Ir para conteúdo
GPS Clube
  • 0

Navegar somente com os alertas de radar


fabianosn

Pergunta

Posts Recomendados

  • 0

Olá pessoal, é possível navegar com o IGO Primo sem o aviso de manobras por voz? Somente com os avisos de radar por voz? No Igo Amigo eu consegui, mas no Primo não.

 

É possivel?

 

Abraço.

Simples deixe o navegador ligado sem rota nenhuma que terá somente os avisos de radares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal,

 

Na Skin Ultimate do Zico tem uma opção de escolher voz muda, nesta opção não se fala as manobras mas anuncia os radares mesmo com rota traçada.

 

Mauricioea

 

Valeu pelo retorno pessoal, você tem o link? Não sei qual versão que é nos downloads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu testei a skin do Zico e ela é bem legal, mas ela deixa tudo mudo, inclusive os radares.

 

Tenho uma voz que uso no Igo Amigo que faz exatamente o que eu quero, fala somente os radares. Até coloquei no Igo Primo, mas ela não funciona, somente nos menus de teste.

 

Existe a possibilidade de usar esta voz do Igo Amigo, no Primo de maneira funcional?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fabianosn,

Negativo, uso esta Skin no meu navegador e quando se programa a voz muda, só fica mudo as orientações, quando se cgeha nos radares anuncia perfeitamente.

Deve haver algo errado na sua configuração.

Coloca esta sua dúvida lá no Forum no local da Skin do zico assim ele já te instrui.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fabianosn,

Negativo, uso esta Skin no meu navegador e quando se programa a voz muda, só fica mudo as orientações, quando se cgeha nos radares anuncia perfeitamente.

Deve haver algo errado na sua configuração.

Coloca esta sua dúvida lá no Forum no local da Skin do zico assim ele já te instrui.

Mauricioea

 

Qual versão do Igo Primo você usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Tenho acompanhado este tópico desde a sua abertura, porém não consigo sugerir nada, visto que não consegui entender exatamente o que Fabiano deseja.

 

Como já foi dito, basta usar o navegador GPS sem uma rota traçada, pois assim o usuário só receberá avisos por voz nos pontos de alerta (radares, lombadas, etc.). Claro, se tiver a ux Wiman, então é preciso configurá-la para não ficar falando nomes de ruas e bairros (só com TT selecionado) sem rota traçada. Mas se há necessidade de traçar uma rota, então o segredo de qualquer navegador GPS (e não apenas o Primo) é a navegação ponto a ponto, isto é, uma voz informando cada manobra, cada rua, etc. Não querer ouvir uma voz com rota traçada, então é melhor não usar GPS! Claro, a importância da voz alertando cada manobra se deve ao fato de que o motorista dirige olhando para a via (rua, estrada, etc.) e não para a tela do GPS!

 

Como está nítido que o Fabiano não é um estúpido, pelo contrário, só me resta dizer que acredito que ele deseja algo diferente e que não conseguiu ser claro o bastante para receber uma ajuda definitiva. Agora é com você, Fabiano, seja mais claro!

 

 

[]'s

.XA.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vamos lá pessoal, deixa ver se consigo me explcar. Uso para minha navegação o Waze em segundo plano, ele me fala toda a trajetória. No entanto, o Waze é falho para radares, por isso, uso em minha central multimídia um navegador de GPS.

 

Na maioria das vezes, não uso o GPS para traçar uma rota, mas as vezes eu uso, dependendo a localidade pra onde vou me deslocar, sendo assim, fica o Waze me guiando e as vezes eu olho para a rota traçada pelo GPS.

 

Se o GPS estiver narrando a rota também, gera um conflito e muita vezes não ouço nem um nem outro. Consegui usar os dois juntos (Waze e GPS) tranquilamente, usando o IGO Amigo na Skin Tunada do Claudio TRG (Me desculpe se escrevi errado, é que no momento não lembro), nesta versão do Cláudio, tem uma voz que só falam os radares, achei ótima.

 

Na meu desconhecimento, achei que este recurso de voz, era comum em todas as skins do Primo.

 

Por que optei pelo Primo? Pela quantidade de recursos que ele tem a mais em relação ao Amigo e por ter uma central multimídia de 512 de ram.

 

Só que para minha infelicidade, nao encontrei nenhuma versão do Igo Primo, com o mesmo recurso do Igo Amigo de se falar somente os radares.

