Ir para conteúdo
GPS Clube

Tutorial - Carro 3D iGO Primo_by_Varelo


Tomio

Posts Recomendados

Este tópico foi criado em novembro de 2017, pelo tocuba.

Infelizmente, em um acidente, perdemos este conteúdo e estamos tentando recriar o tópico, transcrevendo informações ainda disponíveis no webcache da Google.

Se alguém ainda tiver materiais sobre este assunto, colabore com a comunidade, postando neste tópico. Obrigado a todos.

 

Link dos trabalhos de Varelo: https://mega.nz/file/VzZFzTpR#tE5Y3zAXX6ZE1k71gGg0Uueo6Kjc8wcFpb1fmmSdoow

Créditos: Xenon

 

Transcrito do webgoogle em 09/01/2023:

(05/12/2017 - Varelo):

... eu fui o 1º Brasileiro a fazer a tradução do manual de como criar um carrinho para o iGO e detalhar aqui minuciosamente(27/04/2014)...e depois que se espalhou a noticia...e aprenderam com o tutorial, muitos por ai ficaram sendo chamados de mestres.Não tenho nada contra ninguém que aprendeu e publicou, mas acho que créditos devem ser dados a quem descobriu como fazê-los e nos ensinou como o amigo "Testerics".

Infelizmente hoje não consigo participar mais ativamente do fórum, bem como ter tempo para testar e modificar alguns itens do iGO, mesmo assim ainda sinto bastante orgulho de ter sido um dos usuários iniciante que deu sua pequena contribuição para o crescimento do que o fórum é hoje.

Ausente as vezes sim, mas jamais abandonei definitivamente....

\[..]/

 

(05/12/2017 - Xamanian):

Varelo,

você está correto. Sugiro que post novamente seus ensinamentos, de maneira que suas inéditas contribuições fiquem registradas. É legítimo reconhecer trabalhos pioneiros. Tem meu apoio e admiração.

 

(24/11/2018 - joaoisrael):

O meu não está aparecendo o carro 3D, e até mesmo a seta some... alguém passou por isso?

 

(25/11/2018 - Paulo):

Tenta deletar a pasta save.

 

(13/05/2020 - nelsonriggs):

Tutorial em pdf Créditos: Varelo e Xenon

 

(14/05/2020 - Sherlock):

Trabalhão mesmo Maurício, mas, muito interessante

Levei um tempinho pra entender a mecânica do SketchUp que é o aplicativo mais importante do processo de criação dos carrinhos. Basicamente, você não cria nenhum carrinho, apenas pega um modelo pronto e vai simplificando. Tipo, pega um carrinho perfeitinho, cheio de detalhes e de formas e vai tirando esses detalhes para que o modelo final tenha o mínimo possível de retas e planos sem que se perca a identidade visual do carrinho que se quer fazer

Isso porque a renderização tem uma limitação

Se quisesse fazer o carrinho do tipo dos Flinstons como uma caixa de fósforos com 4 rodinhas seria tranquilo. Mas fazer o carrinho ter a forma de um Corola aí já é outra história e é aí que está o trabalho

Feito isso (feita a simplificação com o SketchUp) o processo seguinte é mamão com açúcar (fácil) e o modelo fica lindo

Na etapa de "construção" final descobri que podíamos ter renderização diferente para o GPS em modo diurno e noturno e cheguei a fazer uns modelos em que o modo noturno incluía uma extensão correspondente à área de iluminação dos faróis dianteiros, imitando aquele recurso que tinha nos iGO's 8.3

Ficava bonito mas essa extensão aumentava os polígonos daí aquele limite chegava mais rápido e nem todos os carros permitiam isso

Fiz uns 60 carrinhos

Passado um tempo, aconteceu uma coisa engraçada

Vi meus carrinhos 3D sendo distribuídos em cores diferentes... rsrsrs

Nunca me importei que compartilhassem e não me importo até hoje, mas fiquei curioso na época: como conseguiam se o SketchUp simplificado estava comigo?

Então descobri, com uma galerinha, que encontraram um meio de localizar no código do modelo a sequência de bits correspondentes à cor final e aí mudavam apenas essa sequência e o modelo mudava de cor e continuava funcional!

Interessante, né? Histórias... rsrsrs

Sk

 

(14/05/2020 - mauricioea):

Sherlock,

Isso de mudar a cor me parece muito interessante, talvez se pudesse nos abrilhantar com mais este conhecimento seria fantástico.

Digo isso pois utilizo em meus GPSs o carrinho Ferrari vermelha, só que eu gosto que a cor da via em rota seja vermelha, então o carro acaba não ficando destacado.

Claro que hoje já mudei a cor da via para Azul, solucionando este problema, mas a opção de só mudar a cor seria legal.

Observei também que tem vários carrinhos muito legais, mas o arquivo do mesmo é muito pesado e constatei de que ocorriam alguns travamentos do navegador somente por causa disso.

Como exemplo, a Ferrari que uso tem tamanho do arquivo de 34 KB e nunca ocorre travamento em nenhum navegador, fica igual a Seta, agora tem carros que tem 280 KB ou até 320 KB e os travamentos ocorrem.

Grande abraço,

Mauricioea

 

*** a página 2 não foi possivel de recuperar as postagens ***

Editado por nelsonriggs
Inserido novo link
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vasculhando na internet, anexo algum material que pode ser útil:

 

- Tutorial em espanhol de criação dos veiculos 3D:

document.pdf

 

- Link de fórum com post's sobre o assunto (necessita cadastro):

https://www.gpspower.net/igo-tutorials/326013-3d-cars-tutorial.html

 

- Vídeos ensinando a desenhar um carro 3D:

https://www.youtube.com/watch?v=WyNUIYS15kI

 

 

 

  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...