Ir para conteúdo
GPS Clube

Registrando a Rota Salvar Tracking


Posts Recomendados

olá amigos

 

Tenho a necessidade de registrar várias rotas em estradas rurais, não pavimentadas, nos dispositivos gps,utilizando o navegador IGO,para posteriormente inserir em outros dispositivos com o mesmo navegador ( o veiculo sai cedo e só volta a tardinha,rodando entre 200 e 500 Km)

 

algumas dúvidas:

 

1. Qual a melhor opção ?

 

gravar a rota pelo registro de diário de rota (track) ou

ativar a opção de criar reg NMEA/SIRF ?

 

2. Se gravar pelo registro de diário de rota(track),no modo oculto,usa menos espaço do cartão ? ( não fiz teste para saber qual a capacidade necessária de GB )

 

3. Se gravar pela opção de criar reg NMEA/SIRF,

- como visualizar a rota gravada ?

- como inserir a rota nos dispositivos para fazer a navegação ?

 

Mui grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá

 

fiz uns testes e realmente os arquivos não são grandes

 

estou usando dispositivo aquarius para fazer os testes

 

dificuldades:

configurei a gravação automática,tanto com a visualização da rota,qto com a rota oculta...

. qdo o carro é desligado,o dispositivo gps automaticamente autodesliga,não salvando a rota

. qdo o carro é ligado novamente,marca o ponto inicial,mas tbem não salva o percurso qdo é desligado,ficando apenas a seta onde fora ligado

 

na pasta save aparece o seguinte comando:

 

[mydata.tracks]
record_auto_track="1"
auto_track_visible="1"
o registro da rota somente fica salvo se fizer manualmente toda vez que for parar
tem como fazer um comando para salvar automaticamente qdo o dispositivo gps é
desligado,inserindo diretamente dentro da pasta save ou na sys ?
grato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(Peço licença aos amigos, pra postar conteúdo de outra casa. Caso for indevido, excluo)

 

 

Lorenci, acho que vc pode ter respostas para a sua pergunta em:

Autotrack:
Carregar trilha no Igo Primo:
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hctomio

 

Mui grato pelas dicas

Já estou testando e estou super satisfeito com os resultados

Abandonei o registro track e estou utilizando a gravação bin...que tua dica levou até um conversor que está funcionando perfeitamente: qdo o carro pára,ele encerra e salva,com horário, distância,horário. ....tudo automaticamente

Mui grato amigo

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Coloquei um dispositivo em campo para testes....

Verificarei alguns parâmetros e assim que tiver os dados em mãos,com certeza disponibilizarei

Aparentemente,consumirá mais espaço e terá que usar cartão de memória....enqto pela gravação pelo track ficaria gravado na pasta save (mas ainda não consegui salvar automaticamente como faz pela gravação bin)

 

Mas estou super contente

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bom Dia

 

Parabens pelo excelente trabalho desenvolvido neste Forum.

 

Tenho um Mio Spirit 480 com o IGo Primo 2.4 Infinity, e tudo bem, mas nao consigo que as rotas feitas exteriormente em .kml me apareçam no GPS...

 

Ja as botei nas pastas ''content/userdata/mydest e route'', mas nada...

 

Tera a haver com falta de alguma configuraçao no .sys?

 

Alguma ajuda, agradecia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia

 

Parabens pelo excelente trabalho desenvolvido neste Forum.

 

Tenho um Mio Spirit 480 com o IGo Primo 2.4 Infinity, e tudo bem, mas nao consigo que as rotas feitas exteriormente em .kml me apareçam no GPS...

 

Ja as botei nas pastas ''content/userdata/mydest e route'', mas nada...

 

Tera a haver com falta de alguma configuraçao no .sys?

 

Alguma ajuda, agradecia

Obrigado e seja bem vindo. Isso acontece com outro navegador sem ser o Infinity? To na dúvida de sua pasta, pois não deveria ser content\userdata\route ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca experimentei com outro navegador... Mas nessas pastas, por ex. em content/userdata/route está lá um ''leia-me'' e diz:

 

''Caro usuário

Esta pasta é o local correto para você colocar seus arquivos KML contendo suas rotas.