 

Desta forma não consigo usar o GPS na mutimídia junto com o Waze com a tela desligada no celular, viajo muito, e usando o Igo Amigo junto com o Waze, fica perfeito por conta de um complementar o outro.

 

Gostaria de usar o Waze junto com o Primo.

 

Consegui me explicar?

 

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fabiano,

 

entendo que ficou muito claro o que você pretende. Agora consigo comentar um pouco mais.

 

O que você quer não é um recurso do Primo, nem do Amigo, nem mesmo do iGO8 ou do Nextgen. O resultado positivo que você obteve está relacionado com a voz, pois com TTS não é possível. Vejo algumas alternativas para você pensar e testar:

 

1. Se você prefere uma rota traçada no Waze, basta usar o Primo normalmente, mas sem carregar uma rota nele também. Assim ele continuará avisando os pontos de alerta (radares, lombadas, etc.), mas continuará ouvindo também as instruções de navegação através do Waze. Em suma, trace rota em um deles e navegue (também) com o outro, mas sem rota traçada. Entendo que a maneira mais simples de obter o que deseja.

 

2. No Primo, nas configurações de sons, avisos e alertas, você pode configurar a voz TTS para alerta apenas o que você quiser, de modo que poderá desabilitar muita coisa, mas que se mantenha os pontos de alerta habilitados, caso contrário não ouvirá os avisos. Neste mesmo lugar é possível fazer outros ajustes de voz TTS (Wiman): ou você desabilita tudo ou configura para a voz falar minimamente. Ainda nas configurações de som, na parte de configurações avançadas, você pode configurar a voz TTS para falar só o essencial (nomes de ruas completos, só nome, só números, etc.). Em verbosidade você pode selecionar o menor nível: são três níveis, o maior faz com que a TTS, em cada manobra, repita a informação 3 vezes; no nível médio 2 vezes e no mínimo, 1 vez. Note que com estas sugestões você ainda terá voz TTS falando em rota traçada, mas irá diminuir muito a falação. Esta sugestão deve ser tentada apenas se você ainda quiser traçar rotas no Primo e no Waze.

 

3. Esta sugestão eu nunca testei, pois gosto de ter a TTS com todos os recursos habilitados, pois só uso o Primo em minha CM e este me atende plenamente. Consiste em fazer uma alteração no sys.txt. Tente:

 

[tts]
always_say_road_names= 0 ; (valor padrão = 3)
announce_exit_directions=0 ; (valor padrão = 1)
announce_street_name=0 ; (valor padrão =1)

priority="LOW" ; (valor padrão = HIGH")
skip_exit_numbers=1 ; (valor padrão = 0)

 

Estes comandos setados com o valor 0 (os três primeiros) bloqueia o anúncio de nomes das vias (ruas, avenidas, etc.), manobras, etc. A prioridade é autoexplicativa. A última linha está relacionada com o número de saídas (de rotatórias, rodovias, etc.). O valor 1 diz para tal recurso ser ignorado.

 

Não sei dizer se desabilitar estes recursos poderá implicar em outros bloqueios da TTS como, por exemplo, os pontos de alerta. Como afirmei, nunca testei antes. Além disso, talvez seja necessário apagar a pasta Save (mas antes faça um backup), pois acredito que o system.ini possa conter alguma informação com valores diferentes (em geral ele é atualizado pelo sys.txt, mas neste caso eu não testei).

 

Por fim comento sobre a minha experiência com o Waze (um navegador online) e o Primo (um navegador off line).

 

A primeira coisa é que um navegador online contém todos os arquivos de conteúdos (mapas, POI, etc.), o que permite um maior número de informações ao calcular uma rota, ou mesmo em navegação sem rota traçada. Com isso se tem maior segurança na rota informada pelo navegador. Como o Waze é um navegador off line, certas coisas não são possíveis. Menos de um mês atrás lia um artigo de uma jornalista em um site sobre automóveis, onde narrava a sua aventura com o Waze no norte noroeste argentino. Ela se declarava fã do Waze, mas igualmente decepcionada com o navegador. Bem, ela escreveu o artigo e não se deu conta do problema que tinha enfrentado, que consistia em o Waze não informar sobre postos, hotéis, etc. na vizinhança do lugar onde ela e o marido se encontrava, e o tempo todo o Waze fazer cálculo errado de nova rota.

