Ir para conteúdo
GPS Clube

Qual a diferença entre o GPS dos militares e dos civis?


Posts Recomendados

Sim, há diferença no nível de precisão das coordenadas. O militar é muito preciso. Já percebeu como as vezes o carrinho parece tremular na tela do GPS? E tremula sim, pois isto é feito intencionalmente pelos militares para impedir uma precisão mais acurada dos aparelhos civis, evitando desta forma, "sua má utilização".

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

A questão é que os nossos equipamentos de navegação apenas recebem o sinal do satélite, não emitem sinal.

Se VC tiver um equipamento que emita sinal, (é claro que VC vai ter que pagar uma anuidade para ter esse serviço) a precisão é bem maior, isso é muito usado em máquinas agricolas por exemplo.

Conheço um fazendeiro no Paraná que compra o sinal, a margem máxima de erro para ele é de 30cm (centimetros) é um equipamento só que facilmente pode ser tirado da colhetadeira e colocado no trator (é claro que as máquinas são do mesmo fabricante) VC dirige na primeira linha, depois na tela VC digita a distância das seguintes e cruza os braços, o piloto automático dirige o maquinário.

 

Depois tem a questão que é a que faz a maior diferença, os satélites na verdade emitem dois sinais simultâneos, um para uso civil e outro é um sinal codificado para uso exclusivo aos militares americanos. Por isso temos hoje vários sistemas (Russo, Chinês, Europeu etc..) cada um quer garantir um sinal real e não com erro induzido (que é o que recebemos).

 

Não esqueçamos que o sinal emitido pelo satélite contém três informações, o número do satélite que emitiu o sinal, o horário exato em que o sinal foi emitido e a posição em que o satélite estava no momento exato em que emitiu o sinal. Com essas três informações e as três de mais 3 outros satélites o nosso equipamento calcula a posição em que se encontra.

Tem muita gente que pensa que o satélite informa sua posição, e não é bem assim, é o seu equipamento que faz o cálculo (baseado nas três informações dos satélites) e determina as coordenadas em que o equipamento se encontra.

Bom dia , nao tem que ter um GPS que emite sinal para uma boa precisao.

O sistem usado por o fazendeiro, se chama RTK 'real time kinematic).

O principio e facil , precisa um GPS em um punto conhocido ( exemplo , um punto geodesico) , o GPS recebe uma posicao, ele calcula a differenca Lat , Long e elevacao , e com uma a radio manda que se chama as correcoes diferencias. Este sistema e o basico. A precisao e da ordem de 5 a 10 cms. O ruim e : preciso um punto conhocido , a distanca entre o unto conhocido e os GPS nao deve ser maior que 20 kms. Precisa um GPS com radio , entao bateria , antena a subir , vigil ....

Hoje existe o sistema GSM ( telefono ) que manda as correcoes , ainda no Brasil nao tem muita cobertura.

E em caso que nao existe punto conhocido , cobertua GSM , existe sistema que manda as correcoes via satelites; existe varios : RTX da Trimble , Omnistar... precisao de 1 a 10 cms...

Obviamente , tudo sistema de correcoes diferencias tem um custo .

 

A diferenca do GPS do publico e militare e que os militares americanos podem "destruir" a precisao do GPS , falsa informacao . Podem dirigir a onde quizer os satelites. Mas a precisao !!! e a mesma , se eu conseguir uma precisao do centimetro em RTK , os milimetros em punto estatico , nao sei que melhor pode conseguir os militares.

 

Hoje a precisao do GPS usado na agricultura e de poucos centimetros.

 

Ate mais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...