Ir para conteúdo
GPS Clube
  • 0

Loading Primo


mauricioea

Pergunta

Pessoal,

Uma dúvida, eu coloquei um loading.bmp e um exiting.bmp escolhido por mim dentro da pasta de resolução de uma Skin Dimka, e quando liguei o GPS não apareceu o loading que coloquei e sim apareceu o loading que estava dentro do data.zip, mas ao desligar o GPS apareceu o exiting que coloquei na Skin.

Já testei os arquivos, estão na resolução correta, esta na extensão .bmp, etc.

Pergunto-lhes, deveria funcionar da maneira que fiz?

 

Sei que seu criar na raiz do Navegador uma pasta ui_igo9 e dentro desta criar outra pasta com a resolução de meu GPS, exemplo 480_272 e dentro desta pasta eu colocar o loading.bmp e o exiting.bmp daí funciona perfeitamente, mas é que eu queria customizar o Loading e o Exiting na Skin. Alguma sugestão?

 

Fico no aguardo de alguma explicação, pois sinceramente não entendi porque não funcionou!

 

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom, acredito eu, que o navegador dá preferência ao Data.zip, experimente renomear o loading.bmp (loading1.bmp) do Data.zip... Apareceu o exiting.bmp que vc criou, porque provavelmente não tinha esse arquivo no Data.zip...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ROP,

 

Eu verifiquei e no data.zip tinha sim o exiting.bmp, talvez o navegador dê preferência para o Loading do data.zip, mas isso vem de onde?

Se tirar o loading.bmp do data.zip daí funciona, mas eu não quero alterar o data.zip pois no caso de utilizar a Skin padrão daí não vai funcionar pela falta do arquivo loading.bmp

Pensei se poderia ter algum comando no sys.txt que mostre o caminho do loading.bmp para a Skin mas não achei nada.

A idéia deste tópico é tentar descobrir porque não funcionou.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pode está em vários lugares: Data.zip, em algum módulo UX, na pasta ui_igo9, skin e em casos raríssimo no branding.zip,

Cola em todas estas pastas que te indiquei, tenho certeza que ira mostrar sua customização...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

D780 e ROP,

Eu já criei a pasta ui_igo9/480_272 e coloquei os arquivos dentro e funcionou, só que eu queria saber o motivo de não ter funcionado se colocando os arquivos na pasta ui_igo9/480_272 de dentro da Skin?

Curiosidade, entenderam!

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

D780 e ROP,

Eu já criei a pasta ui_igo9/480_272 e coloquei os arquivos dentro e funcionou, só que eu queria saber o motivo de não ter funcionado se colocando os arquivos na pasta ui_igo9/480_272 de dentro da Skin?

Curiosidade, entenderam!

Mauricioea

Acredito eu que seja uma questão de hierarquia característica do Primo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mauricioea:

 

Pelo que eu saiba, o primeiro arquivo lido pelo navegador é o Data.zip e os que vêm depois têm prioridade sobre ele (branding, skin, ux e sys, não sei em qual ordem). Logo, o loading do Data.zip não deveria ser exibido e sim o que você modificou. Talvez tenha havido algum problema na inserção da imagem na skin, arquivo corrompido ou algo parecido. Já tentou refazer todo o processo ? Tentou usar a imagem no formato bmp rle do iPAQ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xenon,

Fiz todos os testes, o arquivo está perfeito e funcional, coloquei na pasta ui_igo9/480_272 e funcionou perfeito, coloquei no Branding.zip e funcionou perfeito, mudei o do data.zip e funcionou perfeito, modifiquei uma UX e coloquei o arquivo nela e funcionou perfeito, agora deixando os novos arquivos só na Skin o novo loading.bmp não é lido, o loading do data.zip é prioridade sobre ele e o mais engraçado é que o exiting.bmp é lido corretamente o da Skin e não o do data.zip.

Deve ter alguma programação interna no Primo que diz que o loading.bmp da Skin não é priorotário.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Maurício e demais colegas,

 

começo observando que estou sumido do fórum apenas por apertos profissionais e não por descaso. ;)

 

Bem, afirmo que a skin sempre tem prioridade em relação ao data.zip. Inclusive têm várias skins com loading e exiting internamente e funcionando como o esperado. A questão é simples de entender: os arquivos no Primo (por exemplo) são zip, compactados. Então o executável descompactada, primeiro, o data.zip, depois o restante (branding => ux => skin). Obviamente que arquivos com o mesmo nome serão sobrescritos e, portanto, será "lido" o último deles. Esta é a lógica básica.

 

O problema que você está enfrentando deve ser por outro motivo. Apesar de ter dito que as dimensões, formato (bmp), etc. estão corretas, ainda podem restar outras coisas. Vamos por partes. Se uma pessoa quiser loading/exiting diferentes para os modos diurno e noturno, então um par deve estar na pasta da resolução e outro par na subpasta skin_night. A ordem é assim: skin (digamos, 800_480) => skin_night. Caso não exista um arquivo na subpasta skin_night, mas sim na pasta da resolução, então este terá prioridade. Caso exista um (ou mais) arquivo(s) na subpasta skin_night, bem como na pasta da resolução, o(s) arquivo(s) da skin_night terá prioridade.

 

Como falei acima, não basta ter os arquivos de tamanho correto, formato correto, etc.; é preciso observar detalhes. Por exemplo, se o data.zip que você está usando tem loading e exiting na subpasta skin_night da resolução usada, caso não estejam presentes na skin_night da skin modificada e caso o teste tenha sido feito durante a noite, então aparecerá aqueles arquivos do data.zip.