 

Motivo: o navegador é online. Quando ele traça uma rota, ele baixa tudo o que é necessário para a viagem, mas se algo mudar e não tiver sinal de Internet, ele não terá como atualizar os dados. Foi o que aconteceu com ela, problema na estrada, necessidade de desvio, foi parar em um lugar desconhecido (e fora da rota original) e sem Internet, o Waze não conseguia fazer outra rota e nem apontar os POI na região, pois estes dados não tinham sido baixados. Para quem confiava cegamente no Waze, foi uma baita decepção, bem como a comprovação na prática que este tipo de navegador (online) não é muito confiável. O mesmo ocorre com o Google Maps, um navegador online.

 

Por outro lado, as empresas Audi, BMW e Mercedes-Benz formaram um grupo e compraram a NNG (a desenvolvedora, húngara, do iGO8, Amigo, Primo e Nextgen) e estão usando estes produtos em seus carros. Pergunto: Por que empresas desta envergadura optaram por navegador off line ao invés dos famosos espelhamentos (para uso de Waze e GMaps)? A resposta é autoexplicativa.

 

Apesar de ter restrições a certos navegadores, não chego a ter "mente fechada"; vira e mexe eu volto e testo aqueles que não me agradaram antes. É o caso do Waze, que voltei a testar em janeiro e fevereiro últimos. Simplesmente intragável! Ruim é pouco! Mas algo me chamou atenção: o TMC funcionando e "buracos" como ponto de alerta. Gostei, mas fui testar. Buracos na pista funciona até que alguém tampe o buraco, mas como depende de pessoas para cadastrar e descadastrar, problemas surgiram: é totalmente inconfiável, pois recebia avisos de buracos que eram inexistentes, bem como não recebia aviso onde havia. O TMC é ilusório, simplesmente é um banco de dados que informa a velocidade média da via em determinada hora do dia e em determinado dia da semana. Ora, o arquivo FSP do Primo e Nextgen faz isso muito bem e é off line. Já informações sobre acidentes, via interditada, etc. depende de cadastramento de usuários, algo sempre crítico. Em suma, o que parecia ser bom, não atende, ao menos para mim.

 

Já navegadores off line também têm seus problemas. Um deles é que a atualização de mapas demora basta, mesmo que um processo acelerado de atualização esteja ocorrendo em nosso país. Ainda tem muitas falhas nos mapas e isto pode gerar problemas. Conheço uma cidade que tem duas avenidas que se cruzam em determinado ponto. Uma avenida é pista dupla e tem duas faixas cada; a outra avenida tem três pistas, sendo duas com duas faixas e uma com três faixas. Pois bem, o mapa da Here indica uma manobra para cruzar a esquerda em uma delas, sendo que seria necessário atravessar 7 faixas da mais larga. Como assim? E até hoje 6 acidentes neste ponto, onde os motoristas alegavam seguir as informações do GPS...

 

É claro que não se deve seguir as orientações do GPS ao pé da letra, pois a legislação é clara, deve-se seguir as placas e agentes de trânsito, GPS é só um auxiliar. Por outro lado, não é admissível que um erro tão crasso permaneça neste mapa. Em navegadores online as correções são mais rápidas, mas no geral os mapas não são bons, pois as pessoas só corrigem cidades maiores e rodovias; o interiorzão sofre...

 

Bem, não uso o Waze pois o classifico como muito fraco e limitado. Se o que está em jogo é um navegador online, então opto pelo Google Maps, pelos em POI é imbatível e tem um mapa bem confiável. Mas não critico quem gosta do Waze, ele tem coisas interessantes sim, porém não chegou ao ponto para que eu migre para ele.

 

 

Abraços,

.XA.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu pela explicação e paciência Xamanian, um dos motivos de usar os dois simultaneamente é justamente isso. Onde um tem deficiência, o outro supre.

 

Viajo bastante, para se ter uma idéia, no mês de março rodei mais de 5 mil km, e confesso que usando os dois juntos, tive menos problemas. O que você fala dos mapas em relação aos erros, realmente é verdade. Em uma ocasião o GPS colocava como proibida uma conversão e o Waze colocava como válida, se eu fosse pelo GPS, entraria em uma área perigosa de uma comunidade, como eu conhecia mais ou menos a região, resolvi utilizar a rota do waze, mas ficou o alerta.

 

Desde então procuro fazer o uso dos dois simultâneos.

 

Vou tentar fazer a modificação que você passou, posto os resultados aqui.

 

Muito obrigado.

 

Abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fabiano,

......

