Ir para conteúdo
GPS Clube

Alertas de pedagios com valores iGO Primo (Experimental)


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá.

Eu carreguei o arquivo 08/2020 tollrates e fiz uma viagem.

Usando PRIMO2PE

Nos pedágios da Anhanguera e D. Pedro I, quando passa no pedágio, o Navegador reseta e trava na inicialização.

Nos pedágios da Fernão Dias não deu problema.

 

Eu tenho o Tollrates atualização 12/2019 e está funcionando corretamente em todas.

 

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
Em 13/08/2020 em 22:58, Tomio disse:

Desenvolvi um programa em python, para extrair alertas de pedágios com valores e montar os arquivos que são usados no iGO Primo (txt e lua).

 

Eles foram montados para ficarem semelhantes aos fornecidos pelo Fidélis Assis.

 

A origem dos dados são a mesma: Openstreetmap.

 

Vcs podem comparar o conteúdo deles usando o notepad ++ (por exemplo).

 

Não tenho o iGO instalado para fazer testes de campo e verificar o funcionamento.

 

Disponibilizo para testes em caráter experimental, os arquivos abaixo:

 

- pedagios.txt: https://drive.google.com/file/d/1jlaYpicnTDbHPyXBVs3rLBnGrHRjmTAH/view?usp=sharing

 

- tollrates.lua: https://drive.google.com/file/d/1le3JRyMTnOqQ3aWGdapm2sHrRwxftwhf/view?usp=sharing

 

Se funcionarem corretamente, publicarei o programa.

Assim, vcs mesmos poderão compilar alertas de pedágios atualizados a qq momento de interesse.

 

** Recomendo realizar backup do seu programa de gps, antes de qq modificação.

 

** Não utilizar com outros arquivos de pedágios, como Maparadar.

 

** Como publiquei em Alertas, atualizei e revisei todos os alertas. Houveram muitas alterações.

Referência: Programa Python / Overpass que gera um arquivo CSV de pedágios  para iGO publicado por você.

Olá Tomio,

Primeiramente um relato do que estou desenvolvendo.

O arquivo plugin.ini da ux Tollvalue para iGO NextGen do nosso amigo Facada está a bastante tempo sem atualização, desde Dez/2020 se não me falha a memória, então resolvi dar uma atualizada  no mesmo.

No inicio do mês liberei uma versão feita na "unha", a fim de conhecer o sistema, agora estou desenvolvendo um programa para automatizar o processo, a primeira parte já está pronta, o aplicativo pega o CSV atual e compara com o anterior  apontando as diferenças de coordenadas e ou tarifas caso elas existam.

Posteriormente, pretendo integrar essa rotina  ao API Overpass.

A segunda parte do processo de automação ainda está em desenvolvimento e vai poder gerar uma versão atualizada do plugin.ini porem estou tentando pegar uma lista atualizada do CSV / OSM usando o seu programa mas um erro está acontecendo.

Está me parecendo que a rotina Python está recebendo algo inconsistente do banco de dados.

Assim que for possível, dá uma bizoiada pa nois. Seguem as duas mensagens do erro.

Um abraço,

---------------------------------------------------------------------------

ValueError                                Traceback (most recent call last)
<ipython-input-1-e98d7df54338> in <cell line: 180>()
    178 # Cria funcoes t1 e t2 e altera Direction para numero
    179 # inteiro "astype(int)", evitando criar 180.0
--> 180 t1 = data_pedagio['Direction'].astype('int') + 180
    181 t2 = data_pedagio['Direction'].astype('int') - 180
    182 
-----------------------------------------------------------------------------

/usr/local/lib/python3.10/dist-packages/pandas/core/dtypes/astype.py in astype_nansafe(arr, dtype, copy, skipna)
    168     if copy or is_object_dtype(arr.dtype) or is_object_dtype(dtype):
    169         # Explicit copy, or required since NumPy can't view from / to object.
--> 170         return arr.astype(dtype, copy=True)
    171 
    172     return arr.astype(dtype, copy=copy)

ValueError: invalid literal for int() with base 10: 'both'

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2023 em 17:05, FlavioAlCosta disse:

Está me parecendo que a rotina Python está recebendo algo inconsistente do banco de dados.

Saudações Flávio,

Ao radar aquele programinha que fiz em python, ele gera o primeiro arquivo output_overpass.csv

Eu uso esse arquivo para verificar se tem algum dado cadastrado errado no Openstreetmap.

Ao fazer essa verificação agora, tinham dois pedágios sem a direção (tag direction no OSM).

Possívelmente era isso que estaria causando o erro. Também identifiquei duas tarifas de pedágios formatadas diferente do padrão e também já corrigi.

Preciso aguardar uns tempinho antes de rodar o script python e verificar novamente os dados. Faço isto e reporto aqui.

Uma sugestão, eu não domino a linguagem python, meu conhecimento é bem básico e faço na base da tentativa e erro.

Eu andei testando o chatgpt para gerar script python e ele me supreendeu com as respostas.

Talvez vc poderia usar o chatgpt para criar uma automação na geração dos arquivos para o iGO ou eu posso tentar te ajudar a fazer isso. Quem sabe alterar o programinha para gerar as duas espécies de arquivos diferentes que usam no iGO.

 

P.S.: Testado novamente o programa em python no colab e rodou normalmente, gerando os dois arquivos do iGO (toollrates e arquivo csc de pedágios (26/07/2023 - 14:50h)

Editado por Tomio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa, bom dia.

Agradeço o empenho e disposição, também sou zero a esquerda em Python, uso já a muito a linguagem Pascal desde os tempos de faculdade.

Atualmente, para minhas aplicações, trabalho com a IDE Lazarus, ferramenta bem estável e madura que é baseada no Pascal cujo foco é a OOP (Programação Orientada a Objetos).

[ ]'s,

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do tempo da faculdade eu trago uma linguagem Basic basiquinha...hehehehehe

Eu fiz uma brincadeira no ChatGPT. Pedi para ele criar um programa na linha do IDE Lazarus, que convertesse um arquivo csv (latitude, longitude,name) para um arquivo gpx. Ele gerou o script:

https://chat.openai.com/share/1dfd63bf-ee69-4176-bdb1-b6c360e0c80a

Poderia ir pedindo alterações para ele, até chegar algo mais interessante.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...