Ir para conteúdo
GPS Clube

Atualizar GPS da Land Rover Freelander 2


sobrinho

Posts Recomendados

Olá,

 

Sou programador e estou me aventurando com o GPS do meu carro.

 

A última atualização feita pela Land Rover foi em 2013 se não me engano e desde então não atualizaram mais.

 

Para a Europa existem algumas empresas que vendem atualizações constantes para esse carro (obviamente somente mapas de lá) então definitivamente é possível atualizar.

 

Revirando pelos menus do carro encontrei o termo iGo e minha pesquisa começou por aí, descobri que o carro possui um cartão SD e que abre no computador com vários arquivos similares ao já indicados aqui no fórum.

 

 

Minha pergunta é, por onde exatamente eu começo?

 

Já li em alguns tópicos que esses navegadores "oficiais" costumam ser bloqueados e não podem ser substituídos mas definitivamente podem ser atualizados já que o fazem na Europa e em outros locais.

 

 

Quais devem ser os primeiros passos a se tentar?

 

Segue um print da estrutura que encontrei no SD Card.

 

 

Obrigado desde já!

post-89897-0-37557100-1599688011_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No GPSPower já reportaram que é o iGO, Primo version 2.4, customized for LandRover/Jaguar.

 

Alegaram que não consegue usar qualquer mapa mas definitivamente é possível atualizar já que isso era feito pela própria Land Rover e hoje em dia algumas empresas especializadas na Inglaterra vendem os mapas atualizados.

 

Eles não alteram o GPS em si mas atualizam os mapas, não me pergunte como :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No GPSPower já reportaram que é o iGO, Primo version 2.4, customized for LandRover/Jaguar.

 

Alegaram que não consegue usar qualquer mapa mas definitivamente é possível atualizar já que isso era feito pela própria Land Rover e hoje em dia algumas empresas especializadas na Inglaterra vendem os mapas atualizados.

 

Eles não alteram o GPS em si mas atualizam os mapas, não me pergunte como :ph34r:

Sobrinho,

Sim é um Primo 2.4 Versão 9.6.27.319979, pra rodar novos mapas sem ser comprando e pelo método original, teria que ter este executável desbloqueado, procurei na net e não encontrei nada. Pior, eu não conheço no Brasil ninguém que já tenha desbloqueado executável da linha IGO, seja de qualquer linha, lá fora tem vários que fazem.

No emulador eu rodei com o executável comum de um Primo 2.4 9.6.13.405512 e não deu nenhum problema funcional, agora eu não sei se na sua central pode dar algum tipo de problema, uma vez tentei alterar o executável numa central original e quando rodei deu tela preta na central e o único jeito foi levar a central numa autorizada para reverter a experiência.

O segredo do desbloqueio está todo em decompilar o executável, mexer nas linhas corretas do programa e depois recompilar novamente o executável, mas não tenho nenhum conhecimento sobre como fazer isso.

Lá no Fórum GPS Power tem feras que sabem fazer isso mas não sei se compartilhariam este conhecimento contigo. Acho que não custa nada tentar, quem sabe você não será o primeiro Brasileiro apto a fazer isso. Se conseguir seria um ganho absurdo para nós pois neste quesito de desbloqueio ficamos dependendo dos gringos e da vontade deles.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobrinho,

Se quiser tentar, por sua conta e risco heim, segue o executável que rodou perfeitamente no emulador:

https://ufile.io/mjmeldmk

 

OBS: Outra mudança que tive que fazer foi copiar o arquivo zipado "land_rover_2.4.zip" pra dentro da pasta UX, assim ele roda a Skin apropriada da Land Rover

 

Boa sorte e nos mantenha informado sobre seus testes e progressos.

 

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Sobrinho,

Testei o pacote no meu GPS e rodou redondinho, sem apresentar nenhuma falha, portanto, posso concluir que o seu navegador Primo 2.4 não tem nenhum bloqueio interna para utilizar outro executável.

As únicas coisas que poderão não funcionar na sua central é no caso de alguns comandos serem de responsabilidade do executável, daí este executável opcional não tem estes comandos e talvez não funciona na CM. Comandos que digo pode ser um botão de ligar o GPS, desligar GPS, etc.

Também pode ter algum detalhe no cartão, mas como você irá colocar o executável opcional no mesmo cartão creio que não terá problema não.

As licenças que vem no pacote liberam todo o conteúdo da Here, portanto é só colocar os arquivos novos do mapa Here 2019.Q4 e correr pro abraço.

Estou tentando lhe ajudar, mas lembre as modificações são sempre por sua conta e risco, acho que a chance de dar errado é muito pequena.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado meu caro, consegui rodar com os novos arquivos e um executável "Civic" e licenças que consegui no GPS Power.

 

Os POIs com certeza atualizaram porque alguns próximos do meu endereço não existiam antes e agora existem.

 

Quanto aos mapas, irei pegar estrada nos próximos dias e vou ver se agora ele possui uma estrada que sempre passo e o GPS se perdia, obrigado a todos pelo apoio!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente as orientações do mauricioea, substitui o exe por um desbloqueado, apaguei a pasta save, movi o land_rover_2.4.zip para a pasta ux, apaguei todos os arquivos em content/building, dem, map e poi e coloquei os novos do HERE 2019Q4.

