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GPS Clube
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Novas Schemes


Xamanian

Pergunta

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franciscorodrigues

Esse seu navegador é um dos 1º para android (Primo 2.4), na época existia muitas modificações e adaptações para funcionar normalmente (skin "diMkaWA, Doupas, GjAk e até mesmo no Branding skin").

Pode ser que seu pacote existe alguma incompatibilidade com as instruções referente ao scheme. Provavelmente em seu pacote existem pelo menos 2 pastas "ui_android" uma  dentro do data.zip e outra fora (pode está também no "branding.zip" ou na "skin.zip" ), sendo assim o navegador deve está buscando a imagem aleatoriamente. Ou seja, arrumar a imagem em pelo menos 3 pastas...

Hoje a estrutura do "navegador iGO android" é diferente, te sugiro a intalar uma versão mais atual e testar, escolha um pacote aqui: http://gpsclube.com/forum/index.php?/forum/36-download/

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2 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Grato, Xamanian. Citei a "jove night" até desnecessariamente pois realmente a, scheme, em que o sol aprece são apenas as do modo dia. Verifiquei minha gfx e de fato o aquivo é apenas um pontinho. Alguém já tentou mudar essa imagem para um sol maior e ver no que dá?

Criei a imagem do dia de um céu mais realista, coloquei um sol nela e coloquei no gps. Mas como há um sol "nativo" no Primo, se ele me aparecesse sempre, removeria o sol desta imagem e deixaria apenas o ceu.

No meu caso, o sol que me aparece de vez em quando, esta na pasta que citei acima: "data/ui android/common". inclusive mudei a imagem para um sol mais realista e continua aparecendo.

O curioso é que ela já me apareceu até mesmo no modo noturno, depois da da troca de scheme da facil dia para a jove night. Teria algo a ver com configuração de horário em algum arquivo?

 

"desde que a scheme esteja devidamente configurada para isso."

Nesse caso, não dá pra configurar pra aparecer sempre durante o dia?

 

"Ou seja, não vai aparecer o sol em schemes deste tipo (e é o caso da fácil dia)."

Nesse caso, há schemes que fazem aparecer o sol o tempo todo? Quais schemes poderia usar ou quais me indicaria?

 

Meu navegador é um  iGO_9.6.29.468978 (1024x768). Grato

 

Francisco,

dê uma olhada nos arquivos do link abaixo:

https://www.mediafire.com/file/7zczpdz5n4emmdr/Schemes_e_GFX.rar/file

Estas foram as modificações que fiz até 2019. Lá você encontrará outras imagens do sol, entre outras coisas. Abra uma das schemes, localize a abra o arquivo color.ini (use um editor de texto, tipo Bloco de Notas); este é o arquivo de configurações das schemes em geral. Role a tela até encontrar a seção [others]. Nos arquivos editados por mim você verá:


[other]
texture="texture.spr" ; paleta de texturas
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp" ; cores de elevação e sombreamento
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está acima de 20° em relação a linha do horizonte
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 7° em relação a linha do horizonte
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 4° em relação a linha do horizonte
;
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo 7° em relação a linha do horizonte
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 4° em relação a linha do horizonte
;
; As linhas acima permitem a composição do entardecer e amanhancer, ao trocar as figuras (bmp's) do céu e do sol. Por exemplo, à medida que o sol real vai se pondo no horizonte, as figuras de céu começam a ser trocadas. Da mesma forma, a figura do sol vai ficando cada vez mais próxima da linha do horizonte, dando a sensação de que o sol está se pondo.
;
; OBS.: o navegador usa o horizonte real como referência, de modo que a tela de navegação/mapa (que é virtual) também se apresente desta maneira. Assim, em regiões muito montanhosas, a figura do sol poderá não aparecer na tela de navegação, pois estará encoberto pelas montanhas (que aparecem na tela de mapa). Isto se deve ao fato do ângulo estar muito baixo (conforme linhas acima).

 

Ou seja, acima tem todos os detalhes sobre a funcionalidades de troca de arquivos de céu e de sol. Na pasta GFX, que segue em anexo também, você encontrar os arquivos de céu e sol. Use o software iPAQ para visualizar os arquivos que usei. Entendida a lógica usada por mim, então basta modificar qualquer scheme, personalizando-a da maneira que preferir.

[ ]'s,

.XA.

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2 horas atrás, d780 disse:

franciscorodrigues

Esse seu navegador é um dos 1º para android (Primo 2.4), na época existia muitas modificações e adaptações para funcionar normalmente (skin "diMkaWA, Doupas, GjAk e até mesmo no Branding skin").

Pode ser que seu pacote existe alguma incompatibilidade com as instruções referente ao scheme. Provavelmente em seu pacote existem pelo menos 2 pastas "ui_android" uma  dentro do data.zip e outra fora (pode está também no "branding.zip" ou na "skin.zip" ), sendo assim o navegador deve está buscando a imagem aleatoriamente. Ou seja, arrumar a imagem em pelo menos 3 pastas...

Hoje a estrutura do "navegador iGO android" é diferente, te sugiro a intalar uma versão mais atual e testar, escolha um pacote aqui: http://gpsclube.com/forum/index.php?/forum/36-download/

Valeu. Pelas dicas e esclarecimentos d780. Vou analizar e  tentar personlizar um pacote mais atual.

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1 hora atrás, Xamanian disse:

Francisco,

dê uma olhada nos arquivos do link abaixo:

https://www.mediafire.com/file/7zczpdz5n4emmdr/Schemes_e_GFX.rar/file

Estas foram as modificações que fiz até 2019. Lá você encontrará outras imagens do sol, entre outras coisas. Abra uma das schemes, localize a abra o arquivo color.ini (use um editor de texto, tipo Bloco de Notas); este é o arquivo de configurações das schemes em geral. Role a tela até encontrar a seção [others]. Nos arquivos editados por mim você verá:


[other]
texture="texture.spr" ; paleta de texturas
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp" ; cores de elevação e sombreamento
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está acima de 20° em relação a linha do horizonte
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 7° em relação a linha do horizonte
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está abaixo de 4° em relação a linha do horizonte
;
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo 7° em relação a linha do horizonte
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 4° em relação a linha do horizonte
;
; As linhas acima permitem a composição do entardecer e amanhancer, ao trocar as figuras (bmp's) do céu e do sol. Por exemplo, à medida que o sol real vai se pondo no horizonte, as figuras de céu começam a ser trocadas. Da mesma forma, a figura do sol vai ficando cada vez mais próxima da linha do horizonte, dando a sensação de que o sol está se pondo.
;
; OBS.: o navegador usa o horizonte real como referência, de modo que a tela de navegação/mapa (que é virtual) também se apresente desta maneira. Assim, em regiões muito montanhosas, a figura do sol poderá não aparecer na tela de navegação, pois estará encoberto pelas montanhas (que aparecem na tela de mapa). Isto se deve ao fato do ângulo estar muito baixo (conforme linhas acima).

