Ir para conteúdo
GPS Clube

TMC - Informações reais sobre eventos de trânsito.


Paulo

Posts Recomendados

Obrigado pela atenção Paulo!

 

Acho que os Honda também usam mapas da HERE, não é? O que já seria um bom indicativo.

 

Mas ainda assim seria interessante uma confirmação clara como a sua, mas preferencialmente de um RT6.

Ou ao menos de um SMEG(+) ou SMEG+IV2, já que nesses casos os arquivos dos mapas são exatamente os mesmos.

 

Pode ser que ninguém com um RNEG/SMEG possa confirmar seu bom funcionamento...

...Ou pior: Alguém confirmar que não há mesmo TMC nesses modelos.

 

Este caso limite pode querer dizer que a HERE e a PSA (Peugeot/Citroën) do Brasil simplesmente não firmaram um acordo comercial.

E/ou ainda que e os aparelhos podem não ter um "Key" ou outra Info necessária para "enxergar" as frequências TMC.

Ou alguma outra razão neste mesmo sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde!

 

Posso sim Mauricioea. Mando abaixo o link do drive onde esta hospedado.

 

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AGeJGuz4AVRNTeg&id=ED16A247F4910166%2140654&cid=ED16A247F4910166

 

Apenas queria agradecer, estava difícil encontrar um que desse certo na CM do fiat argo, mas consegui com essa Igo Primo Modificada.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoa boa tarde , sou novo aqui mas estou com problemas com a central de 9pol do argo , eu consegui pela Fiat o GPS Igo nextgen roda liso , porém está desatualizados e não consigo colocar outros mapas ,a licença é Multilaser aí não sei se consigo mudar... Já baixei mapas atualizei as licenças e não consigo se não fosse aquela da Multilaser .. mas se quiserem eu coloco no drive aí quem conseguir arrumar ou souber já faço e vejo se dá certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoa boa tarde , sou novo aqui mas estou com problemas com a central de 9pol do argo , eu consegui pela Fiat o GPS Igo nextgen roda liso , porém está desatualizados e não consigo colocar outros mapas ,a licença é Multilaser aí não sei se consigo mudar... Já baixei mapas atualizei as licenças e não consigo se não fosse aquela da Multilaser .. mas se quiserem eu coloco no drive aí quem conseguir arrumar ou souber já faço e vejo se dá certo

Como assim a Fiat lhe enviou o Nextgen, é a atualização de navegador oficial para o Argo ? se for original não vai funfar mesmo deve utilizar o iGO Primo modificado do onedrive dos posts deste tópico e trocar os mapas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não consegui colocar o TMC para funcionar, mas vou compartilhar algumas informações para quem quiser "futucar" mais.

Pois eu estou quase desistindo após dedicar algum tempinho nisto, por acreditar que é tecnicamente viável.

As infos abaixo requerem um conhecimento mínimo dos RNEG/SMEG, em relação aos seus volumes...

E também de manipulação através do MiraScripts, e alguns termos técnicos de RDS TMC.

Todos os mapas Europeus e o Brasileiro v106.3 (2015/2016) geram uma pasta 'RDSTMC' em SDH/MAPPE/'XXX'.

'XXX' é o CID que a HERE usa por região, como 007 para o Brasil, 029 Argentina, 002 França, 005 UK, etc.

Nessa pasta 'RDSTMC' residem os arquivos como as 'Location Tables' do TMC, e talvez os 'Encryption Keys'.

Além disso, o arquivo 'GRUPPO_4_ROOT.DAT' na raiz do volume de Mapas (SDH) tem aprox. 4MB.

Esse arquivo GRUPPO_4_ROOT.DAT também é relacionado ao TMC, basta ler com o Notepad.

O arquivo 'db_dwnl_ppc.out' também tem infos direcionando à pasta RDSTMC (No RT6).

Para os SMEGx são os arquivos 'db_dwnl_gl.out' ou 'db_dwnl_imx6.out (IV2).

Nos mapas do Brasil mais recentes, pelo menos desde a v110, o arquivo GRUPPO_4_ROOT.DAT tem apenas 1,3MB.

Além disso não existe pasta 'RDSTMC', que vem compactada dentro do arquivo 'XXX'.BIN (ex. 007.BIN).

No mapa mais recente de 2020 (v113, PSA 42087.ZIP), o GRUPPO_4_ROOT.DAT voltou a ter mais de 4MB.

Porém não existe pasta 'RDSTMC' dentro do arquivo 007.BIN após descompactá-lo, ou instalar o Mapa no RNEG.

Não consegui achar os mapas da América do Sul entre a v106.3 e v110, nem descobri o nome do arquivo (4XXXX.ZIP) da PSA.