 

No carro em si tem um módulo debaixo do banco do passageiro, basta chegar o banco totalmente pra frente que você encontra o módulo e tem uma borrachinha que ao abrir ela, aparece o SD Card.

 

Tirei um backup do SD Card mas acabei rodando com outro SD Card, nenhuma limitação.

 

 

Um fato engraçado e que por várias vezes o NAV se recusou a abrir, hora falando de licença, hora falando que estava sem o SD Card.

 

Sempre que aconteceu eu tranquei o carro por uns 5 minutos e tentei novamente e aí voltou a funcionar, só acontece quando faz a substituição do SD Card, acredito que o carro não desliguei totalmente a central e não saiba lidar com troca do SD enquanto ligada.

 

 

Até mesmo consegui rodar com a skin da Jaguar que vem no mesmo pacote, mas voltei para a da Land Rover, obviamente.

 

 

Obrigado pelo apoio!

post-89897-0-70160200-1599828669_thumb.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobrinho,

Alguns arquivos não funcionam neste navegador e você pode retirá-los pois só estarão ocupando espaço, segue:

Pasta map: Só vou colocar as extensões dos arquivos que devem ser deletados: .fjv, .fjw, .ftr e todos os arquivos .hnr

O arquivo de radares que colocou na pasta Speedcam é o original da Here mas ele só mostra radares fixos e mesmo assim estão desatualizados, sugiro que delete tudo e depois que baixe os arquivos de radares do Site maparadar e coloque o arquivo .txt na pasta Speedcam. Os arquivos .txt que serão baixados lá do maparadar, nestes você terá os seguintes radares:

fixos, móveis, semáforo com câmera, semáforo com radar, policia rodoviária, pedágios e lombada. Caso não queira algum é só clicar no ícone na tela do maparadar e ele fica esmaecido e então não será incluido no download.

Depois de baixar é só colocar o arquivo .txt gerado (mapradar.txt) dentro da pasta speedcam e na hora que ligar o GPS o próprio navegador vai criar um outro arquivo dentro da pasta Speedcam e já fica funcional.

Mauricioea

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobrinho

 

Caso deseje os alertas e radares temos aqui no fórum: http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/3115-atualizacao-pontos-de-alerta-e-radar-igo-brasil/

d780,

Citei o do Site maparadar pois lá é possível ele escolher os alertas que ele vai querer instalar, o de nosso arquivo aqui do fórum vem com todos os arquivos de radares.

Mauricioea

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Última pergunta, como faço para ativar o TTS Pro?

 

Baixei as vozes e coloquei nos diretórios corretos, junto ao lang que veio no mesmo arquivo mas ao iniciar o nav ele aparece "voz não suportada" mas lista as vozes.

 

Mas mesmo selecionando ele não "salva" a seleção e o próximo item do menu onde está escrito "Configurações de voz TTS PRO" está esmaecido e não deixa clicar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado meu caro, consegui rodar com os novos arquivos e um executável "Civic" e licenças que consegui no GPS Power.

 

Os POIs com certeza atualizaram porque alguns próximos do meu endereço não existiam antes e agora existem.

 

Quanto aos mapas, irei pegar estrada nos próximos dias e vou ver se agora ele possui uma estrada que sempre passo e o GPS se perdia, obrigado a todos pelo apoio!

 

Última pergunta, como faço para ativar o TTS Pro?

 

Baixei as vozes e coloquei nos diretórios corretos, junto ao lang que veio no mesmo arquivo mas ao iniciar o nav ele aparece "voz não suportada" mas lista as vozes.

 

Mas mesmo selecionando ele não "salva" a seleção e o próximo item do menu onde está escrito "Configurações de voz TTS PRO" está esmaecido e não deixa clicar nele.

sobrinho

Pelos seus relatos você desistiu do executável 9.6.27.319979 e seguiu as instruções do mauricioea e está usando o executável 2.4 9.6.13.405512.

Sendo assim te, recomendo a usar um pacote completo dessa versão ("Civic Reborn 2.4 9.6.13.405512") customizada pelo Cozzi. Nela consta todos os arquivos necessário para funcionar o "TTSPro", "Voz" "lang", etc:

http://gpsclube.com/forum/index.php?/topic/2805-primo-infinity-24-versao-38-by-cozzi-480x272-800x480/

 

Ou usar qualquer pacote (wince - 800x480) do navegador iGO (ou outro) postado aqui no fórum, principalmente os customizados pelo mauricioea, pois ele está sempre atualizado os pacotes dele. Aparentemente sua multimídia é desbloqueada.

 

Caso necessário faça as edições que você fez para funcionar em sua multimídia e teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sobrinho,

Pra usar voz TTS é necessário primeiro saber a memória desta sua CM pois se ela for de 64 mega, vai dar problema, tem que ser no mínimo de 128 mega e o ideal é que seja de 256 mega.

 

Pergunta, você quer usar a Voz TTS só para anúncio do nome das ruas ou alguma outra função?

 

OBS: a Voz TTS da Raquel funciona perfeitamente no pacote, instalei e testei aqui no meu GPS e funcionou.

 

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...