Ir para conteúdo
GPS Clube
  • 0

Lang e vozes iGO Primo


Xamanian

Pergunta

Posts Recomendados

  • 0

Grande Xamanian!

Que bom que resolveu abrir este tópico. Certamente será de grande valia para todos nós, usuários de GPS.

Forte abraço

 

 

Alguém poderia me explicar para que servem os arquivos bra f1, bra f2 e bra m1 lua que ficam na pasta voice?

E as pastas TTS loq 7 e TTS nua 5 que ficam na raiz do primo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

 

 

Alguém poderia me explicar para que servem os arquivos bra f1, bra f2 e bra m1 lua que ficam na pasta voice?

E as pastas TTS loq 7 e TTS nua 5 que ficam na raiz do primo?

 

Arbex,

 

é um arquivo complementar da voz Svox Luciana, para correção de pronúncias. Ele é inserido na subpasta \content\voice, junto com as vozes.

 

As pastas da Nuance, Vocalizer (que é da Nuance) e Loquendo, eu não forneço, pois se trata de material com direitos autorais. Só mesmo as correções de pronúncias e nada mais. Mas acredito que este material esteja disponível aqui no fórum, pois tempos atrás os vi.

 

 

Abração!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

 

Arbex,

 

é um arquivo complementar da voz Svox Luciana, para correção de pronúncias. Ele é inserido na subpasta \content\voice, junto com as vozes.

 

As pastas da Nuance, Vocalizer (que é da Nuance) e Loquendo, eu não forneço, pois se trata de material com direitos autorais. Só mesmo as correções de pronúncias e nada mais. Mas acredito que este material esteja disponível aqui no fórum, pois tempos atrás os vi.

 

 

Abração!

 

 

Muito obrigado. Você sabia que uso uso até hoje o executável 290290 com o data e o sys que vc me enviou?. Ficou maravilhoso...nunca tem problema. Faço todas as atualizações sugeridas aqui e tudo roda perfeitamente. Aproveito aqui para dar retorno e agradecer.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian:

 

Obrigado por abrir esse tópico.

 

O sistema Android, realmente, conta com mais vozes disponíveis em relação ao Wince. Agora entendo o porquê que a voz "Acapela Márcia" não funcionava no meu Primo 2.4 (Wince) :rindo: .

 

Agora vou testar, e qualquer problema, falha ou erro será reportado...como você disse: assim todos ganham. ;)

 

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Xamanian

Testei as vozes primo android 2.4 e a velocidade da fala ficou lenta. Mudei na configuração do próprio sistema Android para mais rápida e nada.

Não sei se é alguma deficiência de hardware do aparelho.

 

P. S. Vozes natural funciona normalmente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Xamanian

 

A clicar na voz Voice_TTS Pro-Loquendo7_MF-PTBR - Fernanda diz: "Fernanda TTS v7 loquendo PRO v2.1 Luan para Primo 2.0 Performace Edition".

 

A mesma coisa acontece na voz do Felipe TTS v7 Loquendo Pro.

 

Essas vozes servem para o Primo 2.4? Eu entendi que somente as 7.7, essas são 7.

 

Outra dúvida: ao clicar em Sons, avisos e alertas, Idioma de voz, depois de escolher a voz TTS PRO, não aparece a opção Configurações de voz TTS PRO. O que está havendo?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian

 

Nessa última pergunta (post 10, parte final):

 

"... outra dúvida: ao clicar em Sons, avisos e alertas, Idioma de voz, depois de escolher a voz TTS PRO, não aparece a opção Configurações de voz TTS PRO. O que está havendo?

 

Resolvi trocando para Skin DiMka, onde não aparece a opção configuração de voz TTS PRO, mas caí em outro problema: NENHUMA voz TTS PRO é aceita. Só está aceitando algumas vozes (exemplos: Eusebio - voz natural, Anamaria V1.0, Gabriela V1.9). Interessante que ao simular uma rota, a mesma é falada. :blink:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

s.wrxsti

 

vou fazer alguns testes aqui, pois este tipo de problema que você relatou não poderia acontecer (sim, sei qual é o problema que gera estas coisas).

