altura limitada que é 5/37? MapaRadar tem Código 5 (como radar movel) pelo menos é o que identifica o otimizador do Fidelis e no dele tem 37 altura limitada (sendo que últimos dígitos cartesianos traduzem altura em metros). Como misturar maparadar+Fidelis com tratamentos diferentes ? Preferiria que me indique quais códigos fico do Fidelis e com quais fico do MapaRadar. E se vale a pena otimizar lombadas de Fidelis + lombadas do Maparadar. (urbano+rodovia) Teria como me listar quais códigos (ínternos de 1 a 37) de um e de outro são possíveis de serem juntados e quais eliminados sem informação conflitante?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pequena consideração .....

Sin ánimo de ofender a ningun usuario.....

Quem foi o criador de colocar os tipos de radares nessa ordem? Sobre o que foi baseado

Não seria mais fácil criar uma base de tipos iguais para todos

Sinais de trânsito e radares são os mesmos em todos os países..... eles mudam as cores em alguns ....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xamanian agora vc me deu um nó na cabeça. kkkkkkkkkk. Vc usa todos do Maparadar(exceção pedágio) E usa todos do Fidelis (exceção hospitais)? E como fica lombada MapaRadar & Fidelis? E altura limitada que é 5/37? MapaRadar tem Código 5 (como radar movel) pelo menos é o que identifica o otimizador do Fidelis e no dele tem 37 altura limitada (sendo que últimos dígitos cartesianos traduzem altura em metros). Como misturar maparadar+Fidelis com tratamentos diferentes ? Preferiria que me indique quais códigos fico do Fidelis e com quais fico do MapaRadar. E se vale a pena otimizar lombadas de Fidelis + lombadas do Maparadar. (urbano+rodovia) Teria como me listar quais códigos (ínternos de 1 a 37) de um e de outro são possíveis de serem juntados e quais eliminados sem informação conflitante?

 

 

Cerberus,

 

a coisa é mais simples do que você imagina. A categoria 5 nunca existiu no Primo, isto é, é uma categoria considerada livre. Assim, o Fidelis entendeu que a categoria 5 poderia ser ocupada normalmente, só que ele seguiu uma lógica parecida com as categorias 3 e 4, que são invertidas. A lógica é a seguinte:

 

Cat. Real | Cat. na prática

 

type 3 => type 4

type 4 => type 3

type 5 => type 37

 

Ou seja, internamente o Primo reconhece como a categoria 4, numerada nos txt de pontos de alerta, como o type 3; já a numeração marcada como 3 é reconhecida como 4 e a numeração 37 é traduzida como 5. Assim nenhum problema ocorre neste tipo de classificação.Grosso modo, há um conversor para estes primeiros type que faz com que o Primo funcione corretamente.

 

Em relação à categoria "altura limitada", não há problema algum com o txt usar um padrão diferente dos demais, pois o type 5 é uma reprogramação feita do zero pelo Fidelis para que tudo isso seja reconhecido corretamente, isto é, ao localizar a categoria 37 no arquivo speedcam, o algoritmo já busca e utiliza as informações sobre a altura de cada ponto, mas nos demais casos este procedimento é ignorado. Cabe observar que o recurso "altura limitada" foi adaptado apenas para skins diMka e só funciona plenamente com o uso destas skins já preparadas (não são todas as diMka, apenas as "Cone" do Fidelis, as do Rafael, as modificadas pelo Xamanian a partir daquelas do Rafael, as skins do Ziko e -- acho -- que as skins do Estreante). Também é possível usar o "altura limitada" na skin padrão, fazendo ajustes no sys.txt (inserir a categoria 5) e usar ícones adaptados, mas isso não implicará na exibição da altura do ponto na tela e nem tal altura será informada por voz.

 

Códigos: no post #4 que escrevi mais acima tem a listagem dos códigos usados pelo MapaRadar e pelo Fidelis. A única atenção que se deve ter é justamente sobre o altura limitada, que aparece como 5/37. Explico: o código 5 está inserido internamente nas diMka modificadas, já o número 37 é aquele marcado no txt de pontos de alerta específico para altura limitada. Assim sendo, tome como categoria o 37 (isto é, estou falando sobre códigos externos, aqueles que aparecem nos txt do MapaRadar e Fidelis).

 

Lombadas: nunca otimizei e não sei se melhorará ou não. A única coisa que posso dizer é que o MapaRadar só aceita cadastramento de lombadas em rodovias, nada de cidades. Já o banco de pontos de alerta do Hélio/Fidelis aceita cadastramento de lombadas em cidades e rodovias.

