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GPS Clube
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Novas Schemes


Xamanian

Pergunta

Posts Recomendados

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Em 27/07/2023 em 11:07, franciscorodrigues disse:

OI. Bom dia. Obrigado, Xamanian. Bem explicado. Obrigado por seu interesse e sua ajuda valiosa. Vou testar.

Olá Xamanian. Testei usando as easy day e night de seu pacote de schemes. Coloquei a gfx na raiz do primo  e coloquei a mesma gfx também no data, substituindo a antiga, e o movimento do sol continua acontecendo na forma inversa. 

Por conta disso fiz outro teste maluco: inverti (troquei) os nomes das pastas day e night da gfx para ver no que daria. O céu da tarde ficou escuro como na noite e ainda assim o movimento do sol ocorreu de modo inverso tanto no amanhecer como no entardecer.

Meu GPS (nativo-dedicado) Pionner de 9 plg chegou e instalei nele o antigo Primo 2PE - 800x480 super funcional. Nele os movimentos do sol da gfx funcionam sem erros. Vou colocar a gfx dele no tablet e testar, pra ver.

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APROVEITO PARA ENSINAR MEU MODO DE TESTAR OS MOVIMENTOS DO SOL NAS SCHEMES, A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE, SENTADO NO SOFÁ SEM PRECISAR ENTRAR NO CARRO e SAIR DE CASA, E COMO MANTER O SOL O TEMPO TODO NA TELA ENQUANTO OBSERVA.

Talvez não seja novidade pra os mais antigos e viajados como alguns feras aqui do site. Mas talvez possa servir pra alguém que ainda não havia pensado nisso. 

A única dificuldade inicial será a de ter quer gastar um tempinho observando o navegador pela primeira vez, pra saber em que horário iniciam as primeiras trocas de imagem, sejam da manhã ou da tarde, por causa de seu fuso horário.

As imágens são cinco. Como uma já estará em uso, que no caso será a sky_0, sobram apenas quatro transições:

da sky_0 para sky_1

da sky_1 para sky_2

da sky_2 para sky_3

da sky _3 para sky_night

1- Tendo feito meu teste inicial, já sei que a primeira transição no meu tablet ocorre às 17 e 14. Então mudo a hora do meu tablet, para 17 e 12, por exemplo.

2-É o tempo que traço uma rota para simular uma navegação. (Bom traçar uma rota que obtenha trajeto com curvas longas e abertas, o que proporciona o mapa girar o suficiente para o aparecimento do sol no mapa, pois é preciso que o carrinho fique de frente para o sol).

3-Com a rota sendo simulada, clico várias vezes (quantas julgar necessárias) no botão de "+" do player, que permite acelerar a velocidade do carrinho na pista, até perceber o momento em que o sol aparece. (Geralmente, no amanhecer, a bússola aponta, um pouco em tangente para cima e para a esquerda, e no entardecer um pouco em tangente para cima e para a direita. Bom saber disso pois facilita saber o momento em que o sol vai aparecer no mapa).

4-Ao aparecer o sol, clico repetidas vezes e muito rapidamente,  no botão de "-" do player, para desacelerar completamente a velocidade do carrinho. Ele deve ficar na velocidade "1". E assim o carrinho vai parecer estar completamente parado, embora esteja ainda em trajeto. Com a simulação em quase "0", o sol vai ficar o tempo inteiro "na sua frente", enquanto você pode observar seu movimento para cima no amanhecer, ou descendo no entardecer, incluindo nisso, é claro, as trocas de imágens.

Assim você não perderá o sol de vista por conta dos movimento do céu no mapa, devido a velocidade padrão do simulador de navegação.

É o macete que uso pra deixar o sol na tela do mapa praticamente "parado" para observar seus movimentos do começo ao fim. Dependendo do ponto da rota que você escolher ou achar, poderá ser observado o movimento do sol completo até a noite, sem precisar escolher outro ponto.