 

Verifique o seguinte:

 

1. Abra o arquivo info.ini que fica no zip da voz da Fernanda (TTS 7, ou 7.7, só fui direto). Lá no final verá a seguinte linha:

 

testsound="Este é um mecanismo de síntese de voz da Loquendo. O meu nome é Fernanda, e a minha língua é o português do Brasil."

 

Esta frase depois do sinal de igual é aquela que você deveria ouvir.

 

2. Fazendo a mesma coisa com a voz do Felipe, verá:

 

testsound="Este é um mecanismo de síntese de voz da Loquendo. O meu nome é Felipe, e a minha língua é o português do Brasil."

 

Estas são as frases para testes de voz, que são ouvidas quando se clica sobre o nome da voz no menu que citou. A frase que você relatou fica no arquivo branding.zip, basta abrir o info.ini deste arquivo para confirmar. Isto não deveria acontecer.

 

3. A opção de configurações de voz TTS Pro ficar desabilitada é sinal de falta de aspas em uma das frases (ou seja, a tradução/adaptação do inglês para o português). É um velho conhecido meu. Porém nos tratamentos que faço, uso um programinha que verifica se existem erros, não apenas de falta de aspas, mas outros também. Não era para acontecer, mas vou verificar novamente.

 

4. Outra coisa que gera o problema acima (não aparecer as configurações da TTS) é usar uma skin que tem uma frase que não está ou no lang (idiomas) ou nas vozes. Por outro lado, estas vozes foram preparadas para a maioria das skins disponíveis, incluindo módulos ux, etc. No caso das diMka, mais ainda, pois sempre usei skins apenas deste tipo e das mais variadas modificações existentes (ou seja, tudo traduzido e presente nas vozes e lang).

 

5. Vá no menu que citou, de configurações de vozes (isto é, para selecionar uma) e veja se aparece nomes como estes: Felipe: voz TTS Pro - Loquendo 7.7_MF, Fernanda: voz TTS Pro - Loquendo 7.7_MF. A grafia tem que ser esta. Se sim, ok.

 

6. Uma possibilidade é que você estava usando vozes antigas, de modo que problemas podem surgir com a adoção de outras com mais recursos. Neste caso é preciso apagar a pasta Save e reconfigurar tudo do zero (só faça isso se fizer um backup da mesma antes, pois o problema pode não estar aí).

 

Bem, agradeço o retorno, onde prometo verificar tudo e corrigir se for o caso.

 

Valeu, meu caro! Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Xamanian

 

Fiz dois testes.

1-adicionei somente as vozes Nuance 4.5 ( tudo ok)

2-retirei as vozes Nuance 4.5 e coloquei somente as Loquendo 7 (tudo ok)

 

O problema só aparece quando coloco as duas juntas.

 

Verifique que as linhas da qual vc citou, não estão presentes em todas as Loquendo 7 e na TTS Pro Acapela (primo android 2.4).

Posso adicionar ou as Loquendo são assim mesmo?

 

abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@Xamanian

 

Fiz dois testes.

1-adicionei somente as vozes Nuance 4.5 ( tudo ok)

2-retirei as vozes Nuance 4.5 e coloquei somente as Loquendo 7 (tudo ok)

 

O problema só aparece quando coloco as duas juntas.

 

Verifique que as linhas da qual vc citou, não estão presentes em todas as Loquendo 7 e na TTS Pro Acapela (primo android 2.4).

Posso adicionar ou as Loquendo são assim mesmo?

 

abraço

 

 

Sim, pode inserir e testar. Tem algum tempo que não testo as vozes com Primo 2.4.

 

Abração.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Xamanian

 

Obrigado pelo retorno.

 

Não pude curtir o seu post, pois excedi o número de curtidas hoje. :D

 

Nos testsound as frases estão corretas.