 

Não vejo problema na redundância de pontos de alerta, como lombadas, por exemplo. O grande problema é quando um usuário cadastrada uma lombada (ou outro tipo de ponto de alerta) muito próximo a um radar, digamos, fixo. Neste caso, o algoritmo interno do Primo prioriza o aviso daquele ponto de alerta que estiver mais próximo. Por exemplo, se há uma lombada a poucos metros de um radar, mas aparecendo antes, então o aviso priorizará a lombada e não haverá tempo para que o radar seja avisado. Rodando de carro por aí, pude localizar cerca de dez lugares que têm uma lombada antes de um radar; imagine isso acontecendo em todo o país!

 

Recentemente passei por uma rodovia de pouca circulação, muito sinuosa, com três radares fixo em cerca de 15-20 km de trecho da rodovia. Pois bem, um radar não estava cadastrado, o que me levou ao MapaRadar para cadastrar (já havia um pedido, então desisti). Em um outro havia o aviso de faixa de pedestre justamente no lugar do radar; ou seja, alguém cadastrou um radar (no banco de pontos de alerta do Fidelis, pude confirmar) com o código de faixa de pedestres. No caso do MapaRadar, o usuário pede o cadastramento e a equipe verifica se aceita o pedido após verificar a existência real de um radar naquele ponto (sim, os radares são cadastrados em um banco de dados e que é público, não se permite "radar fixo escondido"). Já no método de cadastramento usado pelo Fidelis, o usuário vai em um site, lança as coordenadas, acerta a direção do ponto e seleciona a categoria do mesmo. Se algo der errado, errado ficará.

 

O que tenho feito: usado os pontos de alerta do MapaRadar e do Fidelis (aquelas categorias ainda da época do Hélio, somente), mas retirando o txt de pedágios de ambos os bancos de pontos de alerta. Aí aparecem conflitos, como já relatei várias vezes. Então tento selecionar o ponto de alerta problemático e peço ao Primo/diMka para removê-lo. Esta informação fica guardada no arquivo de extensão .spud (que fica na pasta \content\speedcam). Depois converto este spud com a ferramenta igodb_gui desenvolvida pelo Fidelis e seleciono as informações, que passo para novo txt para que os pontos de alerta não sejam mais usados. Remover tais pontos dos txt antes de usar dá muito trabalho e entrar no site para editá-lo, pior ainda, pois já fiz isso e alguém foi lá e voltou com o erro. Desisti de colaborar.

 

Esta é a minha crítica, muita gente mexendo e sem ter conhecimento, mas louvo a iniciativa. ;)

 

 

Abraços!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pequena consideração .....

Sin ánimo de ofender a ningun usuario.....

Quem foi o criador de colocar os tipos de radares nessa ordem? Sobre o que foi baseado

Não seria mais fácil criar uma base de tipos iguais para todos

Sinais de trânsito e radares são os mesmos em todos os países..... eles mudam as cores em alguns ....

 

 

Alipark,

 

até onde eu sei, ninguém mudou os tipos de radares na skin padrão e nas diMka, estes tipos são originais. O que houve anos atrás foi um equívoco no entendimento sobre a classificação dos tipos, onde pensava-se que os códigos eram os mesmos do iGO8 e Amigo, o que é falso.

 

Em relação aos pontos de alertas, os primeiros tipos, que são destinados à classe "radares" (radar fixo, radar móvel, câmera no semáforo, radar no semáforo e radar de velocidade média), tudo está ok e segue a lógica original do Primo. Aliás, a NNG, que é a desenvolvedora do iGO8/Amigo/Primo/Nextgen, só dá suporte a estes tipos de pontos de alerta (radares). Alguns outros tipos, como lombadas, túneis, passagem de nível (cruzamento com via férrea), etc., também foram mantidos nas diMka e demais skins com o mesmo padrão usado na skin padrão, para não haver conflitos. Por outro lado, como o Primo (e Nextgen) tem 32 categorias de pontos de alerta, porém muitos não usados, então há liberdade para que estes "livres" sejam usados da forma que se quiser.

 

Aqui no Brasil adotou-se o completamento das categorias não cadastradas oficialmente (as "livres") de maneira idêntica aos modificadores/criadores de skins da Europa. Os principais modificadores de skins de tempos atrás estavam na Grécia e na Rússia e o que eles fizeram foi aqui adaptado, apenas fazendo-se traduções e no máximo modificação de ícones de pontos de alerta. Ou seja, o que aqui usamos é o mesmo que se usa na Europa, porém com ligeiras modificações, como a introdução de "altura limitada" e "área de violência" (Fidelis), S.A.U. (Serviço de Auxílio ao usuário; Sherlock, Xamanian e Akoszt), etc. Todo o resto foi mantido, mas observo que os códigos originais não foram alterados, foram mantidos.