Espero ter ajudado

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Ola, Xamanian. Eu por aqui de novo. Acabei de baixar o pacote 

"iGO Primo Ultimate android Pie 2260x1080 ( Redmi Note 7)"

para fazer testes e descobrir um pacote em que o nascer e por do sol acontecessem normalmente. Imagino que este seja um pacote testado e aprovado. Istalei em meu Tab A de 8 Pg (1024 x 768). Não alterei nada alem da resolução no sys.txt.

Alterei a hora do gps para as 17 e 30, já são nele 17 e 51 e o sol ao invés de se por, continua subindo.

Agora as 17 e 56, o sol foi trocado pela lua, mas continua em ascendência.

Nesse pacote não há schemes na content. Creio que estão no data.zip. Mas pelo design dos céus, parece ser daquelas que foram elaboradas por você, xamaniam.

Será que existe um bug nos fusos horários do  meu tablet que ocasiona essa situação? Já viu algo semelhante? Só falta resolver isso pra meu pacote ficar 100% funcional e até enviar ao site como mais uma opção Android disponível. 

Ouvi falar de uma configuração no sys que sincroniza o relogio do gps com o celular, algo assim. Teria alguma coisa a ver com isso? E, sim a hora está correta e as schemes cada qual em seu horário.

Já matei cabeça fazendo  um monte de testes  inclusive com o pack de schemes elaboradas por você, seguindo as recomendações, e nada. Já testei outro pack ultimate e foi a mesma coisa.

Alguma luz por ai? Alguma dica?

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Em 28/09/2023 em 22:51, franciscorodrigues disse:

Ola, Xamanian. Eu por aqui de novo. Acabei de baixar o pacote 

"iGO Primo Ultimate android Pie 2260x1080 ( Redmi Note 7)"

para fazer testes e descobrir um pacote em que o nascer e por do sol acontecessem normalmente. Imagino que este seja um pacote testado e aprovado. Istalei em meu Tab A de 8 Pg (1024 x 768). Não alterei nada alem da resolução no sys.txt.

Alterei a hora do gps para as 17 e 30, já são nele 17 e 51 e o sol ao invés de se por, continua subindo.

Agora as 17 e 56, o sol foi trocado pela lua, mas continua em ascendência.

Nesse pacote não há schemes na content. Creio que estão no data.zip. Mas pelo design dos céus, parece ser daquelas que foram elaboradas por você, xamaniam.

Será que existe um bug nos fusos horários do  meu tablet que ocasiona essa situação? Já viu algo semelhante? Só falta resolver isso pra meu pacote ficar 100% funcional e até enviar ao site como mais uma opção Android disponível. 

Ouvi falar de uma configuração no sys que sincroniza o relogio do gps com o celular, algo assim. Teria alguma coisa a ver com isso? E, sim a hora está correta e as schemes cada qual em seu horário.

Já matei cabeça fazendo  um monte de testes  inclusive com o pack de schemes elaboradas por você, seguindo as recomendações, e nada. Já testei outro pack ultimate e foi a mesma coisa.

Alguma luz por ai? Alguma dica?

Francisco,

este pacote e aquele que te passei já foram testados a exaustão. Nunca li relato sobre problema com o sol. A questão do sol é simples de entender: durante o nascimento do sol ele vai subindo (ou seja, no navegador os arquivos vão sendo trocados na ordem inversa, do mais escuro para o mais claro) e durante o pôr do sol ele vai descendo (já fiz muitos testes e sempre funciona).

O que pode estar acontecendo é o seu dispositivo GPS estar com configurado com fuso horário diferente, ou seja, parece haver uma defasagem de 12 horas. Outra possibilidade é o navegador GPS não está sendo capaz de reconhecer o horário correto a partir do dispositivo. A hora informada pelo navegador GPS é sempre a mesma do dispositivo. Não acredito que seja problema no navegador.