 

Ou seja, acima tem todos os detalhes sobre a funcionalidades de troca de arquivos de céu e de sol. Na pasta GFX, que segue em anexo também, você encontrar os arquivos de céu e sol. Use o software iPAQ para visualizar os arquivos que usei. Entendida a lógica usada por mim, então basta modificar qualquer scheme, personalizando-a da maneira que preferir.

[ ]'s,

.XA.

Xamanian você é o cara mesmo, (rrssss). Tudo já prontinho e esquematizado. É muita boa vontade para com o próximo.

Como as imagens originais do primo são meio pobres no visual, na verdade até já havia feito as 4 imágens de ceu mais realista: 1 do sol do dia (sky_0_), e as 3  do entardecer progressivo (Sky_1, sk_2, e sky_3). E as 3 últimas possuem o entardecer em degradê. Nas 4 coloquei o sol. No entardecer, às vezes me aparece o sol nativo do iGO primo, aí tenho sol duplicado. É esse o problema que queria resolver.

Mas pelo que vejo com seu minuncioso trabalho com a edição dos arquivos acima, terei uma super upgrade em termos de imágens e também a solução dos problemas. Vou tirar um tempo pra analisar, entender e fazer as mudanças. Obrigadaço.

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franciscorodrigues essa pasta gfx era o que eu usava no win ce com igo primo, agora estou com android nextgen e apenas coloquei esta pasta, mas é apenas umas 5 imagens que fazem um entardecer realistico, essas imagens são fixos a lua por exemplo se eu der um giro 360 no gps aparece varias vezes entende...

editei umas imagens deste GFX que informei coloquei um sol e no day e uma lua no night e aproveitei dei uma personalizada... Ficou funcionando perfeitamente pois o bug que as vezes não aparecia estava na scheme que tinha que ser oldstak day e olstak night (não sei a forma certa da escrita)... mas com essas duas a pasta gfx foi puxada perfeitamente o céu e o entardecer ficou luxo

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19 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Xamanian você é o cara mesmo, (rrssss). Tudo já prontinho e esquematizado. É muita boa vontade para com o próximo.

Como as imagens originais do primo são meio pobres no visual, na verdade até já havia feito as 4 imágens de ceu mais realista: 1 do sol do dia (sky_0_), e as 3  do entardecer progressivo (Sky_1, sk_2, e sky_3). E as 3 últimas possuem o entardecer em degradê. Nas 4 coloquei o sol. No entardecer, às vezes me aparece o sol nativo do iGO primo, aí tenho sol duplicado. É esse o problema que queria resolver.

Mas pelo que vejo com seu minuncioso trabalho com a edição dos arquivos acima, terei uma super upgrade em termos de imágens e também a solução dos problemas. Vou tirar um tempo pra analisar, entender e fazer as mudanças. Obrigadaço.

Francisco,

o sol nativo do Primo é um pontinho, logo ele não aparecerá. Se está aparecendo, então tem duas possibilidades:

1. O arquivo sun.bmp (ou spr, de dimensionamento e posicionamento do bmp) está presente na própria skin. Veja se a mesma tem uma pasta gfx em seu interior. Se sim, basta remover. Se não tiver tal pasta, edite a linha que começa por sun_picture e termina por sun.bmp/spr; algo do tipo sun="gfx/day/sun.spr". Ou coloque um ponto e vírgula na frente da linha ou a apague. Veja se resolve o problema.

2. Talvez tenha alguma coisa na pasta Save que "memorizou" o sol nativo do Primo. Apague alguns arquivos na pasta Save\profiles\01, deixe-a como no print abaixo:

image.png.dae1c825e4895a26fd18fd2fe1b9eb18.pngimage.png.dae1c825e4895a26fd18fd2fe1b9eb18.png

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Olá xamanian.

Boa tarde. Instalei as schemes. Funcionando perfeito tanto em em meu Tab A de 8 pg , com android 7 (que estou usando no carro), como em meu S20, resolução 4k, com android 13.

Parabéns pelo excelente trabalho. Alta qualidade, imagens incríveis, pincéis de nuvens excelentes. O céu noturno ficou impressionante. O aspecto de brilho no céu noturno estrelado foi alcançado com exito.

(Quando fiz o meu céu do dia, fiz com um pincel de Fotoshop que usei no gimp. Modestia à parte, ficou também bem legal. rrsss).

Nos testes que fiz o sol não apareceu de dia de forma alguma, somente ao entardecer. Como disseste anteriormente, notei que realmente o sol só aparece quando estamos de frente para sua posição. De costas não aparece. Entendo que faz parte da idéia de realismo caprichado do Primo, partindo da lógica do posicionamento do condutor em relação ao sol.

Outra coisa que notei e achei estranho, foi que o deslocamento do sol ao invés de ser declinando para sumir na linha do horizonte, ocorreu na forma inversa.  Parei em um local, observei cuidadosamente, e percebi por várias vezes seu deslocamento para cima, e não para baixo. Isso seria um bug do primo? Não deveria ser ao contrário? Poderia ser corrigido. Achei que seria útil comentar a experiência.

Citei acima:

"No entardecer, às vezes me aparece o sol nativo do iGO primo, aí tenho sol duplicado. É esse o problema que queria resolver".

E você respondeu:

"...Se está aparecendo, então tem duas possibilidades: ...

... Se sim, basta remover....  ...Ou coloque um ponto e vírgula na frente da linha ou a apague. Veja se resolve o problema."

Parece que não me expliquei direito, por conseguinte acho que causei uma entendimento errado da questão. Na verdade não quero evitar que o sol nativo do primo fique aparecendo junto ou alado do sol que coloquei em minha imágem do céu do dia.

O que realmente quero é que o sol nativo do Primo fique aparecendo o dia inteiro, e se pondo ao entardecer, para que eu possa eliminar o sol da imágem que criei.

A pergunta é: tem como fazer o sol nativo do Primo aparecer o dia inteiro quando de frente para o sol real? Ou o Primo foi programado apenas para mostrar o por do sol?. Obrigado.

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Olá sosgps. Boa noite.

Pergunto: na sua experiência com essa gfx, o sol aparecia sempre durante o dia inteiro? Ou só no entardecer, como no meu caso? No meu só aparecem 3 imágens de transição. Como fez pra ter 5?

Penso que a razão de de o seu céu do dia não transitar para o céu da noite automaticamente deve ser porque você esteja usando durante o dia alguma scheme que é para ser usada a noite. 

Tive um problema assim até descobrir que era isso. Dava 7 da noite e o céu continuva na última tela de transição do entardecer e não mudava pra tela da noite. Veja se não é isso que está acontecendo.

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franciscorodrigues

essa GFX eu utilizava no Igo primo para wince por ventura agora tenho o nextgen no android e fiz um teste de pegar a gfx que ficava na raiz do primo wince e colocar na raiz do nextgen e até funcionou, mais somente com duas schemes especificas nas outras acontece um bug de ficar durante o dia com o céu a noite... muito estranho mais decobri que com a oldstak day v3 funciona de boa....