Para criar esses arquivos a partir do Google Earth, salvar muitos 'pins'.
Cada 'pin' se assemelha a um estágio na rota planejada.
O nome da rota ser criados a partir dos nomes do primeiro e do último 'pin'.''

Mas o Primo nao reconhece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca experimentei com outro navegador... Mas nessas pastas, por ex. em content/userdata/route está lá um ''leia-me'' e diz:

 

''Caro usuário

 

Esta pasta é o local correto para você colocar seus arquivos KML contendo suas rotas.

 

Para criar esses arquivos a partir do Google Earth, salvar muitos 'pins'.

Cada 'pin' se assemelha a um estágio na rota planejada.

O nome da rota ser criados a partir dos nomes do primeiro e do último 'pin'.''

Mas o Primo nao reconhece...

Tem como fazer o teste com outro navegador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar... :-)

 

Na pesquisa que fiz, fala-se que no IGo 8, reconhece... mas o estranho é no Infinity nao...

Por isso te falei em outro navegador para saber se o problema é o navegador ou alguma funcionalidade esquecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa Noite a todos!

 

Utilizo o IGO Primo versão Android INP19 (9.18.27.719974) e não consigo visualizar as rotas gravadas no Google Earth e/ou My Maps.

 

O procedimento indicado é o de salvar no formato KML e converter para o formato TRK para IGO, utilizando o GPSBabel ou online mesmo, renomeando como track00i, sendo i um número inteiro sequencial (1, 2, 3, ...)

 

Após, grava-se uma cópia no arquivo no diretório /save/profiles/01/tracks

 

Interessante é que, da primeira vez funciona: no Menu Principal, seleciona-se Nova Rota e, no menu que surge, seleciona-se Rotas Salvas.

 

As rotas aprecem com o nome de seu primeiro e último ponto.

 

Se por algum motivo excluíres uma das rotas, o botão Rotas Salvas não mais fica ativo, não importa se você adiciona mais arquivos de rotas na pasta.

 

Outras versões do IGO Primo que instalei, têm o mesmo problema.

 

Por acaso alguém já observou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio,

 

Não uso mais o iGO mas vou tentar ajudar.

 

Vc já tentou gravar alguma rota com o iGO? Experimente fazer isto e veja qual o formato que ele utiliza (gpx?).

Depois tente ler essa rota com o próprio gps. Se ele ler a rota, vc já identicou a pasta e o tipo de arquivo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela disposição.

 

Fiz isso, mas o IGO grava em arquivo .DAT

 

Na mesma pasta (/save/profiles/01/tracks) tem um arquivo .txt que diz para gravar arquivos .TRK de rotas gravadas externamente.

 

Não sei se estou fazendo algo errado, mas não desistí!

 

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Uma dica que funcionou:

1) Gravar os .KML no diretório copiar em /content/userdata/route/ a rota fica salva no IGO PRIMO, acessível no Menu NOVA ROTA-> ROTAS SALVAS. Utilizei e funcionou, inclusive na Simulação de Rota. A medida que seguia na rota, eram mostrados a distância ao próximo ponto intermediário que marquei no Google My Maps. Super legal!

2) Um dica que vi em outro site e funcionou para trilhas não roteáveis:

"Caso IGO MY WAY/PRIMO ..... USE O PROGRAMA GPSMAPEDIT ABRA O ARQUIVO DO ÍTEM 3 (.KML)E: EXPORTAR/ANEXADO/NAV N GO IGO PRIMO. .... COPIE O ARQUIVO SALVO NO ÍTEM 4 PARA PASTA IGO/SAVE/PROFILE/01/TRACKS" (a)

Neste caso no GPSMapdit aparece IGO PRIMO TRACK LOG, salve o arquivo no formato .TRK e o copie para a pasta acima.
Diferentemente do caso da dica 1, esta trilha não é roteável e quando abrir o IGO PRIMO, a trilha já aparecerá no mapa. Para quem curte o off road, meu caso, é ótimo para não se perder, você segue o caminho previamente gravado, por cima e, se quiser pode gravar a rota por cima.

Muito obrigado, CAM1981 (GPSMIRROR), pela dica!!!!