Tempos atrás um colega de fórum (não me recordo mais quem, talvez o Maurícioae) apresentou um conjunto de comandos para configurar o fuso horário no sys.txt. Procurei aqui, mas não encontrei. Talvez alguém os tenha e post aqui. A ideia de tal comando é forçar o uso de determinado fuso horário independentemente daquele usado no dispositivo GPS. Acredito que ele possa ajudar com a defasagem de fuso em seu dispositivo, que parece ser o caso da inversão da exibição dos arquivos durante o nascimento e pôr do sol. É o que me vem à cabeça neste momento.

Abraços,

.XA.

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1 hora atrás, Xamanian disse:

Francisco,

este pacote e aquele que te passei já foram testados a exaustão. Nunca li relato sobre problema com o sol. A questão do sol é simples de entender: durante o nascimento do sol ele vai subindo (ou seja, no navegador os arquivos vão sendo trocados na ordem inversa, do mais escuro para o mais claro) e durante o pôr do sol ele vai descendo (já fiz muitos testes e sempre funciona).

O que pode estar acontecendo é o seu dispositivo GPS estar com configurado com fuso horário diferente, ou seja, parece haver uma defasagem de 12 horas. Outra possibilidade é o navegador GPS não está sendo capaz de reconhecer o horário correto a partir do dispositivo. A hora informada pelo navegador GPS é sempre a mesma do dispositivo. Não acredito que seja problema no navegador.

Tempos atrás um colega de fórum (não me recordo mais quem, talvez o Maurícioae) apresentou um conjunto de comandos para configurar o fuso horário no sys.txt. Procurei aqui, mas não encontrei. Talvez alguém os tenha e post aqui. A ideia de tal comando é forçar o uso de determinado fuso horário independentemente daquele usado no dispositivo GPS. Acredito que ele possa ajudar com a defasagem de fuso em seu dispositivo, que parece ser o caso da inversão da exibição dos arquivos durante o nascimento e pôr do sol. É o que me vem à cabeça neste momento.

Abraços,

.XA.

Ok, xamanian. Obrigado pele atenção. 

O dispositivo está com fuso horário de Brasília (GMT-03:00) e o navegador corresponde com o mesmo horário.

Quando altero o horário no dispositivo para testar a movimentação do sol, o navegador se ajusta ao mesmo horário também.

As transições das imagens tanto dos céus com do sol, ocorrem normalmente dentro do esperado, salvo que ao invés de o sol nascer na scheme do dia, ele se põe, como se fosse à noite, e nas schemes da noite ele se eleva, como se estivesse nascendo. 

Quando testei suas schemes no pacote que uso, coloquei schemes em contente/schemes

gfx e ui_igo9 na pasta raiz do primo, renomeando ui_igo9 para ui_android

e coloquei uma cópia da gfx no data.zip (imagino que fiz tudo correto)

E todas as transições ocorreram normalmente, mas o problema com o nascer e por do sol, como descrito acima, continuaram ocorrendo. 

Os dois pacotes ultimat que testei, foram baixados aqui mesmo do site, e foram instalados do jeito que vieram. Alterei apenas a resolução no sys. Como disseste, foram amplamente testados. Então não deveria estar ocorrendo o erro. É por isso que fica mais difícil decifrar o que está ocorrendo no meu caso específico.

Perdão se estou sendo repetitivo na descrição, mas é que estou tentando ser mais claro pra ajudar a entender. Penso que dessa vez consegui ser mais claro e resumido.

Vou continuar fazendo minhas manobras por aqui até conseguir. mais difícil era ir à lua

Abraços.

 

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20 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Ok, xamanian. Obrigado pele atenção. 

O dispositivo está com fuso horário de Brasília (GMT-03:00) e o navegador corresponde com o mesmo horário.

Quando altero o horário no dispositivo para testar a movimentação do sol, o navegador se ajusta ao mesmo horário também.

As transições das imagens tanto dos céus com do sol, ocorrem normalmente dentro do esperado, salvo que ao invés de o sol nascer na scheme do dia, ele se põe, como se fosse à noite, e nas schemes da noite ele se eleva, como se estivesse nascendo. 