 

Digamos que o "vacilo" ocorreu com o tipo "radar no semáforo", que poderia ser adotado como type 2 e optou-se pelo type 11. Também não era necessário inverter os types 3 e 4 para 4 e 3, respectivamente, pois não daria erro, o Primo "daria um jeito". Para nós, para efeitos práticos, bastaria trocar os ícones e nada mais. Mas usou-se ícones feito para a Europa e que gerou dúvidas e erros. Agora o melhor é não mexer em mais nada e assumir que o que temos é o padrão. Tem funcionado bem assim e ninguém nota estas coisas na prática. Está bom assim. ;)

 

 

Abraços!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi a explicação ....
Essas foram minhas dúvidas
Lembro-me de algumas das mudanças da modificadores/criadores en Grécia ......
Depois que as mudanças apareceram por parte da Rússia na versão NextGen ......
Com algumas alterações, faça os mesmos tipos no Primo e no NextGen ;)
Estas alterações para Primo e NextGen, há apenas uma pele, mas é válida para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opinião, cada um tem o direito de ter a sua e qto a isso, acredito que todos concordam.

 

Me permitam emitir um outro ponto de vista.

 

Os alertas do GpsPoint acabaram com o encerramento daquele fórum. Acabou, não existem mais.

 

Foi tentado reerguer o bloco de alertas no GpsMirror. Este fórum também acabou. Então foi o fim do bloco de alertas do GpsPoint.

 

Digo isso porque Ninguém teve interesse de manter ativo aquele projeto. Nem mesmo no Atualgps.

 

O GpsClube reabriu a todos os foreiros, um espaço para coletar alertas:

http://gpsclube.com/forum/index.php?/forum/119-colaboracoes-de-alertas/

 

Houveram várias contribuições. Mas temos 50mil foreiros. Poderíamos melhorar ainda mais os alertas se houvessem mais colaborações.

 

Apenas dessa forma, é possível construir uma base com informações atualizadas e eficientes.

 

Quanto ao Openstreetmap também acho que existe muita liberdade. Mas é a politica daquela base de dados. Acredito que futuramente poderá ser alterada essa política de contribuições, afim de garantir informações mais estáveis.

 

Mas são 5 milhões de colaboradores editando no OSM. A atual visão do OSM é que os dados vão sendo melhorados por cada colaborador que edita o mapa.

 

E podem existir sim, algumas informações que foram editadas incorretamente. Mas não tornam o OSM uma "bagunça".

 

Na minha região, eles estão corretos. O que falta ao OSM no Brasil, são mais mapeadores/colaboradores como aqui também faltam contribuições.

 

Quando o Helio iniciou os alertas no GpsPoint também houveram problemas. E foram resolvidos porque muitas pessoas se dedicaram a ajudar nesta tarefa.

 

Da mesma maneira está acontecendo com os alertas do Fidélis, gerados do OSM.

 

O problema das praças de pedágio foi esclarecido, usando os alertas do fidélis com a tollrates.lua dele, a ux funciona corretamente.

 

Os postos rodoviários policiais foram reeditados um a um no OSM pelo Fidélis, para alertar apenas para estes postos. Se ainda existem alertas errados, é importante relatar para averiguar o problema.

 

Foram inseridas 4600 lombadas no OSM nos últimos 03 meses. Alguém já viu algum fórum receber esse número de contribuições?

 

Radares realmente ainda estão "verdes" no OSM. No Maparadar existem mais pessoas trabalhando ativamente nisto. Por isso que a base deles de radares é mais confiável.

 

Então a formula para alertas atualizados e eficientes é sempre essa: colaboração!!!

 

Isso evita erros, como essas diversas lombadas (esses alertas não são da base OSM):

ZLeyYW8.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomio,

 

você erra em suas afirmações e tem inteligência o bastante para reconhecer, só não o faz porque sempre foi um puxa-saco do Fidelis. Respeito seu ponto de vista, respeito seu puxa-saquismo, mas gostaria que fosse mais autêntico e fosse você mesmo, em sua opinião honesta e pessoal, não como um porta-voz do Fidelis, que é o que você sempre foi. Não se apequene, seja grande como merece ser. O Fidelis é um cara que respeito e admiro, ele não precisa de porta-vozes, nem advogados de suas ideias, pois é culto o bastante para se defender, sábio para se explicar. Aliás, ele não precisa explicar nada, pois raramente merece crítica ou cobrança. E você, por que precisa ser assim? Seja você você!

 

Insisto e não é de hoje: comprei uma briga aberta com você lá no Point e foi a minha única vez, justamente por fazer defesa deste erro crasso sobre pontos de alerta. Na época cheguei a sugerir o que estava por trás deste jogo, mas um Gerente de lá me pediu para não ir além, pois queria entender o caso. Ele entendeu o caso e o fórum acabou; me deu razão. ;)

 

Mesmo que você seja sócio fundador do GPS Clube, não venha enganar o povo daqui, pois denunciarei e levarei tudo ao limite e até além. Seja aqui ou em instância adequadas. Estou cansado com suas hipocrisias sobre este assunto de pontos de alerta.