Em relação a sua pergunta são 5 imagens sim, ( uma de dia fixo, 3 imagens de entardecer realistico e 1 imagem a noite fixa), nessas pastas apararece um sol fixo e uma lua fixa da própria imagem... não aparece mais nenhuma que seja do sistema do igo ok

Pude perceber também que as imagens não entram em transição até escurecer totalmente eu preciso reiniciar para ir mudando (creio que seja devido a essa pasta gfx ser de um igo wince)...

Estou testando a própria ux sky que tem no nextgen com as duas schemes que o amigo disponibilizou logo acima para download e parece funcionar, irei aguardar até amanhã para ver se vai entardecer automaticamente rsrsrs, mas pelo que vi também são lua e sol fixos desta ux sem nenhum sol o lua que seja do igo

E reinterando amigo realmente faz sentido o que você está falando de testar scheme dia na noite e o céu ficar a noite de dia...

Será que seja isso? Pq fiz um teste agora e coloque scheme   odytsak-Day-v3-Pitaco agora de noite e ao invés de ficar o céu azul ficou cheio de estrelas e de noite kkkk

Será que é isso... Irei aguardar até amanhã de manhã para ver... Obrigado

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sosgps,

meu problema de a última imágem, a de numero 3 do por do sol não estar transitando ou trocando para a imágem fixa da noite, era porque estava usando  durante o dia a scheme oldstake night (que é pra ser usada à noite). Daí não trocava as imágens. Quando troquei de oldstske night para a fácil dia durante o dia, trocou normalmente para a scheme jove night que é a scheme que costumo usar pra noite. Não deu mais erro. 

Por isso supuz ser o que deve estar acontecendo no seu caso.

Minhas imagens estão na pasta ui_android do data. E são apenas 5 como no seu caso. Mas as do gfx do xamanian são 21 imágens que creio são para fornecer transições mais suaves e discretas com abjetivo de mais realismo do cair da tarde.

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Entendi franciscorodrigues,

essas 21 imagens creio também que são para isso... Você teria esse arquivo e a instalação para me fornecer pois fiz um teste agora na pista e não deu certo está tudo aleatório, tentarei fazer o teste... No igo primo que eu tinha era perfeito a traca mais no nextgen tá dificil funcionar

 

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14 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Olá xamanian. Boa tarde. Instalei as schemes. Funcionando perfeito tanto em em meu Tab A de 8 pg , com android 7 (que estou usando no carro), como em meu S20, resolução 4k, com android 13.

Parabéns pelo excelente trabalho. Alta qualidade, imagens incríveis, pincéis de nuvens excelentes. O céu noturno ficou impressionante. O aspecto de brilho no céu noturno estrelado foi alcançado com exito.

(Quando fiz o meu céu do dia, fiz com um pincel de Fotoshop que usei no gimp. Modestia à parte, ficou também bem legal. rrsss).

Nos testes que fiz o sol não apareceu de dia de forma alguma, somente ao entardecer. Como disseste anteriormente, notei que realmente o sol só aparece quando estamos de frente para sua posição. De costas não aparece. Entendo que faz parte da idéia de realismo caprichado do Primo, partindo da lógica do posicionamento do condutor em relação ao sol.

Outra coisa que notei e achei estranho, foi que o deslocamento do sol ao invés de ser declinando para sumir na linha do horizonte, ocorreu na forma inversa.  Parei em um local, observei cuidadosamente, e percebi por várias vezes seu deslocamento para cima, e não para baixo. Isso seria um bug do primo? Não deveria ser ao contrário? Poderia ser corrigido. Achei que seria útil comentar a experiência.

Citei acima:

"No entardecer, às vezes me aparece o sol nativo do iGO primo, aí tenho sol duplicado. É esse o problema que queria resolver".

E você respondeu:

"...Se está aparecendo, então tem duas possibilidades: ...

... Se sim, basta remover....  ...Ou coloque um ponto e vírgula na frente da linha ou a apague. Veja se resolve o problema."

Parece que não me expliquei direito, por conseguinte acho que causei uma entendimento errado da questão. Na verdade não quero evitar que o sol nativo do primo fique aparecendo junto ou alado do sol que coloquei em minha imágem do céu do dia.

O que realmente quero é que o sol nativo do Primo fique aparecendo o dia inteiro, e se pondo ao entardecer, para que eu possa eliminar o sol da imágem que criei.

A pergunta é: tem como fazer o sol nativo do Primo aparecer o dia inteiro quando de frente para o sol real? Ou o Primo foi programado apenas para mostrar o por do sol?. Obrigado.

Caro Francisco,

a resposta sobre o sol aparecer o dia inteiro se encontra nestas duas linhas que citei em post acima:

background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está acima de 20° em relação a linha do horizonte

sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte

Se você conferir o arquivo de céu, ou seja, o arquivo sky_0.bmp, é justamente ele que aparece durante todo o dia. Porém o arquivo de sol, arquivo sun_0.bmp, parece que ele não aparece, pois nunca o vi antes. Ao que parece, o sol só começa a aparecer no pôr do sol a partir do ângulo de 20º e os arquivos vão trocando até atingir a linha do horizonte, ou seja, em 0º.

No Primo que uso, tanto para WinCE quanto para Android, os arquivos são trocados em movimento descendente, ou seja, na ordem correta. O problema da inversão pode ser por outros motivos. Reveja as linhas na schemes que tratam do assunto, elas devem ser colocadas na ordem que mencionei. Nas scheme noturna a ordem é inversa, pois os arquivos de sol devem ser trocados para que o sol suba no céu (ou seja, durante o nascimento do sol. E na scheme diurna tem que ser na ordem que coloquei em post anterior, para que o sol apareça descendo no céu. Talvez as linhas citadas do arquivo color.ini estejam invertidas em suas schemes, ou seja, o que deveria estar na diurna está na noturna e vice-versa. Confira isso.

Outra coisa importante: no link que deixei em post anterior, que contém a pasta GFX e vários arquivos e pastas, tem uma pasta de nome Inserir na raiz do Primo. O uso dela é muito importante para que as schemes que fiz funcionem corretamente, sem isso bugs vão aparecer. E talvez seja esse um dos problemas que você e nosso colega SOSGPS estejam enfrentando. Motivo: no interior da citada pasta tem uma subpasta de nome ui_igo9. Esta subpasta está presente no data.zip. Quando a gente quer sobrepor um ou mais arquivos no data.zip sem ter que substituir no próprio data.zip, a gente usa o macete de colocar a subpasta ui_igo9 na raiz do Primo. Mas observe que essa pasta é para Primo WinCE. Para Android ela deve ser renomeada para ui_android e para Nextgen ela deve ser renomeada para ui_nextgen. Em suma, copie as duas subpastas da pasta "Inserir na raiz do Primo" para o cartão de memória, depois renomeie a subpasta "ui_igo9" para "ui_android" e faça testes.