 

Em configurações de vozes está diferente do seu:

 

Homem Felipe TTS V7 Loquendo Pro

mulher Fernanda TTS v7 Loquendo Pro

 

Vou apagar a pasta save, reinstalar o Primo 2.4 e colocar essas últimas vozes disponibilizadas. Claro, backup antes.

 

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian,

 

Caro amigo me dê um help estou tentando utilizar as vozes radar pelo TTSPro desta versão do Ultimate, porém testei todas e não obtive sucesso, será que estou errando na versão do Primo ? seria a 2.0 ou 2.4 ? a voz Nuance presente neste conteúdo não permite falar radares por TTS...

 

http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/4288-igo-primo-fast-ultimate-1280x720/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@xamanian

 

Sobre a lentidão da pronúncia:

 

Conforme sua sugestão, eu adicionei nas vozes Loquendo 7 as linhas.

tts_rate="100"
tts_srate="22050"
E o problema foi resolvido. Adicionei o restantes das vozes Nuance 4.5 e não houve qualquer erro.
@nelsonriggs
Também uso essa mesma versão, e o que eu percebi até o momento é que esse problema está relacionado com algumas skins.
Não testei todas que tenho no meu navegador, Mas Ultimate_Sapphire funciona muito bem.
abraço
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal,

 

no arquivo em anexo (txt) estão presentes links para o arquivo de idioma (lang) e arquivos de vozes TTS com a última atualização que tenho. No momento apenas para Primo (WinCE e Android); em breve, também para Nextgen.

 

Antes de substituir os arquivos que estão sendo usados, sugiro que se faça um backup dos mesmos.

 

Além disso, deve-se observar o tipo de sistema operacional (WinCE ou Android), bem como a versão do Primo (2.0 ou 2.4). A voz da Raquel para WinCE, que se encontra na subpasta "Primo 2.4", também pode ser usada em Primo 2.0. Já as vozes da Loquendo é preciso mais atenção: a versão 7.7 só funciona em Primo 2.4 e a versão 6.5 apenas em Primo 2.0. Em relação as vozes para Android, também deve-se observar a versão do Primo. Mas cabe observar que para este sistema há mais vozes disponíveis, incluindo aí a Acapela Márcia, Nuance Felipe e Luciana e Svox Luciana. Não se deve confundir com Loquendo Felipe e Nuance Felipe, o mesmo com as vozes Nuance Luciana e Svox Luciana (o nome é o mesmo, mas o engine não).

 

Solicito que sejam relatados falhas, erros, problemas em geral. E se possível, gostaria que apontassem erros de pronúncias percebidos para que um tratamento seja feito; assim todos ganham. Pede-se também que as sugestões sejam acompanhadas do nome exato da via e/ou logradouro, como aparece na tela, indicando o mapa usado (TT ou Here), e se possível, uma rota para que testes sejam realizados.

 

Por fim, junto ao anexo será informada uma data e hora da última versão disponível, que será sempre atualizada aqui neste primeiro post.

 

[]'s

.XA.

 

 

(02/06/19, 15:55)

attachicon.gif GPS Clube.txt

Eu estou com um problema recente que surgiu espontaneamente. Minha central multimídia android não esta falando a frase completa, para antes de concluir. Substitui os arquivos lang e a pasta de voice, com estas atualizadas aqui do post, mais não resolveu. Alguma sugestão dos colegas ou alguma configuração que eu possa fazer.?? Uso igo ultimate para android

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu estou com um problema recente que surgiu espontaneamente. Minha central multimídia android não esta falando a frase completa, para antes de concluir. Substitui os arquivos lang e a pasta de voice, com estas atualizadas aqui do post, mais não resolveu. Alguma sugestão dos colegas ou alguma configuração que eu possa fazer.?? Uso igo ultimate para android

 

Kuragato,

 

o problema não está nos arquivos aqui disponibilizado. Se as frases estão incompletas, então a falha está no engine de voz, isto é, aquele mecanismo de síntese de voz que é instalado e selecionado nas configurações do próprio Android. Sugiro que você selecione outro engine de voz no Android e faça testes. Se não funcionar, desinstale o mecanismo de voz e instale novamente. Acredito que no próprio pacote que está usando (Ultimate) você tenha os engines disponíveis. É isto que você precisa verificar.