 

Abaixo testo copiado da intenet:

 

Bom para quem usa GPS com IGO 8/IGO PRIMO o tutorial serve para criar uma rota(eu uso para arredores de Curitiba=estradas de terra)no google earth e exportar para o GPS,quando você estiver no início da trilha ela vai aparecer pintada no mapa(usar azul ou outra cor )e você "anda por cima"com o cursor do GPS.

OBS:Não indica o caminho você apenas anda sobre o trajeto pintado. O ponto inicial não precisa ser onde você está.

 

1) NO GOOGLE EARTH CRIE A ROTA:FERRAMENTA/ RÉGUA/ CAMINHO
DEIXE ABERTA A CAIXA E CLIQUE NO INÍCIO DA TRILHA E VÁ CLICANDO ATÉ O FINAL
SALVE E FICARÁ NO MENU A ESQUERDA

 

2)CLIQUE NO ARQUIVO SALVO(BOTÃO DIREITO) E "SALVAR LUGAR COMO" MUDANDO PARA TIPO .KML NA ABA ABAIXO

 

3)USE O PROGRAMA GPSBABEL PARA CONVERTER O ARQUIVO SALVO ACIMA PARA IGO8 COMO ABAIXO:

No programa GPSBabel(gratuito), na opção input escolha File e em Format escolha Google Earth (Keyhole) Markup Language, em File name coloque o arquivo salvado anteriormente no ítem 2, em translation Option escolha Track, em Output escolha File e em Format iGO8.trk, em Filename coloque o lugar onde será salvo arquivo, clique em Apply e será salvo

Caso seja IGO 8 salve este arquivo no GPS=pasta IGO8/save/tracks/
Abra o navegador do GPS/meus dados/reg de rota/clique no arquivo e renomeie,mude a cor /clique em ajustar a tela e pronto.

Caso IGO MY WAY/PRIMO mais um passo:Este eu tenho no celular mas não fica tão bom m pois a trilha tem que ficar toda na tela ,se der zoom não atualiza a posição então tem que ficar arrastando o mapa para onde está o cursor mas tambem serve para não se perder...

 

4)USE O PROGRAMA GPSMAPEDIT ABRA O ARQUIVO DO ÍTEM 3 E:

 

EXPORTAR/ANEXADO/NAV N GO IGO PRIMO

 

5)COPIE O ARQUIVO SALVO NO ÍTEM 4 PARA PASTA IGO/SAVE/PROFILE/01/TRACKS

 

6)ABRA O GPS IGO /MAIS/MONITOR DE VIAGEM=ESTARÁ COMO TITLE O NOME
ABRA E MAIS PARA RENOMEAR /MUDAR DE COR.....

VER NO MAPA VOCE PODE ANDAR POR CIMA DA ROTA SALVA!

É ISSO...NÃO SE PERCA MAIS.

Na primeira vez é chato depois em 10 min você faz POIS OS PROGRAMAS JÁ ESTÃO CONFIGURADOS.

Att,Ricardo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Olá, PessoALL.

 

Segui as instruções deste post na seção iGo Android, mas após muito trabalho, pois não é possível mais exportar diretamente rotas do GMaps para o My Maps ou KML diretamente, o iGo Primo carrega a rota mas parece que apenas o ponto de início e fim, pois recalcula toda o trajeto antes de iniciar a navegação. Isso inutiliza o procedimento, pois gostaria de criar uma rota com instruções de navegação.

 

Alguém já usou esse procedimento ou algo similar no iGo Primo para WinCE? Qual o formato de arquivo e/ou configurações necessárias para se gerar uma rota no GMaps ou Earth para se usar como navegação? Ou isso não é possível?

 

PS: Sei que é possível traçar as rotas, mas isso não atende às minhas necessidades, gostaria de poder carregar a trajeto pronto e usar o mesmo para a navegação pelo iGo Primo.

 

Obrigado pelo fórum, e a quem puder ajudar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

d780

 

Obrigado pela resposta. Criei o tópico novo pois esse post é referente a Android...

 

O Primo/NextGen do WinCE aceita GPX? No video, a pessoa parece ter um aparelho da Garmin, que com certeza aceita GPX. O Primo reconheceu o KML, mas não a rota em si (ele sempre recalcula segundo o mapa atual). Acho que não talvez não tenha como jogar a rota completa no Primo/NextGen, a não ser que se coloque vários pontos intermediários para fazer com que ele calcule a rota mais próxima da rota original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LFOM,

 

Pelo que sei, o iGo Nextgen grava rotas em formato gpx, então deveria aceitar a leitura também deste formato (Registro de Viagens?).