Ao renomear a pasta que falei, você terá o seguinte arquivo: \ui_android\common\default.vis. Tempos atrás fiz modificações significativas no arquivo default.vis, que é responsável pelo visual do Primo e uso daquilo que está programado no arquivo color.ini da scheme. Havia vários recursos que estavam (e ainda estão) desabilitados no arquivo default.vis original. Eu os habilitei para ter um visual mais interessante, mas para funcionar é preciso que se use todo o conjunto de arquivos que disponibilizei, bem como as schemes que estão no pacotinho. Dentre os recursos que falo: cor da área hospitalar, cor da pista de aeroporto, cor da área do aeroporto, cor da região de cemitérios, cor de área militar, cor de areia da praia, cor do litoral oceânico, cor de praças, jardins, parques, etc. (que podem ser configuradas em cores distintas), etc.

Talvez, Francisco, você e o SOSGPS não tenham renomeado a pasta ui_igo9 para a forma correta, até porque eu esqueci de falar sobre isso. Tente seguir alguns dos meus comentários acima e veja se consegue resolver os problemas.

Abraços aos amigos,

.XA.

 

 

 

 

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2 horas atrás, Xamanian disse:

Caro Francisco,

a resposta sobre o sol aparecer o dia inteiro se encontra nestas duas linhas que citei em post acima:

background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está acima de 20° em relação a linha do horizonte

sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte

Se você conferir o arquivo de céu, ou seja, o arquivo sky_0.bmp, é justamente ele que aparece durante todo o dia. Porém o arquivo de sol, arquivo sun_0.bmp, parece que ele não aparece, pois nunca o vi antes. Ao que parece, o sol só começa a aparecer no pôr do sol a partir do ângulo de 20º e os arquivos vão trocando até atingir a linha do horizonte, ou seja, em 0º.

No Primo que uso, tanto para WinCE quanto para Android, os arquivos são trocados em movimento descendente, ou seja, na ordem correta. O problema da inversão pode ser por outros motivos. Reveja as linhas na schemes que tratam do assunto, elas devem ser colocadas na ordem que mencionei. Nas scheme noturna a ordem é inversa, pois os arquivos de sol devem ser trocados para que o sol suba no céu (ou seja, durante o nascimento do sol. E na scheme diurna tem que ser na ordem que coloquei em post anterior, para que o sol apareça descendo no céu. Talvez as linhas citadas do arquivo color.ini estejam invertidas em suas schemes, ou seja, o que deveria estar na diurna está na noturna e vice-versa. Confira isso.

Outra coisa importante: no link que deixei em post anterior, que contém a pasta GFX e vários arquivos e pastas, tem uma pasta de nome Inserir na raiz do Primo. O uso dela é muito importante para que as schemes que fiz funcionem corretamente, sem isso bugs vão aparecer. E talvez seja esse um dos problemas que você e nosso colega SOSGPS estejam enfrentando. Motivo: no interior da citada pasta tem uma subpasta de nome ui_igo9. Esta subpasta está presente no data.zip. Quando a gente quer sobrepor um ou mais arquivos no data.zip sem ter que substituir no próprio data.zip, a gente usa o macete de colocar a subpasta ui_igo9 na raiz do Primo. Mas observe que essa pasta é para Primo WinCE. Para Android ela deve ser renomeada para ui_android e para Nextgen ela deve ser renomeada para ui_nextgen. Em suma, copie as duas subpastas da pasta "Inserir na raiz do Primo" para o cartão de memória, depois renomeie a subpasta "ui_igo9" para "ui_android" e faça testes.

Ao renomear a pasta que falei, você terá o seguinte arquivo: \ui_android\common\default.vis. Tempos atrás fiz modificações significativas no arquivo default.vis, que é responsável pelo visual do Primo e uso daquilo que está programado no arquivo color.ini da scheme. Havia vários recursos que estavam (e ainda estão) desabilitados no arquivo default.vis original. Eu os habilitei para ter um visual mais interessante, mas para funcionar é preciso que se use todo o conjunto de arquivos que disponibilizei, bem como as schemes que estão no pacotinho. Dentre os recursos que falo: cor da área hospitalar, cor da pista de aeroporto, cor da área do aeroporto, cor da região de cemitérios, cor de área militar, cor de areia da praia, cor do litoral oceânico, cor de praças, jardins, parques, etc. (que podem ser configuradas em cores distintas), etc.

Talvez, Francisco, você e o SOSGPS não tenham renomeado a pasta ui_igo9 para a forma correta, até porque eu esqueci de falar sobre isso. Tente seguir alguns dos meus comentários acima e veja se consegue resolver os problemas.

Abraços aos amigos,

.XA.

 

 

 

 

Ok. Xamanian, bem explicado e entendido. Acho que na primeira vez colquei na memo iinterna do Tab A mas não renomeei a pasta mencionada. Não deu certo e desisti. Tentando de novo, coloquei dentro do data.zip a pasta ui_igo9 e sem renomear e schemes na pasta scheme. Funcionou mas com movimento inverso do por do sol. deve ter sido isso mesmo, por não renomear a pasta. Vou seguir as dicas e reporto depois.

Prgunta: baseado em:

"Ao que parece, o sol só começa a aparecer no pôr do sol a partir do ângulo de 20º e os arquivos vão trocando até atingir a linha do horizonte, ou seja, em 0º."

Não seria possível criar linha de comando (espero não estar falando errado) que faça o mesmo sol, programado para aparecer apenas à tarde, aparecer também desde o amanhecer, até que fosse acionado o sol da tarde?

Se é possível programá-lo pra aparecer à tarde, não se poderia usar os mesmos comandos pra fazê-lo aparecer de dia?

Obrigado.

 

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15 horas atrás, sosgps disse:

Entendi franciscorodrigues, essas 21 imagens creio também que são para isso... Você teria esse arquivo e a instalação para me fornecer pois fiz um teste agora na pista e não deu certo está tudo aleatório, tentarei fazer o teste... No igo primo que eu tinha era perfeito a traca mais no nextgen tá dificil funcionar

 

OI, sosgps. As 21 imágens de que falei estão aqui mesmo no forum e foram postadas pelo xamaniam no link abaixo:

https://www.mediafire.com/file/7zczpdz5n4emmdr/Schemes_e_GFX.rar/file

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4 horas atrás, Xamanian disse:

Caro Francisco,

a resposta sobre o sol aparecer o dia inteiro se encontra nestas duas linhas que citei em post acima:

background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp" ; figura de céu usada quando o sol está acima de 20° em relação a linha do horizonte

sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte

Se você conferir o arquivo de céu, ou seja, o arquivo sky_0.bmp, é justamente ele que aparece durante todo o dia. Porém o arquivo de sol, arquivo sun_0.bmp, parece que ele não aparece, pois nunca o vi antes. Ao que parece, o sol só começa a aparecer no pôr do sol a partir do ângulo de 20º e os arquivos vão trocando até atingir a linha do horizonte, ou seja, em 0º.

