Ir para conteúdo
GPS Clube
  • 0

iGo Primo, Magellan Roadmate e aprendiz de feiticeiro


luizcarlosgps

Pergunta

Olá, pessoal.

 

Quem possui um gps Magellan Roadmate ou Truck, ou outros modelos, e quis instalar no aparelho o navegador Primo, seguiu a receita universal, que é copiar em um cartão SD o referido navegador, junto com alguns outros arquivos.

Eu, como várias vezes, ao ligar o gps no carro, notava que havia esquecido o cartão (sempre estou atualizando alguma coisa no cartão) e tinha de voltar ao apartamento para pegar o cartão, ou usar o navegador nativo do Magellan, que eu detestei desde o primeiro dia de uso.

Então, aprendiz de feiticeiro que sou, na área de informática (posso dizer que conheço muita coisa, mas sempre por fuçar na internet ou perguntar a amigos que são ou foram do ramo - obrigado Fidelis pela valiosa ajuda com linguagens e scripts), resolvi fazer o Primo 2.4 funcionar no Magellan sem precisar de um cartão contendo o navegador e os tais arquivos de inicialização.

 

Mas, eu tinha medo de apagar alguma coisa na memória interna, que causasse o travamento do aparelho, como já vi acontecer diversas vezes nos fóruns da vida.

 

Aí o destino ajudou. Um dia desses notei que ao ligar o Magellan sem cartão SD, o mesmo entrava em modo de armazenamento USB.. O navegador original havia sumido, restando apenas alguns arquivos "Dummy".

 

isso me animou (o aparelho continuava funcionando), e eu copiei o Primo 2.4, sem o Mapchanger (não ia caber) e consegui rodar o navegador na memória interna, mas com os arquivos de acionamento ainda no cartão.

 

Ainda não satisfeito, pois eu ainda dependia do cartão SD com os tais arquivos, resolvi transferir os referidos arquivos, menu inclusive, para a memória interna. Tive de renomear o executável (iboot.exe) e seus penduricalhos.

 

Funcionou.

 

Mas...apareceu um problema colateral: Não tenho mais acesso à memória interna do gps. Até a próxima atualização de mapas, pois, etc, vai continuar tudo bem. Mas e depois?

 

Estou tentando configurar um mortscript no cartão, para que ele delete os arquivos que estão na memória interna, arquivos esses que impedem o acesso direto.

 

Aceito sugestões, enquanto faço aqui minhas receitas mais ou menos empíricas para tentar reverter a situação.

 

Minha idéia básica é tentar enganar o menu que está na memória interna do gps, que me dá a opção de rodar o Primo. Pensei em elaborar um script, disfarçado de Primo.exe, para apagar a besteira que fiz. :golpes:

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Nesse seu iGo Primo não tem no menu a opção de chamar outros programas externos?

 

Tipo um player, um leitor de pdf,..., pq desse modo poderia ter um outro menu que habilitasse a possibilidade de acessar a memoria interna.

 

Ou executasse um arquivo de atalho ao Sistema Operacional do Wince.

 

Muito se fala no startwin.exe para isso:

 

http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=168&t=60

 

http://ptcomputador.com/Sistemas/windows/226521.html

 

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?t=5799#p31584

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá, pessoal.

 

Sem querer justificar a besteira que fiz (mexer em coisas que não se domina), havia mais um motivo para eu colocar o Primo na memória interna do gps, além de sempre esquecer o cartão no notebook, depois de fazer alguma modificação ou atualização.

Atualmente, de vez em quando, o gps não reconhecia o cartão (acontecia com mais de um cartão), como se, de tanto tirar e colocar o cartão no slot, alguma coisa estivesse causando mau contato.

 

Mas, a coisa não está tão feia como pensei. Como eu havia copiado, entre outros arquivos, o menu de chamada do Primo, para dentro da memória interna, eu achei que o menu que estivesse ativo fosse ele. Sendo ele, eu não teria como editar nunca o mesmo.

Hoje percebi, inserindo um cartão sem nada gravado nele, que não apareceu o menu.

Então, o menu que está funcionando está fora da memória interna, a que está inacessível pelos meios normais. É o do cartão SD.

 

Experimentei o StartWin.exe, mas recebi a mensagem de erro de que ele não é um aplicativo para Windows CE. Não entendi nada.

Acabei de experimentar o cecmd.exe, também sugerido aqui no tópico, e tive sucesso.

Apareceram todos os arquivos da pasta não oculta do gps. Dá para renomear (renomear não dá pois o WinCE do Magellan não tem o teclado), apagar, etc, tudo que eu quiser.

 

Como não tenho pressa em consertar o estrago, já que o Primo da memória interna está funcionando legal, criei um ícone na tela do menu, para chamar o programinha quando necessitar. Por falar nisso, lembro que existiam alguns menus onde havia um ícone para entrar no Windows CE do gps. Um deles era um menu do Capuletto.

Procurei e não encontrei mais o danado.

 

Bom, é isso. Agradeço aos colegas que se dispuseram a ajudar, indicando possíveis soluções.

 

Abs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá, pessoal.

 

Procurei e não encontrei mais o danado. Acho que era um menu do Capuletto, antigo colega de fórum, que por sua vez havia copiado de um cara estrangeiro.

 

Bom, é isso. Agradeço aos colegas que se dispuseram a ajudar, indicando possíveis soluções.

 

Abs

 

Luiz,

 

Segue abaixo o link do menu do Capuletto.

 

https://drive.google.com/file/d/1YOCz_YQQrtuD0pkRPb5l3WHCUdlogyCP/view?usp=sharing

 

abçs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado, Hctomio e Catonne

 

Baixei o menu do Capuletto no link da msg acima e...descobri uma coisa: esse menu é o que eu uso.

Só que fui mudando tanta coisa, apagando executáveis e dlls que não me serviam mais que ele ficou irreconhecível. Além da idade dos meus poucos neurônios restantes dificultar a coisa :unsure: .

 

No menu original do Capuletto tem o cecmd.exe, entre outros executáveis interessantes.

 

Abs

  • Like 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...