Acho que existe uma v108.5 (não sei sobre v107 ou v109), e seria interessante verificar se há a pasta 'RDSTMC' neles.

Aqui no GPSClube os links antigos são substituídos, então se alguém lembrar dos arquivos da PSA...

Outro ponto, ao se atualizar os mapas a pasta RDSTMC desaparece, infelizmente.

Com a v106.3 instalada, tentei várias manipulações nos arquivos User_config.dat, User_com.dat e User_4.dat.

Tudo relacionado a TMC e/ou Tuner, eu alterei. Tentei vários TMC SID (7 para NAVTEQ/HERE no Brasil) e Validity Dates (em HEX). Nada!

Esses arquivos da pasta RDSTMC devem indicar que nos primeiros RT6 (dos C3 Aircross de 2010, por exemplo) o TMC deve ter funcionado.

Além disso, a licença do TMC deveria ser vitalícia do aparelho, atrelada ao Serial Number (ou ao menos ao VIN do carro).

Enfim, se realmente já funcionou (a confirmar) deveria poder funcionar hoje.

A não ser que a HERE tenha passado a usar 'Keys' diferentes ou Location Tables incompatíveis com as infos antigas.

O que não faria nenhum sentido num sistema RDS TMC que depende de arquivos locais no aparelho, diferentemente do TPEG2-TEC via internet.

Vale lembrar que a HERE continua sendo a responsável pelas Location Tables (LTN) e pelo serviço aqui no Brasil.

Confirmei com um update oficial para um Renault Captur com MediaNav Evo a qual tenho livre acesso.

Nos arquivos dele se confirmam as LTN 14 e 15 (além da número 2) e SID 7 para o Brasil.

Fora isso se vêem as frequências 92.5 (CBN) e 98.1 (Globo) no Rio.

E também 90.5 (CBN SP?) e 102.1 (?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 18/06/2019 em 15:29, marcel.matos disse:

Boa tarde!

 

Posso sim Mauricioea. Mando abaixo o link do drive onde esta hospedado.

 

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AGeJGuz4AVRNTeg&id=ED16A247F4910166%2140654&cid=ED16A247F4910166

Amigo, o link não está mais funcionando, será que poderia me passar outro link?

agradeço demais se puder atualizar o link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
8 horas atrás, Caramaneiro disse:

Amigos sempre deixei desativado o serviço TMC, até pq fiquei sem GPS durante um tempo. 

Isso funciona ?? 

 

Funciona sim.

Porém, somente aparelhos que tenham internet ou Wi-Fi. No caso de utilizar o GPS em celulares, todos funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • d780 changed the title to Fazer o TMC Funcionar no Navegador GPS iGO

Eu uso o TMC via rádio FM nos meus três aparelhos Magellan desde que os comprei, em 2011, se não me falha a memória.

Na cidade do Rio de Janeiro as rádios CBN em 92,5 MHz e a Globo em 98,1 MHz transmitem informações que o receptor do aparelho capta e o iGo Primo apresenta na rota ou em toda a cidade. Só usando o mapa HERE é que o Primo fornece o TMC. Com mapa da TomTom nada feito.

Abs

 

Editado por luizcarlosgps
acrescentar info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • d780 changed the title to TMC Funcionando no Navegador GPS iGO
  • 2 semanas depois...

Quionzo, só agora vi sua msg pedindo pelo sys.txt.

Aqui os parâmetros que interessam no sys.txt:

[tmc]
auto_band_search_up="1"
auto_tuning="1"
baud=57600
internal_tmc_name="GNSPORT"
last_known_tmc_station=""
port="COM,1"
saved_config_available="1"
saved_config_classname="NMEA_GPSTMC_GNSPORT"
saved_config_port="1"
saved_config_portname="COM"
saved_last_frequency=""
saved_last_tuning_mode="1"
show_all_provider_list="1"
source="GNSPORT"
tuner_alg_search_force_on="1"
tuner_alg_search_timeout=10000
tuneralg_rds_packet_timeout=6000

Nota: A linha "port="COM,1" " é válida para o aparelho Magellan. Outras marcas podem ter portas diferentes.

IMPORTANTE!!!

Para que o TMC funcione nos aparelhos Magellan é necessário "chamar" o receptor de dados TMC. Isso vem desativado no aparelho original (pelo menos nos meus 3 aparelhos dessa marca com TMC). Isso é feito editando o registro do Windows CE. Quem se encarrega disso é um script, inserido no menu que chama o ou os navegadores não originais (o Primo, no caso). 

Se você não tem isso, podemos trocar informações a respeito, por aqui

Abs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...