Quando testei suas schemes no pacote que uso, coloquei schemes em contente/schemes

gfx e ui_igo9 na pasta raiz do primo, renomeando ui_igo9 para ui_android

e coloquei uma cópia da gfx no data.zip (imagino que fiz tudo correto)

E todas as transições ocorreram normalmente, mas o problema com o nascer e por do sol, como descrito acima, continuaram ocorrendo. 

Os dois pacotes ultimat que testei, foram baixados aqui mesmo do site, e foram instalados do jeito que vieram. Alterei apenas a resolução no sys. Como disseste, foram amplamente testados. Então não deveria estar ocorrendo o erro. É por isso que fica mais difícil decifrar o que está ocorrendo no meu caso específico.

Perdão se estou sendo repetitivo na descrição, mas é que estou tentando ser mais claro pra ajudar a entender. Penso que dessa vez consegui ser mais claro e resumido.

Vou continuar fazendo minhas manobras por aqui até conseguir. mais difícil era ir à lua

Abraços.

 

Pois é, Francisco, parece que há algum tipo de incompatibilidade do Primo com seu dispositivo. Mas pode estar ocorrendo uma inversão das schemes para modo dia e noite. Confira aí no Primo que você usa se as configurações estão do jeito que deixo abaixo (arquivo color.ini):

Scheme dia:

[other]

sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo 7° em relação a linha do horizonte
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 4° em relação a linha do horizonte

Uma possibilidade é você inverter a ordem das linhas, ou seja, da _4 até a _0. Nunca fiz isso. Outra possibilidade é trocar a ordem dos arquivos da pasta day, mudando os comandos das linhas acima. Exemplo: sun_picture_0="gfx/day/sun_4.bmp", onde troque o 0 por 4 na primeira linha. Também nunca teste isso.

Tenha o cuidado de usar a subpasta gfx/day, tanto para o modo diurno quanto noturno. Lembrando que no modo noturno os arquivos sun_x.bmp devem usar a ordem inversa, ou seja, do tom mais escuro para o mais claro.

Faça testes e reporte aqui depois.

Abraços,

.XA.

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Em 01/10/2023 em 08:36, Xamanian disse:

Pois é, Francisco, parece que há algum tipo de incompatibilidade do Primo com seu dispositivo. Mas pode estar ocorrendo uma inversão das schemes para modo dia e noite. Confira aí no Primo que você usa se as configurações estão do jeito que deixo abaixo (arquivo color.ini):

Scheme dia:

[other]

sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo acima de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 20° em relação a linha do horizonte
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 10° em relação a linha do horizonte
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo 7° em relação a linha do horizonte
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp" ; figura do sol que é exibida em ângulo abaixo de 4° em relação a linha do horizonte

Uma possibilidade é você inverter a ordem das linhas, ou seja, da _4 até a _0. Nunca fiz isso. Outra possibilidade é trocar a ordem dos arquivos da pasta day, mudando os comandos das linhas acima. Exemplo: sun_picture_0="gfx/day/sun_4.bmp", onde troque o 0 por 4 na primeira linha. Também nunca teste isso.

Tenha o cuidado de usar a subpasta gfx/day, tanto para o modo diurno quanto noturno. Lembrando que no modo noturno os arquivos sun_x.bmp devem usar a ordem inversa, ou seja, do tom mais escuro para o mais claro.

Faça testes e reporte aqui depois.

Abraços,

.XA.

Olá, xamanian. Me tire uma dúvida: Quantas imagens fazem transição em seu navegador?  À tarde, por exemplo, a sequência é

sky0, sky1, sky2, sky3, sky_night

ou

sky0, sky1, sky2, sky3, sky,4, sky5, sky_night

No meu, mesmo colocando 7 imágens, só vejo a transição como na primeira sequência descrita.