 

Abraços.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian,

 

Em visita ao CEASA de São Paulo, notei um erro de pronúncia tanto no mapa da Here quanto no da TomTom, o erro em questão está no anúncio da Rua Pricesa Leopoldina.

 

Você pode identificar o problema se traçar uma rota da coordenada -23.530925, -46.719527 com destino à citada rua.

 

Testei apenas com a voz da Raquel.

 

Forte abraço, nobre amigo.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caro amigo Thoth,

 

obrigado pela informação de falha de pronúncia. Já corrigi aqui e em breve disponibilizarei os arquivos atualizados. Os novos também contemplarão as alterações que sugeri ao amigo Coelko e que funcionaram bem (ajustes no info.ini das vozes para Primo 2.4 Android).

 

Quanto ao problema do amigo Nelson ainda não tenho uma solução. Nelson, você poderia me passar um link contendo a skin que apresenta problemas com a voz TTS? Não tenho dispositivo com a resolução do pacote que você está usando, mas certamente o problema deve estar na skin (uma ou outra, como o Coelko disse). Muito provavelmente é uma frase ou outra que está faltando nas vozes, mas não é difícil resolver tendo a skin em mãos.

 

 

Abraços aos amigos!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nelson,

 

acho que descobri a solução do problema que você está enfrentando com as vozes deste tópico (não permitir ajustes da voz TTS). Olhei as skins do Ultimate e vi que o Rafael alterou (ou manteve algo já existente e fora do padrão) uma diMka a1.3.3. Tem duas frases nestas skins Ultimate que estão fora do padrão diMka (não sei como está na diMka 1.3.3 original) e que não estavam presentes no dictionary.voice das vozes que disponibilizei. São elas:

 

Low_Bridge="Altura limitada."

RoadPoliceStation="Posto de polícia rodoviária,"

A primeira decorre do trabalho do Fidelis sobre o ponto de alerta altura limitada, mas o usual é Low Bridge, sem o símbolo "_" (caixa baixa). A segunda linha não sei de onde saiu, nunca vi em skin alguma.

 

Ou seja, se existir uma linha diferente em uma skin, módulo ux, etc. que não esteja presente no dictionary.voice, então o Primo informa que a voz selecionada não é uma autêntica TTS Pro e que outra deve ser selecionada. Não é isso, na verdade, o que se deve fazer é inserir as linhas faltantes no arquivo dictionary.voice de cada voz TTS, uma por uma.

 

Pode ser que existam outras linhas além das duas acima na skin Ultimate, mas acredito que são apenas estas. Fiz testes rápidos e o menu de configurações da TTS foi ativado, porém não fiz outros testes.

 

Aqueles que estão tendo o mesmo problema com a skin Ultimate para Primo Android poderão inserir as duas linhas citadas acima no arquivo dictionary.voice de uma dada voz TTS e fazer testes. Se tudo ok, fazer o mesmo com as demais vozes. Aliás, peço para reportar sucesso ou insucesso, assim ganham todos. Quando for disponibilizar novas atualizações das vozes, então já seguirá com estes novos ajustes.

 

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal, boa tarde!

 

NÃO CONSIGO ATIVAR A VOZ DA Gabriela TTS Loquendo 7.7 - WinCE 5.0

 

Uso o Enterprise 3.0 – Primo 2.4 com WinCE 5.0 na minha central multimídia Aikon S100, infelizmente não consigo ativar a voz da Gabriela TTS Pro - Loquendo 7.7_MF. Fiz o Backup do cartão e instalei em um GPS externo com WinCE 6.0 e funciona todas as vozes perfeitamente. Qual seria o problema, alguém poderia me ajudar? Já li em alguns post que as vozes TT loquendo 7.7 não funciona na versão do Primo 9.6.13.267029, alguém poderia me fornecer um executável diferente desta versão para que eu faça o teste e ver se funciona? Me ajudem, gosto muito da Voz da Gabriela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...