No Primo que uso, tanto para WinCE quanto para Android, os arquivos são trocados em movimento descendente, ou seja, na ordem correta. O problema da inversão pode ser por outros motivos. Reveja as linhas na schemes que tratam do assunto, elas devem ser colocadas na ordem que mencionei. Nas scheme noturna a ordem é inversa, pois os arquivos de sol devem ser trocados para que o sol suba no céu (ou seja, durante o nascimento do sol. E na scheme diurna tem que ser na ordem que coloquei em post anterior, para que o sol apareça descendo no céu. Talvez as linhas citadas do arquivo color.ini estejam invertidas em suas schemes, ou seja, o que deveria estar na diurna está na noturna e vice-versa. Confira isso.

Outra coisa importante: no link que deixei em post anterior, que contém a pasta GFX e vários arquivos e pastas, tem uma pasta de nome Inserir na raiz do Primo. O uso dela é muito importante para que as schemes que fiz funcionem corretamente, sem isso bugs vão aparecer. E talvez seja esse um dos problemas que você e nosso colega SOSGPS estejam enfrentando. Motivo: no interior da citada pasta tem uma subpasta de nome ui_igo9. Esta subpasta está presente no data.zip. Quando a gente quer sobrepor um ou mais arquivos no data.zip sem ter que substituir no próprio data.zip, a gente usa o macete de colocar a subpasta ui_igo9 na raiz do Primo. Mas observe que essa pasta é para Primo WinCE. Para Android ela deve ser renomeada para ui_android e para Nextgen ela deve ser renomeada para ui_nextgen. Em suma, copie as duas subpastas da pasta "Inserir na raiz do Primo" para o cartão de memória, depois renomeie a subpasta "ui_igo9" para "ui_android" e faça testes.

Ao renomear a pasta que falei, você terá o seguinte arquivo: \ui_android\common\default.vis. Tempos atrás fiz modificações significativas no arquivo default.vis, que é responsável pelo visual do Primo e uso daquilo que está programado no arquivo color.ini da scheme. Havia vários recursos que estavam (e ainda estão) desabilitados no arquivo default.vis original. Eu os habilitei para ter um visual mais interessante, mas para funcionar é preciso que se use todo o conjunto de arquivos que disponibilizei, bem como as schemes que estão no pacotinho. Dentre os recursos que falo: cor da área hospitalar, cor da pista de aeroporto, cor da área do aeroporto, cor da região de cemitérios, cor de área militar, cor de areia da praia, cor do litoral oceânico, cor de praças, jardins, parques, etc. (que podem ser configuradas em cores distintas), etc.

Talvez, Francisco, você e o SOSGPS não tenham renomeado a pasta ui_igo9 para a forma correta, até porque eu esqueci de falar sobre isso. Tente seguir alguns dos meus comentários acima e veja se consegue resolver os problemas.

Abraços aos amigos,

.XA.

 

 

 

 

Obrigado pela resposta Xamanian, fiz o procedimento certinho porém quando vou mudar a scheme dentro do navegador acaba fechando o app... Não consegui resolver..

Outra coisa tenho uma pasta sky ela deve ser excluida da ux?

 

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19 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Ok. Xamanian, bem explicado e entendido. Acho que na primeira vez colquei na memo iinterna do Tab A mas não renomeei a pasta mencionada. Não deu certo e desisti. Tentando de novo, coloquei dentro do data.zip a pasta ui_igo9 e sem renomear e schemes na pasta scheme. Funcionou mas com movimento inverso do por do sol. deve ter sido isso mesmo, por não renomear a pasta. Vou seguir as dicas e reporto depois.

Prgunta: baseado em:

"Ao que parece, o sol só começa a aparecer no pôr do sol a partir do ângulo de 20º e os arquivos vão trocando até atingir a linha do horizonte, ou seja, em 0º."

Não seria possível criar linha de comando (espero não estar falando errado) que faça o mesmo sol, programado para aparecer apenas à tarde, aparecer também desde o amanhecer, até que fosse acionado o sol da tarde?

Se é possível programá-lo pra aparecer à tarde, não se poderia usar os mesmos comandos pra fazê-lo aparecer de dia?

Obrigado.

 

Francisco,

nunca tive o cuidado de olhar a programação dos arquivos relativos a posição do sol no céu. Talvez seja possível, mas só estudando o caso para saber ao certo. A questão, penso eu, é que mesmo que o sol apareça durante todo o dia, dificilmente ele será visto na tela do navegador. Pense no horário de meio-dia, o sol estará no centro do céu, mas o navegador GPS só mostrará aquilo que está adiante, em certo ângulo bem menor. Acho que é por isso que a figurinha do sol só aparece durante o nascimento e o pôr do sol real.

Estou meio sem tempo para olhar essa programação, mas se conseguir, darei uma olhada.

Abraços,

.XA.

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17 horas atrás, sosgps disse:

Obrigado pela resposta Xamanian, fiz o procedimento certinho porém quando vou mudar a scheme dentro do navegador acaba fechando o app... Não consegui resolver..

Outra coisa tenho uma pasta sky ela deve ser excluida da ux?

 

SOSGPS,

como falei antes, fiz muitas modificações no arquivo default.vis que fica na subpasta data.zip\ui_igo9\common, onde a subpasta ui_igo9 poderá ser ui_android ou ui_nextgen. Como você está usando o Nextgen, pode ser que as modificações introduzidas por mim não funcionem corretamente com esse navegador.

Originalmente as schemes para Nextgen são as mesmas para o Primo, versão WinCE ou Android. Então as linhas presentes na seção [other] que citei acima (troca de arquivos de céu e sol) tem que funcionar. Porém é possível que eu tenha introduzido alguns comandos não reconhecido pelo Nextgen, de modo que um erro pode realmente aparecer. Outra possibilidade é a indicação de algum arquivo em uma dada pasta do Nextgen e que não está presente na mesma, também dá erro.

Dei uma olhada no arquivo sky.zip que fica na subpasta UX do Nextgen. Este módulo ux tem como objetivo fazer a troca dos arquivos de céu e do sol. Realmente ela pode estar conflitante com os arquivos que postei. Sugestões:

1. Retire, mas sem apagar, o arquivo sky.zip da pasta UX e faça testes. Mas acho que ainda poderá ter problemas, pois o Nextgen trabalha com resoluções diferenciadas e o Primo com resoluções fixas.

2. Extraia as subpastas e arquivos do módulo sky.zip. Use o software iPAQ para visualizar os arquivos e verificar as dimensões do mesmo (largura e altura). Caso tenha interesse em alguns arquivos da pasta GFX que postei, então use um editor de imagem para redimensionar os arquivos que postei para o tamanho em cada subpasta do módulo ux sky.zip\ui_nextgen\res\common. Depois use novamente iPAQ para salvar cada arquivo no padrão bmp compactado. Feito isso, insira todos eles em um arquivo cópia de sky.zip e insira na subpasta UX do Nextgen. Dá algum trabalho, mas deve funcionar.