 

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20 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Olá, xamanian. Me tire uma dúvida: Quantas imagens fazem transição em seu navegador?  À tarde, por exemplo, a sequência é

sky0, sky1, sky2, sky3, sky_night

ou

sky0, sky1, sky2, sky3, sky,4, sky5, sky_night

No meu, mesmo colocando 7 imágens, só vejo a transição como na primeira sequência descrita.

 

Francisco, as duas sequências que uso:

Dia: gfx/day/ sky_0 => sky_1 => sky_2 => sky_3 => sky_4

Noite: gfx/night/ sky_0 => sky_1 => sky_2 => sky_3 => sky_4

A primeira imagem de céu noturno só é carregada quando o modo noturno é ativado, ou seja, exatamente após o pôr do sol, em horário exato, que é informado pelo navegador GPS diariamente.

Abraços,

.XA.

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7 horas atrás, Xamanian disse:

Francisco, as duas sequências que uso:

Dia: gfx/day/ sky_0 => sky_1 => sky_2 => sky_3 => sky_4

Noite: gfx/night/ sky_0 => sky_1 => sky_2 => sky_3 => sky_4

A primeira imagem de céu noturno só é carregada quando o modo noturno é ativado, ou seja, exatamente após o pôr do sol, em horário exato, que é informado pelo navegador GPS diariamente.

Abraços,

.XA.

Pois é, xamanian, no meu caso, partindo do sky0, que é o ceu do dia, só vejo transitar sky1, 2 e 3.

Daí, já muda pra  o ceu noturno, com a sky_night.

percebo que no seu caso, entre sky0 e night, existem 4 e não apenas 3 imagens. 

Já fiz um monte de testes e arranjos com 4, mas só passam 3 imágens, o que faz com que o sol continue transitando no ceu até completar o trajeto mesmo com a scheme da noite já ativada.

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15 horas atrás, franciscorodrigues disse:

Pois é, xamanian, no meu caso, partindo do sky0, que é o ceu do dia, só vejo transitar sky1, 2 e 3.

Daí, já muda pra  o ceu noturno, com a sky_night.

percebo que no seu caso, entre sky0 e night, existem 4 e não apenas 3 imagens. 

Já fiz um monte de testes e arranjos com 4, mas só passam 3 imágens, o que faz com que o sol continue transitando no ceu até completar o trajeto mesmo com a scheme da noite já ativada.

Francisco, no pacote que disponibilizei aqui, na pasta GFX tem todos os arquivos necessários. Apesar de os nomes dos arquivos de céu serem os mesmos para os modos diurno e noturno, no fundo eles são diferentes; céu claro aparece na subpasta day e os modos escuros na subpasta night.

Eu também me incomodava com o céu escuro, por isso mudei aqui para ter um visual melhor. Do jeito que fiz o céu escuro só aparece no momento exato da virada do pôr do sol. Você pode editar o arquivo color.ini da scheme facilmente.

Modo diurno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp"
 

Modo noturno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/night/sun.spr"
sky="gfx/night/sky.spr"
heightcolormap="nightheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/night/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/night/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/night/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/night/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/night/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/night/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/night/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/night/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/night/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/night/sun_4.bmp"
 

Não basta ter essas linhas acima no color.ini das schemes, é preciso ajustar certos comandos. Abra o arquivo sun.spr (pode usar o Bloco de Notas); você verá estas linhas (dia; modo noite é similar):

Bmp = "gfx/day/sun.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = ALPHA_PIXEL | GRAB_BOTTOM | GRAB_CENTER | ALPHA_LAYER
DefPhase = 0

 

As linhas acima determinam a ordem em que os arquivos de sol serão exibidos (talvez seja esse o problema da inversão do movimento do sol que você estava enfrentando). A penúltima linha indica que se deve usar transparência (canal alpha) e as posições (inferior e central). Deixe o arquivo sun.spr da forma acima. A ordem dos arquivos de céu ficam determinada no arquivo sky.spr, onde você vê as seguintes linhas (dia; modo noite é análogo):

Bmp = "gfx/day/sky.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = 0
DefPhase = 0