 

É importante observar que o Primo tem loading e exiting distintos para os modos diurno e noturno. Assim, os arquivos da skin só terão prioridade se os correspondentes arquivos estiverem presentes nas duas pastas: na da resolução e na skin_night correspondente. Além disso, também é preciso certificar que não existam módulos ux, branding, etc. que possam conter arquivos deste tipo.

 

Sugestão: verifique se os arquivos loading e exiting estão presentes na resolução e skin_night em sua skin modificada. Caso queira o mesmo para os modos diurno e noturno, basta copiar os arquivos para as duas pastas citadas: caso queira um visual distinto para os dois modos, basta ter ambos os arquivos nas duas pastas, mas selecionando o visual corresponde para cada pasta.

 

Caso o problema persista, então desconfie de arquivo corrompido ou fora do padrão. Explico: o fato de um arquivo ter extensão bmp não significa que todos são do mesmo tipo, idem para jpg, etc. A codificação e o número de cores é importante, pois o Primo é chato com estas coisas. Além disso, gostaria de lembrar que um arquivo bmp é sempre grande, o que consome mais memória (sim, um vez que um arquivo é aberto no Primo, ele continua aberto, mesmo não aparecendo, pois o Primo trabalha com camadas, exibindo sempre a última, mas os arquivos estão lá, abertos e consumindo memória).

 

Uma ideia é usar arquivo jpg ("jota peg"), que é menor e o Primo aceita, mas com uma "manobra": o Primo não lê arquivo jpg diretamente, mas se você salvar um arquivo em jpg e depois renomear a extensão para bmp, então o Primo funciona corretamente. Exemplo: seja xxx.jpg o arquivo jpeg, basta renomeá-lo para xxx.bmp e inserir em algum arquivo zip do Primo. Só isso.

 

Tantos os arquivos bmp e jpeg devem ser salvos em formato padrão, nada de OS2, mac, etc. Também deve ser evitado bmp com canal alpha (isto é, com transparência) nos arquivos de loading e exiting, pois problemas podem surgir.

 

Revise tudo e teste novamente, garanto que funciona. Se mesmo assim tiver problemas, avise. Estou diminuindo a correria e em breve terei mais tempos para os amigos de fórum, tentando ajudar com as dificuldades ou entendimentos sobre certos assuntos.

 

 

Abração!

 

 

PS: vi nestes dias que havia perguntado algo sobre as vozes, não tive tempo para ver antes e nem de responder. Farei tal coisa quando conseguir mais tempo. ;)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo Xamanian, bom dia!

Tomei todos os cuidados que citou e não funcionou. O data.zip tem os arquivos loading e exiting na pasta ui_igo9/480_272 e também no ui_igo9/480_272/skin_night.

Não fiz os testes com outro navegador e outra Skin, vou fazer e depois posto os resultados.

Só para informação estou utilizando uma Dimka 171.

Como citei num post anterior, funciona tudo certo colocando os arquivos via branding.zip, ux, pasta ui_igo9 e alterando o próprio data.zip, só não funcionou pela Skin, o loading pois o exiting funcionou.

Mauricioea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Maurício,

 

faça mais um teste com o loading: crie um arquivo jpg (isto é, converta o seu bmp já pronto para jpg) e use os dois arquivos: loading.bmp e loading.jpg. Como lhe disse antes, o Primo lê naturalmente um jpeg se renomeado para bmp, mas é possível usar um jpg diretamente mexendo nas configurações (já vi Primo antigos assim). Veja se funciona e me reporte depois.

 

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha só:

Estou sem o PC agora pra testar, mas acredito que a skin Dimka não tem o arquivo "start.ui" dentro da pasta ui_igo9/common, e é neste arquivo que tem o comando de loading.

Então, quando se liga o gps, o navegador vai carregar este arquivo "start.ui" e só vai achar ele no DATA.

Experimente acrescentar esse arquivo de "start" dentro da skin Dimka, com isso o navegador vai iniciar a carregar pela skin e consequentemente vai carregar sua imagem de loading.

Faça esse teste, como disse estou longe, e apenas pensei nisto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cláudio,

 

acho que, no caso do Primo, não é neste arquivo que você citou. O start.ui (e start.lua) realmente está(ão) relacionados com o carregamento do navegador, mas no caso do Primo o loading pode ser configurado no sys.txt. Assim:

 

[loading]
loading_bmp=loading.bmp
progressbar_bmp=loading_progressbar.bmp
progressbar_end_bmp=loading_progressbar_end.bmp
show_progressbar=1
show_statustext=1
text_align=2 ; 0 1 2 = L C R
text_fontsize=25

 

 

Acima, L = esquerda, C = centro e R = direita. Ou seja, a posição do texto que aparece durante o carregamento. Note a primeira linha do parágrafo, é o comando para carregar o arquivo de loading.

 

 

Abração!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Xamanian e Clauriotrg,

Primeiro obrigado pelas ajudas.

Claudio, copiei os arquivos start.ui e start.lua e instalei os mesmos na Skin, rodei o navegador e infelizmente não funcionou.

Xamanian, fiz as suas sugestões e também não obtive sucesso, inclusive alterei o sys.txt e coloquei em loading esta linha "loading_bmp=loading.jpg" e coloquei o arquivo loading.jpg dentro da Skin e daí o navegador nem inicia.

Acho que no Primo não funciona colocar os arquivos diretamente nas Skins, lembrando que o exiting.bmp este sim funciona.

Mauricioea

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

importante ....... procure por qualquer arquivo de loading ou exiting para excluí-los

eles podem estar em data.zip ou na skin

apenas aqueles que são colocados na pasta ui_igo9 devem ser

pd: Se tiver problemas envie-me as imagens e eu preparo-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...