3. Modificar as schemes sem ter que usar as minhas: pegue uma scheme que funcione no Nextgen sem apresentar travamento. Abra o color.ini desta scheme e o color.ini de uma das minhas schemes. Modifique algumas linhas do color.ini da scheme que funciona seguindo a lógica que introduzi no color.ini de minhas schemes. Em cada linha do color.ini que modifiquei em minhas schemes tem explicações sobre o seu papel. Por exemplo, você verá algo assim:

[color]
0="ground", 100,100,100, 1 ; terreno/fundo visível em grande escala

a="0_int", 226,215,67 ; auto-estrada (2D - Here e TT)
A="0_ext", 160,130,0 ; borda
d="0_int", 226,215,67 ; auto-estrada (3D - Here e TT)
D="0_ext", 160,130,0 ; borda

Use o programinha que disponibilizei para ver as cores de cada linha. Ou seja, abra o programa, com ele abra o color.ini, clique em cima de uma das linhas; aparecerá a cor e a possibilidade de modificação. Modifique ao seu gosto e critério.

Rolando o arquivo você verá algo como

;==============================================================
; Áreas construídas:
;
; Observa-se que, no arquivo default.vis, todas as variáveis do bloco abaixo estão setadas como "built_up". Here e TT.
;==============================================================

Esta parte, a anterior e a posterior pode dar problema, pois essas partes dependem fortemente do arquivo default.vis que modifiquei e que pode ser diferente no Nextgen. As linhas que aparecem no color.ini da scheme que está funcionando no Nextgen podem ser mantidas, porém pode ter as suas cores modificadas pelo programinha. Não insira as linhas que introduzi no color.ini de minhas schemes, pois elas podem apresentar problemas com o Nextgen (que deve ter um default.vis bem diferente).

A parte

;==============================================================
; Cores do mapa nas cidades:
;
; As linhas do bloco a seguir são usadas apenas se implementadas pelo desenvolvedor de mapas. Entre parênteses encontra-se o nome da variável setada no arquivo default.viz original (sem modificação).
;==============================================================

depende fortemente do default.vis. Elas estão presentes em todas as schemes, mas algumas funções estão desabilitadas. Como habilitei tudo e modifiquei o default.vis para aceitar os novos comandos, sugiro que deixe as linhas desta seção sem alteração, mas as cores podem ser modificadas pelo programinha sem problema algum.

Nas linhas e seções que seguem adiante, use apenas aquelas presentes no color.ini da scheme que funciona bem, mas as cores podem ser alteradas livremente. Na seção [icon] (e outras), tenha cuidado. Você notará que vários arquivos estão setados aí, ou seja, para funcionar os arquivos têm que estar presente nas pastas e subpastas indicadas nos caminhos indicados em cada linha. Se isso não ocorre, é erro na certa. Como o Nextgen segue uma lógica diferente do Primo no que diz respeito à pastas e subpastas, então é preciso estudar o caso antes de modificar caminhos. Use aquilo que está indicado na scheme que funcione e modifique, caso queira, os arquivos nas correspondentes subpastas no data.zip do Nextgen.

Todas as seções (nos color.ini modificados por mim) que seguem adiante sempre indicam arquivos e caminho das pastas. Não introduza linhas diferentes daquelas que estão presentes no color.ini da scheme que funciona. No máximo modifique o correspondente arquivo indicado na linha fazendo alteração do mesmo no data.zip do Nextgen. Tem também uma seção final:

;==============================================================
; Aperfeiçoamento gráfico em 3D:
;==============================================================

Não a use em sua scheme, pois pode apresentar problemas. Caso apareça na scheme que funciona bem, apenas mantenhas as linhas.

 

Tente aí. Caso precise de ajuda específica, basta que me fale.

Abraços,

.XA.

 

 

 

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10 horas atrás, Xamanian disse:

SOSGPS,

como falei antes, fiz muitas modificações no arquivo default.vis que fica na subpasta data.zip\ui_igo9\common, onde a subpasta ui_igo9 poderá ser ui_android ou ui_nextgen. Como você está usando o Nextgen, pode ser que as modificações introduzidas por mim não funcionem corretamente com esse navegador.

Originalmente as schemes para Nextgen são as mesmas para o Primo, versão WinCE ou Android. Então as linhas presentes na seção [other] que citei acima (troca de arquivos de céu e sol) tem que funcionar. Porém é possível que eu tenha introduzido alguns comandos não reconhecido pelo Nextgen, de modo que um erro pode realmente aparecer. Outra possibilidade é a indicação de algum arquivo em uma dada pasta do Nextgen e que não está presente na mesma, também dá erro.

Dei uma olhada no arquivo sky.zip que fica na subpasta UX do Nextgen. Este módulo ux tem como objetivo fazer a troca dos arquivos de céu e do sol. Realmente ela pode estar conflitante com os arquivos que postei. Sugestões:

1. Retire, mas sem apagar, o arquivo sky.zip da pasta UX e faça testes. Mas acho que ainda poderá ter problemas, pois o Nextgen trabalha com resoluções diferenciadas e o Primo com resoluções fixas.

2. Extraia as subpastas e arquivos do módulo sky.zip. Use o software iPAQ para visualizar os arquivos e verificar as dimensões do mesmo (largura e altura). Caso tenha interesse em alguns arquivos da pasta GFX que postei, então use um editor de imagem para redimensionar os arquivos que postei para o tamanho em cada subpasta do módulo ux sky.zip\ui_nextgen\res\common. Depois use novamente iPAQ para salvar cada arquivo no padrão bmp compactado. Feito isso, insira todos eles em um arquivo cópia de sky.zip e insira na subpasta UX do Nextgen. Dá algum trabalho, mas deve funcionar.

3. Modificar as schemes sem ter que usar as minhas: pegue uma scheme que funcione no Nextgen sem apresentar travamento. Abra o color.ini desta scheme e o color.ini de uma das minhas schemes. Modifique algumas linhas do color.ini da scheme que funciona seguindo a lógica que introduzi no color.ini de minhas schemes. Em cada linha do color.ini que modifiquei em minhas schemes tem explicações sobre o seu papel. Por exemplo, você verá algo assim:

[color]
0="ground", 100,100,100, 1 ; terreno/fundo visível em grande escala

a="0_int", 226,215,67 ; auto-estrada (2D - Here e TT)
A="0_ext", 160,130,0 ; borda
d="0_int", 226,215,67 ; auto-estrada (3D - Here e TT)
D="0_ext", 160,130,0 ; borda

Use o programinha que disponibilizei para ver as cores de cada linha. Ou seja, abra o programa, com ele abra o color.ini, clique em cima de uma das linhas; aparecerá a cor e a possibilidade de modificação. Modifique ao seu gosto e critério.

Rolando o arquivo você verá algo como

;==============================================================
; Áreas construídas:
;
; Observa-se que, no arquivo default.vis, todas as variáveis do bloco abaixo estão setadas como "built_up". Here e TT.
;==============================================================

Esta parte, a anterior e a posterior pode dar problema, pois essas partes dependem fortemente do arquivo default.vis que modifiquei e que pode ser diferente no Nextgen. As linhas que aparecem no color.ini da scheme que está funcionando no Nextgen podem ser mantidas, porém pode ter as suas cores modificadas pelo programinha. Não insira as linhas que introduzi no color.ini de minhas schemes, pois elas podem apresentar problemas com o Nextgen (que deve ter um default.vis bem diferente).