 

No arquivo color.ini da schme, no parágrafo [other], as primeiras linhas são (dia; semelhante no modo noite):

texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"

Nas duas linhas em negrito acima, os arquivos indicados devem estar presentes no arquivo da scheme usada, junto com o color.ini. Caso estejam ausentes o navegador GPS vai dar erro, mas informa o nome do arquivo que falta. Abra o texture.spr e veja o nome do arquivo bmp que ele usará; o mesmo também deverá estar dentro do arquivo da scheme. Os arquivos indicados nas linhas não negritadas (sun.spr e sky.spr) são aqueles que comentei mais acima. Eles indicam a ordem de carregamento dos arquivos de céu e sol.

Os demais arquivos bmp indicados no parágrafo [other] do arquivo color.ini das schemes devem estar presentes na correspondentes subpastas da pasta GFX (ou seja, subpastas day e night). Caso não seja assim, não funciona corretamente.

Como exemplo dos arquivos indicados acima, deixo um link contendo os arquivos principais da schemes e da pasta GFX:

https://www.mediafire.com/file/lv52accnx7fetl6/Arquivos.rar/file

Observo que não se trata dos arquivos completos da pasta GFX e das schemes, apenas indico os arquivos necessários para o correto funcionamento dos comandos usados no parágrafo [other], ou seja, para que não seja apontado falha no carregamento de arquivos setados no citado parágrafo. Caso o arquivo color.ini da scheme use outros arquivos (spr e bmp), então eles também deverão estar presentes nos devidos lugares (scheme, pasta GFX e suas subpastas day e night).

Tente aí e veja se funciona; qualquer coisa, volte que a gente tenta ajudar mais um pouco.

Abraços,

.XA.

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Em 13/10/2023 em 08:10, Xamanian disse:

Francisco, no pacote que disponibilizei aqui, na pasta GFX tem todos os arquivos necessários. Apesar de os nomes dos arquivos de céu serem os mesmos para os modos diurno e noturno, no fundo eles são diferentes; céu claro aparece na subpasta day e os modos escuros na subpasta night.

Eu também me incomodava com o céu escuro, por isso mudei aqui para ter um visual melhor. Do jeito que fiz o céu escuro só aparece no momento exato da virada do pôr do sol. Você pode editar o arquivo color.ini da scheme facilmente.

Modo diurno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp"
 

Modo noturno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/night/sun.spr"
sky="gfx/night/sky.spr"
heightcolormap="nightheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/night/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/night/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/night/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/night/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/night/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/night/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/night/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/night/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/night/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/night/sun_4.bmp"
 

Não basta ter essas linhas acima no color.ini das schemes, é preciso ajustar certos comandos. Abra o arquivo sun.spr (pode usar o Bloco de Notas); você verá estas linhas (dia; modo noite é similar):

Bmp = "gfx/day/sun.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = ALPHA_PIXEL | GRAB_BOTTOM | GRAB_CENTER | ALPHA_LAYER
DefPhase = 0

 

As linhas acima determinam a ordem em que os arquivos de sol serão exibidos (talvez seja esse o problema da inversão do movimento do sol que você estava enfrentando). A penúltima linha indica que se deve usar transparência (canal alpha) e as posições (inferior e central). Deixe o arquivo sun.spr da forma acima. A ordem dos arquivos de céu ficam determinada no arquivo sky.spr, onde você vê as seguintes linhas (dia; modo noite é análogo):

Bmp = "gfx/day/sky.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = 0
DefPhase = 0

 

No arquivo color.ini da schme, no parágrafo [other], as primeiras linhas são (dia; semelhante no modo noite):

texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"

Nas duas linhas em negrito acima, os arquivos indicados devem estar presentes no arquivo da scheme usada, junto com o color.ini. Caso estejam ausentes o navegador GPS vai dar erro, mas informa o nome do arquivo que falta. Abra o texture.spr e veja o nome do arquivo bmp que ele usará; o mesmo também deverá estar dentro do arquivo da scheme. Os arquivos indicados nas linhas não negritadas (sun.spr e sky.spr) são aqueles que comentei mais acima. Eles indicam a ordem de carregamento dos arquivos de céu e sol.