 

Por fim comento sobre a minha experiência com o Waze (um navegador online) e o Primo (um navegador off line).

Abraços,

.XA.

 

Excelente essa análise sobre os sistemas de navegação de que dispomos.

Parabéns!

 

Catonne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fala galera, infelizmente a sugestão do xamanian para modificar o sys do navegador não deu certo.

 

Agradeço muito a ajuda de todos, mas em função de não conseguir utilizar o Igo Primo, configurando da forma que gostaria, vou usar o Igo Amigo que apesar de ser mais simples e menos funcional que o Igo Primo, me atende no que eu acho importante neste momento.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá pessoal! 

Sou novo aqui no fórum, essa é minha primeira postagem, acompanho há algum tempo e já tirei muitas dúvidas.

Galera, gostaria de saber se é possível navegar no Igo somente com os avisos de radar durante o trajeto, não gosto que o GPS fale as indicações do tipo "vire a direita, vire a esquerda...".

Antes de utilizar o Igo, utilizava o Waze no celular, mas como troquei de carro e a central tem a possibilidade de utilizar GPS, prefiro utilizar na central pela praticidade. Tentei algumas dicas que vi em outras postagens, como utilizar uma determinada skin e mutar a voz nas configurações, porém dessa forma para de avisar sobre os radares também. 

 

Outra dúvida é: é possível o Igo avisar sobre os radares não estando em primeiro plano? A intenção é sempre que sair de carro o Igo estar rodando em segundo plano e avisando sobre os radares. Ele estando aberto em primeiro plano, funciona perfeitamente, mas se eu apertar o botão pra ir para o rádio, por exemplo, ele já não avisa sobre os radares. 

 

Minha central multimidia é uma M1 com Windows CE, pelo que vi no site do fabricante, é o modelo com 256 mb de ram, mas não tenho certeza. Estou utilizando o Igo Primo Pirate que baixei aqui no fórum.

O carro é uma Mitsubishi ASX. 

 

Agradeço desde já! 

Tyrone Hirt Stachera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
5 horas atrás, Rouxinol Alado disse:

Olá pessoal! 

Sou novo aqui no fórum, essa é minha primeira postagem, acompanho há algum tempo e já tirei muitas dúvidas.

Galera, gostaria de saber se é possível navegar no Igo somente com os avisos de radar durante o trajeto, não gosto que o GPS fale as indicações do tipo "vire a direita, vire a esquerda...".

Antes de utilizar o Igo, utilizava o Waze no celular, mas como troquei de carro e a central tem a possibilidade de utilizar GPS, prefiro utilizar na central pela praticidade. Tentei algumas dicas que vi em outras postagens, como utilizar uma determinada skin e mutar a voz nas configurações, porém dessa forma para de avisar sobre os radares também. 

 

Outra dúvida é: é possível o Igo avisar sobre os radares não estando em primeiro plano? A intenção é sempre que sair de carro o Igo estar rodando em segundo plano e avisando sobre os radares. Ele estando aberto em primeiro plano, funciona perfeitamente, mas se eu apertar o botão pra ir para o rádio, por exemplo, ele já não avisa sobre os radares. 

 

Minha central multimidia é uma M1 com Windows CE, pelo que vi no site do fabricante, é o modelo com 256 mb de ram, mas não tenho certeza. Estou utilizando o Igo Primo Pirate que baixei aqui no fórum.

O carro é uma Mitsubishi ASX. 

 

Agradeço desde já! 

Tyrone Hirt Stachera

voçê faz tudo isto sobre os alertas nas configurações de alertas.Quanto ao segundo plano vai de cada multimidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Os alertas de radares funcionam perfeitamente, a questão é que eu quero somente os alertas quando tiver com uma rota traçada, eu sempre acompanho as orientações visualmente, não gosto do GPS falando "vire a direita, vire a esquerda"... gostaria de deixar somente os alertas, sem as orientações. 

De toda forma, agradeço a sua atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

 

4 horas atrás, Rouxinol Alado disse:

Os alertas de radares funcionam perfeitamente, a questão é que eu quero somente os alertas quando tiver com uma rota traçada, eu sempre acompanho as orientações visualmente, não gosto do GPS falando "vire a direita, vire a esquerda"... gostaria de deixar somente os alertas, sem as orientações. 

De toda forma, agradeço a sua atenção. 

Boa  tarde, acredito que se você for em : configurações; volume; e abaixar a voz eu acredito que deve ficar da maneira que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...