A parte

;==============================================================
; Cores do mapa nas cidades:
;
; As linhas do bloco a seguir são usadas apenas se implementadas pelo desenvolvedor de mapas. Entre parênteses encontra-se o nome da variável setada no arquivo default.viz original (sem modificação).
;==============================================================

depende fortemente do default.vis. Elas estão presentes em todas as schemes, mas algumas funções estão desabilitadas. Como habilitei tudo e modifiquei o default.vis para aceitar os novos comandos, sugiro que deixe as linhas desta seção sem alteração, mas as cores podem ser modificadas pelo programinha sem problema algum.

Nas linhas e seções que seguem adiante, use apenas aquelas presentes no color.ini da scheme que funciona bem, mas as cores podem ser alteradas livremente. Na seção [icon] (e outras), tenha cuidado. Você notará que vários arquivos estão setados aí, ou seja, para funcionar os arquivos têm que estar presente nas pastas e subpastas indicadas nos caminhos indicados em cada linha. Se isso não ocorre, é erro na certa. Como o Nextgen segue uma lógica diferente do Primo no que diz respeito à pastas e subpastas, então é preciso estudar o caso antes de modificar caminhos. Use aquilo que está indicado na scheme que funcione e modifique, caso queira, os arquivos nas correspondentes subpastas no data.zip do Nextgen.

Todas as seções (nos color.ini modificados por mim) que seguem adiante sempre indicam arquivos e caminho das pastas. Não introduza linhas diferentes daquelas que estão presentes no color.ini da scheme que funciona. No máximo modifique o correspondente arquivo indicado na linha fazendo alteração do mesmo no data.zip do Nextgen. Tem também uma seção final:

;==============================================================
; Aperfeiçoamento gráfico em 3D:
;==============================================================

Não a use em sua scheme, pois pode apresentar problemas. Caso apareça na scheme que funciona bem, apenas mantenhas as linhas.

 

Tente aí. Caso precise de ajuda específica, basta que me fale.

Abraços,

.XA.

 

 

 

Xamanian além de agradecer pela sua resposta, você deu uma SUPER aula... Muito obrigado

Talvez possa ser o que você disse mesmo, pode ser alguma incompatibilidade com o nextgen, pois fiz o procedimento que citou e não consegui fazer funcionar

Mas tenho uma boa notícia a pasta gfx que peguei do primo wince e coloquei na raiz do nextgen, está funcionando agora perfeitamente vi que o tema eu tinha colocado somente para dia e quando eu mudava a scheme o céu bugava acho que foi isso, porque deixei o tema no automático (dia ficar claro e noite ficar escuro) e as gfx que esta com as 5 imagens para fazer o efeito, está funcionando perfeitamente deixei aberto o gps durante a tarde até a noite e mudou tudo perfeitamente...

E para completar sai durante a madrugada e ela fez o efeito certinho também ao contrario de noite virar dia com as imagens ao contrario... ou seja perfeito!

Agradeço pelo esforço em ajudar e pelo tempo que se dedicou em tentar solucionar nosso problema, muito obrigado meu amigo!

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13 horas atrás, sosgps disse:

Xamanian além de agradecer pela sua resposta, você deu uma SUPER aula... Muito obrigado

Talvez possa ser o que você disse mesmo, pode ser alguma incompatibilidade com o nextgen, pois fiz o procedimento que citou e não consegui fazer funcionar

Mas tenho uma boa notícia a pasta gfx que peguei do primo wince e coloquei na raiz do nextgen, está funcionando agora perfeitamente vi que o tema eu tinha colocado somente para dia e quando eu mudava a scheme o céu bugava acho que foi isso, porque deixei o tema no automático (dia ficar claro e noite ficar escuro) e as gfx que esta com as 5 imagens para fazer o efeito, está funcionando perfeitamente deixei aberto o gps durante a tarde até a noite e mudou tudo perfeitamente...

E para completar sai durante a madrugada e ela fez o efeito certinho também ao contrario de noite virar dia com as imagens ao contrario... ou seja perfeito!

Agradeço pelo esforço em ajudar e pelo tempo que se dedicou em tentar solucionar nosso problema, muito obrigado meu amigo!

Feliz aqui por ter dado tudo certo aí, caro amigo SOSGPS. Tem coisas sutis nas programações e que nem sempre a gente se atenta, mas com um pouco de calma é possível resolver certos problemas.

Abraços,

.XA.

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Em 18/07/2023 em 08:53, Xamanian disse:

Feliz aqui por ter dado tudo certo aí, caro amigo SOSGPS. Tem coisas sutis nas programações e que nem sempre a gente se atenta, mas com um pouco de calma é possível resolver certos problemas.

Abraços,

.XA.

É xamanian, como  disseste: "Tem coisas sutis nas programações..." Acabei de observar algo curioso testando a scheme easy-day dentre as que trabalhaste e baixei.

Com meu Tab A em 768x1024, no amanhecer do dia, o sol ao inves de subir, ficava declinando e se misturando com as núvens até sumir. Quando virei a tela para 1024x768, o sol sobe à pino e vai lá pra cima.

Em meus testes estou usando easy-day e o efeito do nascer do sol está acontecendo no modo inverso.

O que pode ser?

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9 horas atrás, franciscorodrigues disse:

É xamanian, como  disseste: "Tem coisas sutis nas programações..." Acabei de observar algo curioso testando a scheme easy-day dentre as que trabalhaste e baixei.

Com meu Tab A em 768x1024, no amanhecer do dia, o sol ao inves de subir, ficava declinando e se misturando com as núvens até sumir. Quando virei a tela para 1024x768, o sol sobe à pino e vai lá pra cima.

Em meus testes estou usando easy-day e o efeito do nascer do sol está acontecendo no modo inverso.

O que pode ser?

Francisco,

preciso pensar sobre o assunto. Você poderia me enviar a scheme que está dando problema? Só estudando a mesma para ver se o problema está nela. Em princípio, descarto algum problema no restante do pacote, mas pode ser também.

Abraços,

.XA.

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12 horas atrás, Xamanian disse:

Francisco,

preciso pensar sobre o assunto. Você poderia me enviar a scheme que está dando problema? Só estudando a mesma para ver se o problema está nela. Em princípio, descarto algum problema no restante do pacote, mas pode ser também.

Abraços,

.XA.

Olá, Xamanian. Como disse, estava testando com a easy-day, e a easy-night, do pacote de schemes elaboradas por você mesmo, e que baixei aqui do site. Ou seja, você já as tem consigo.

Mas talvez o defeito esteja em alguma configuração ou arquivos de meu navegador. Digo isso porque deletei suas schemes e a pasta gfx, e observei hoje mesmo que o sol, ao invés de se por, ficava subindo ate sumir na tela. Inclusive apareceu ainda com o navegador já tendo mudado para o céu da noite.