Os demais arquivos bmp indicados no parágrafo [other] do arquivo color.ini das schemes devem estar presentes na correspondentes subpastas da pasta GFX (ou seja, subpastas day e night). Caso não seja assim, não funciona corretamente.

Como exemplo dos arquivos indicados acima, deixo um link contendo os arquivos principais da schemes e da pasta GFX:

https://www.mediafire.com/file/lv52accnx7fetl6/Arquivos.rar/file

Observo que não se trata dos arquivos completos da pasta GFX e das schemes, apenas indico os arquivos necessários para o correto funcionamento dos comandos usados no parágrafo [other], ou seja, para que não seja apontado falha no carregamento de arquivos setados no citado parágrafo. Caso o arquivo color.ini da scheme use outros arquivos (spr e bmp), então eles também deverão estar presentes nos devidos lugares (scheme, pasta GFX e suas subpastas day e night).

Tente aí e veja se funciona; qualquer coisa, volte que a gente tenta ajudar mais um pouco.

Abraços,

.XA.

Olá, xamanian. Abri o sun.spr mas não encontrei o texto na forma decrita acima. O que encontrei foi:

Bmp = "gfx/sun.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = TRANS_COLOR | GRAB_CENTER
DefPhase = 0

Já no sky.spr o que encontrei foi:

Bmp = "gfx/sky.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = 0
DefPhase = 0

Vou sair agora, mas mais tarde vou editar os dois arquivos conforme sua recomendação e ver os resultados.

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Em 13/10/2023 em 08:10, Xamanian disse:

Francisco, no pacote que disponibilizei aqui, na pasta GFX tem todos os arquivos necessários. Apesar de os nomes dos arquivos de céu serem os mesmos para os modos diurno e noturno, no fundo eles são diferentes; céu claro aparece na subpasta day e os modos escuros na subpasta night.

Eu também me incomodava com o céu escuro, por isso mudei aqui para ter um visual melhor. Do jeito que fiz o céu escuro só aparece no momento exato da virada do pôr do sol. Você pode editar o arquivo color.ini da scheme facilmente.

Modo diurno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/day/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/day/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/day/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/day/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/day/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/day/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/day/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/day/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/day/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/day/sun_4.bmp"
 

Modo noturno:

[other]
texture="texture.spr"
sun="gfx/night/sun.spr"
sky="gfx/night/sky.spr"
heightcolormap="nightheightcolormap.bmp"
background_picture_0="gfx/night/sky_0.bmp"
background_picture_1="gfx/night/sky_1.bmp"
background_picture_2="gfx/night/sky_2.bmp"
background_picture_3="gfx/night/sky_3.bmp"
background_picture_4="gfx/night/sky_4.bmp"
sun_picture_0="gfx/night/sun_0.bmp"
sun_picture_1="gfx/night/sun_1.bmp"
sun_picture_2="gfx/night/sun_2.bmp"
sun_picture_3="gfx/night/sun_3.bmp"
sun_picture_4="gfx/night/sun_4.bmp"
 

Não basta ter essas linhas acima no color.ini das schemes, é preciso ajustar certos comandos. Abra o arquivo sun.spr (pode usar o Bloco de Notas); você verá estas linhas (dia; modo noite é similar):

Bmp = "gfx/day/sun.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sun_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = ALPHA_PIXEL | GRAB_BOTTOM | GRAB_CENTER | ALPHA_LAYER
DefPhase = 0

 

As linhas acima determinam a ordem em que os arquivos de sol serão exibidos (talvez seja esse o problema da inversão do movimento do sol que você estava enfrentando). A penúltima linha indica que se deve usar transparência (canal alpha) e as posições (inferior e central). Deixe o arquivo sun.spr da forma acima. A ordem dos arquivos de céu ficam determinada no arquivo sky.spr, onde você vê as seguintes linhas (dia; modo noite é análogo):