 

Talvez vc deveria utilizar algum outro sistema para gerar uma rota gpx e testar no iGO.

Existem alguns que usam o OSM como mapa de base:

 

https://graphhopper.com/maps/

 

https://maps.openrouteservice.org/directions?n1=49.409445&n2=8.692953&n3=13&b=0&k1=en-US&k2=km

 

http://map.project-osrm.org/?z=7&center=50.004209%2C11.997070&hl=en&alt=0&srv=1

 

https://kurviger.de/en

 

No manual abaixo do iGO da Caska, fala que o iGO Primo grava os registros de viagem para depois poderem ser utilizados (procure por gpx):

http://www.caskabrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Manual-IGo-Primo.pdf

 

Neste fórum, ele sugere usar o GpsBabel para converter o arquivo kml ou gpx para o formato do iGO e colocar em uma pasta específica para o gps fazer a leitura (PASTA IGO/SAVE/PROFILE/01/TRACKS):

http://xt660.com.br/showthread.php?4846-Criando-uma-rota-em-casa-para-seguir-depois-no-quot-igo-quot-!

 

 

Pesquisando um pouco mais, parece que o procedimento acima funciona mas o arquivo será apenas de visualização, ou seja, vc vê a rota no gps mas ele não vai assumir o traçado automaticamente e navegar por ele.

 

Um outro gps que está fazendo isso, de navegar usando um gpx é o Osmand. Ele é gratuito e usa mpas do OSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno. Exatamente como descrito acima, os registros de viagem podem ser usados apenas para visualizar a rota percorrida mas não para navegação, e são salvos no formato .TRK, que deve ser específico do iGo. Já as rotas são salvas no formato .DAT pelo próprio iGo.

 

Tentei usar o NextGen Light (WinCE) mas, por algum motivo, ele não permite recuperar rotas salvas: o ícone para abrir rotas salvas no menu de busca fica sempre inativo, mesmo tendo salvo rotas anteriormente (eu pude verificar que os arquivos foram realmente salvos).

 

Estou achando que para navegação mesmo, só é possível usar as rotas salvas no próprio iGo ou um KML contendo vários "pins" para que o iGo calcule a rota passando por aqueles pontos. Mesmo quando eu abro um rota salva no iGo ele recalcula o trajeto novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LFOM

 

Pode ser alguma limitação desta versão do NextGen Light (WinCE).

 

Te recomendo a testar uma versão genuína do iGO Primo (wince): http://gpsclube.com/forum/index.php?/forum/31-download/

ou do NextGen (android): http://gpsclube.com/forum/index.php?/forum/36-download/

 

Provavelmente funciona a opção que você quer no navegador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa tarde ,
Alguem me pode dar uma ajuda sobre rotas gravadas agradeço no GPS IGO PRIMO 
Entao é assi passo a esplicar :
eu crio a rota com o google maps depois faço o download do ficheiro em .KML e no gps coloco na pasta CONTENT / USERADTA / ROUTE depois quando vou ao gps para escolher a rota gravada ou nao carrega a rota ou entao desliga e reinicia o gps .
Alguem me pode dar uma ajuda de como solucionar este problema 
Desde ja o meu obrigado e se poder ajudar de alguma forma alguem que precise ca estaremos 

Um abraço a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2021 em 17:10, emidiopina disse:

Boa tarde ,
Alguem me pode dar uma ajuda sobre rotas gravadas agradeço no GPS IGO PRIMO 
Entao é assi passo a esplicar :
eu crio a rota com o google maps depois faço o download do ficheiro em .KML e no gps coloco na pasta CONTENT / USERADTA / ROUTE depois quando vou ao gps para escolher a rota gravada ou nao carrega a rota ou entao desliga e reinicia o gps .
Alguem me pode dar uma ajuda de como solucionar este problema 
Desde ja o meu obrigado e se poder ajudar de alguma forma alguem que precise ca estaremos 

Um abraço a todos 

Nao tem ninguem que possa ajudar a saber o que se passa ?
Terei de alterar a sys ?
Obrigada 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...