Creio que isso acontece porque tenho apenas cinco imagens (sky-0; 1; 2; 3; e sky night). Como (creio eu), deve estar faltando algumas imágens para fazer o ciclo completo do por do sol, ele fica ainda aparecendo na última imágem, a sky_night, até desaparecer. Só que no meu caso os efeitos por e nascer do sol estão acontecendo de modo inverso respectivamente.

CONCLUSÃO: CREIO QUE O DEFEITO ESTÁ NO MEU NAVEGADOR, E NÃO EM SEUS ARQUIVOS E TRABALHO TÃO BEM ELABORADOS.

Aproveito pra perguntar: partindo do pre-suposto de que o erro está no meu navegador, tens noção do que pode está causando o modo inverso na transição?

Outra: minha imágem do sol aparece no sky_1(à tarde). Mas só da pra ver se girar a tela para modo retrato.

No modo paisagem ele só aparece quando muda pro o "sky_2" E o sol sempre aparece subindo, nunca se pondo.

Inclusive estou testando isso agora, enquanto escrevo.

O que poderia fazer pra resolver? Inverter a resolução no [rawdisplay] do sys.txt resolveria?

Detalhe: Minhas imágens do céu estão todas em 1024x768. (Pois uso o tablet em modo paisagem). Achas que isso poderia estar interferindo para a imagem do sol não aparecer em modo paisagem?

Outra: Minhas imágens de sky estão no data.

São apenas cinco: night, 0, 1, 2, e 3.

Poderia simplesmente acrescentar as imágens restantes para completar o ciclo do por do sol e as transições ocorreriam normalmente? Quantas são ao todo?

Acho que não esqueci de nada.

Desculpe por abusar da bondade deste anfitrião no site. É o jeito perguntar pra quem sabe (rsss).

Abraços.

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10 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Olá, Xamanian. Como disse, estava testando com a easy-day, e a easy-night, do pacote de schemes elaboradas por você mesmo, e que baixei aqui do site. Ou seja, você já as tem consigo.

Mas talvez o defeito esteja em alguma configuração ou arquivos de meu navegador. Digo isso porque deletei suas schemes e a pasta gfx, e observei hoje mesmo que o sol, ao invés de se por, ficava subindo ate sumir na tela. Inclusive apareceu ainda com o navegador já tendo mudado para o céu da noite.

Creio que isso acontece porque tenho apenas cinco imagens (sky-0; 1; 2; 3; e sky night). Como (creio eu), deve estar faltando algumas imágens para fazer o ciclo completo do por do sol, ele fica ainda aparecendo na última imágem, a sky_night, até desaparecer. Só que no meu caso os efeitos por e nascer do sol estão acontecendo de modo inverso respectivamente.

CONCLUSÃO: CREIO QUE O DEFEITO ESTÁ NO MEU NAVEGADOR, E NÃO EM SEUS ARQUIVOS E TRABALHO TÃO BEM ELABORADOS.

Aproveito pra perguntar: partindo do pre-suposto de que o erro está no meu navegador, tens noção do que pode está causando o modo inverso na transição?

Outra: minha imágem do sol aparece no sky_1(à tarde). Mas só da pra ver se girar a tela para modo retrato.

No modo paisagem ele só aparece quando muda pro o "sky_2" E o sol sempre aparece subindo, nunca se pondo.

Inclusive estou testando isso agora, enquanto escrevo.

O que poderia fazer pra resolver? Inverter a resolução no [rawdisplay] do sys.txt resolveria?

Detalhe: Minhas imágens do céu estão todas em 1024x768. (Pois uso o tablet em modo paisagem). Achas que isso poderia estar interferindo para a imagem do sol não aparecer em modo paisagem?

Outra: Minhas imágens de sky estão no data.

São apenas cinco: night, 0, 1, 2, e 3.

Poderia simplesmente acrescentar as imágens restantes para completar o ciclo do por do sol e as transições ocorreriam normalmente? Quantas são ao todo?

Acho que não esqueci de nada.

Desculpe por abusar da bondade deste anfitrião no site. É o jeito perguntar pra quem sabe (rsss).

Abraços.

Francisco,

revi as configurações do color.ini da scheme easy day e está assim (a modificada por mim):

[other]
texture="gfx/day/texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp"

Para que ela funcione é necessário que a pasta GFX, elaborada por mim e em link acima, seja usada. Coloque-a na raiz da pasta Primo. Faça isso antes de inserir no data.zip;  é só para testes iniciais.

Problema no pacote: faça o seguinte teste:

1. Faça um backup dos arquivos sys.txt, igo9.ini e igo9_android.ini (os dois últimos estão no data.zip, na subpasta data.zip\project_config).

2. Use os arquivos que disponibilizo em anexo, substituindo os arquivos em cada lugar correto.

3. Revise a seção [mapchanger], que está antiga.

4. [rawdisplay]: use o driver sugerido por mim, mas existem outras opções que podem ser testadas; no sys.txt que envio tem os nomes de outros drivers, basta trocar se quiser testar.

Sobre a inversão da ordem do sol na tela do navegador: uma possibilidade é de erro no nomes dos arquivos sun_x.bmp, ou seja, tem uma sequência lógica a ser seguida. Use o iPAQ para visualizar os arquivos sun_x.bmp que inseri na pasta GFX, disponibilizada por mim em post acima. Primeiro use as configurações indicadas na seção [other] indicadas acima com os arquivos indicados nos caminhos corretos (é preciso que a pasta GFX esteja na raiz do Primo). A scheme easy day original tem a seção [other] do seguinte modo:

[other]
texture="gfx/day/texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="$skin$/common/dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="sky0.bmp"
background_picture_1="sky1.bmp"
background_picture_2="sky2.bmp"
background_picture_3="sky3.bmp"
background_picture_4="sky_night.bmp"
sun_picture_0="$skin$/common/sun_0.bmp"
sun_picture_1="$skin$/common/sun_0.bmp"
sun_picture_2="$skin$/common/sun_1.bmp"
sun_picture_3="$skin$/common/sun_1.bmp"

Note, acima, que o caminho para os arquivos de sol são dados por $skin$/common/sun_x.bmp, ou seja, o uso do símbolo $ indica que é para usar os arquivos do data.zip. Observe também que a seção [other] (veja mais acima) modificada por é diferente, pois ela indica que os arquivos a serem usados são aqueles presentes na pasta GFX presentes na raiz do Primo. Tudo isso pode mudar muita coisa.

Caso queira manter as configurações originais da easy day, então a seção [other] do color.ini tem que ser as mesmas que estão acima, mas é preciso ter os arquivos corretos no data.zip. Para testes, você pode usar os arquivos que disponibilizei na pasta GFX, levando-os para o seu data.zip; claro, fazendo backup dos seus arquivos correspondentes antes da troca.

Abraços,

.XA.

 

 

Teste.zip

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