 

Passar bem!!!

 

Edit: Se apagar este post, farei o mesmo que fiz com o "dono" do GPSMirrow, insistirei em postar e respostar o mesmo texto até ser banido. Ou... Fazer com que um fórum fosse abandonado e extinto por falta de público. Esta é uma briga antiga minha e insistirei nela; saiba!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas amigo Xamanian

Ficou claro seu raciocínio. Minha dúvida permanece quanto ao cadastro das lombadas x radares no Maparadar. Embora como frisou eles não cadastrem lombadas urbanas.Existe preocupação em evitar o cadastro de lombadas próximas aos radares para não gerar o efeito que mencionou? Chegou a comprovar que o cadastro priorizado é por radar quando existe a ambiguidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomio,

 

você erra em suas afirmações e tem inteligência o bastante para reconhecer, só não o faz porque sempre foi um puxa-saco do Fidelis. Respeito seu ponto de vista, respeito seu puxa-saquismo, mas gostaria que fosse mais autêntico e fosse você mesmo, em sua opinião honesta e pessoal, não como um porta-voz do Fidelis, que é o que você sempre foi. Não se apequene, seja grande como merece ser. O Fidelis é um cara que respeito e admiro, ele não precisa de porta-vozes, nem advogados de suas ideias, pois é culto o bastante para se defender, sábio para se explicar. Aliás, ele não precisa explicar nada, pois raramente merece crítica ou cobrança. E você, por que precisa ser assim? Seja você você!

 

Insisto e não é de hoje: comprei uma briga aberta com você lá no Point e foi a minha única vez, justamente por fazer defesa deste erro crasso sobre pontos de alerta. Na época cheguei a sugerir o que estava por trás deste jogo, mas um Gerente de lá me pediu para não ir além, pois queria entender o caso. Ele entendeu o caso e o fórum acabou; me deu razão. ;)

 

Mesmo que você seja sócio fundador do GPS Clube, não venha enganar o povo daqui, pois denunciarei e levarei tudo ao limite e até além. Seja aqui ou em instância adequadas. Estou cansado com suas hipocrisias sobre este assunto de pontos de alerta.

 

Passar bem!!!

 

Edit: Se apagar este post, farei o mesmo que fiz com o "dono" do GPSMirrow, insistirei em postar e respostar o mesmo texto até ser banido. Ou... Fazer com que um fórum fosse abandonado e extinto por falta de público. Esta é uma briga antiga minha e insistirei nela; saiba!

Acho que tudo isso pode ser resolvido da melhor forma possível, ideias e divergências vão sempre acontecer mas aqui todos os dias aprendemos algo novo. Os novos membros que estão entrando agora no forum vão se surpreender pois dois gênios estão entrando em conflito.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto: tentei usar o mapeamento do osm, achei que fazer uma neurocirurgia, mesmo eu não sendo médico, é muito fácil que usar aquele site.

Neste ponto, admiro o www.gpsutil.com.

Clico no ponto do mapa, clico no ícone do alerta e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JoãoBC, vc tem razão, o sistema do gpsutil era muito mais simples que editar no OSM.

 

Porque o sistema desenvolvido pelo Fidélis no Gpsutil era apenas para cadastrar alertas, mais nada. Mas ele foi descontinuado.

 

Já o OSM pretende mapear qq objeto real no mundo inteiro, daí que possue muitos mais elementos.

 

Outros sites de mapeamentos como o da Here ou do Waze, são muitos semelhantes ao do OSM. Então aprendendo um deles, vc verá que todos seguem o mesmo padrão.

 

No OSM sugiro usar o editor iD, que abre direto no navegador de internet.

 

QQ dificuldade que vc estiver tendo me contate, posso ajudar. Ou mesmo ajudar inserindo ou corrigindo alertas que vc tenha coletado.

 

Helio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Hélio ! Obrigado por ajudar.

Sabe, minha primeira dificuldade foi justamente usar o editor id que não aparecia junto do quadro editar. Mudei de navegador, limpei cache, temporários, etc, até que na terceira tentaviva ele apareceu. A segunda dificuldade foi arrastar o mapa. Travava. A terceira foi identificar/achar o ponto para acrescentar radar. Seria aí mais interessante um mapa só de ruas, como o maparadar. Por fim, a quarta dificuldade foi arrumar um ponto para clicar entre trocentos pontos com ícones de árvores (Av Presidente Vargas, em frente à UniverCidade.

Se não der muito trabalho, acho mais prático fornecer as coordenadas dadas pelo aparelho ao invés de me orientar pela figura do site.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...