Bmp = "gfx/day/sky.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_0.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_1.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_2.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_3.bmp"
Bmp = "gfx/day/sky_4.bmp"
BmpFlags = 0
DefFlags = 0
DefPhase = 0

 

No arquivo color.ini da schme, no parágrafo [other], as primeiras linhas são (dia; semelhante no modo noite):

texture="texture.spr"
sun="gfx/day/sun.spr"
sky="gfx/day/sky.spr"
heightcolormap="dayheightcolormap.bmp"

Nas duas linhas em negrito acima, os arquivos indicados devem estar presentes no arquivo da scheme usada, junto com o color.ini. Caso estejam ausentes o navegador GPS vai dar erro, mas informa o nome do arquivo que falta. Abra o texture.spr e veja o nome do arquivo bmp que ele usará; o mesmo também deverá estar dentro do arquivo da scheme. Os arquivos indicados nas linhas não negritadas (sun.spr e sky.spr) são aqueles que comentei mais acima. Eles indicam a ordem de carregamento dos arquivos de céu e sol.

Os demais arquivos bmp indicados no parágrafo [other] do arquivo color.ini das schemes devem estar presentes na correspondentes subpastas da pasta GFX (ou seja, subpastas day e night). Caso não seja assim, não funciona corretamente.

Como exemplo dos arquivos indicados acima, deixo um link contendo os arquivos principais da schemes e da pasta GFX:

https://www.mediafire.com/file/lv52accnx7fetl6/Arquivos.rar/file

Observo que não se trata dos arquivos completos da pasta GFX e das schemes, apenas indico os arquivos necessários para o correto funcionamento dos comandos usados no parágrafo [other], ou seja, para que não seja apontado falha no carregamento de arquivos setados no citado parágrafo. Caso o arquivo color.ini da scheme use outros arquivos (spr e bmp), então eles também deverão estar presentes nos devidos lugares (scheme, pasta GFX e suas subpastas day e night).

Tente aí e veja se funciona; qualquer coisa, volte que a gente tenta ajudar mais um pouco.

Abraços,

.XA.

Olá, Xamanian. Segui sua informções. Tudo o que consegui por aqui (tomando apenas o horário da tarde como exemplo) foi o sol se converter em lua quando a scheme noturna é ativada e, seguindo o padrão do  Primo Ultimate, uma transição mais demorada da imagem 3 para a 4 (a sky_night) , o que ocorre por volta das 18 e 24, quando o céu realmente entra em sua fase mais escura ou noturna. 

Não consegui com milhões de testes realizados com as mais diversas modificações fazer com que rodassem 4 ou 5 imagens antes da sky_night aparecer. Também não consegui fazer com que o sol corrigise seu curso ao nascer e se por.

Usei inclusive outros navegadores como o ultimate e outros pra ver se se o problema era  meu data, mas deu na mesma. 

Estou desistindo das tentativas de corrigir isso.

Ainda um pedido, se não for abusar muito: terias o pacote igo primo 9.6.13.290290 para adroid?  Ou pelo menos o apk?

Pois o que disponibilizaste aqui é para winCe. Quria testar o android, no caso.

Obrigado por tudo, pacienecia, diligencia, e atenção. Abraços.

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Boa noite, meu povo.

Estou lentamente retornando ao fórum. Estou para montar um pacote do iGO Ultimate 2.4 (sim, sem ser nextgen)

que roda em Android 14. Mas há algumas dicas que eu não me lembro mais como fazer:

1) O que se altera no arquivo de esquema de cores (Scheme) par exibir (ou não) os semáforos no mapa ?

2) Como fazemos para alargar a espessura das ruas no mapa ?

3) E para aparecer em cada rua uma setinha com o sentido do trânsito ?

4) Neste fim de semana, (20/jan/2024) não consegui fazer funcionar o TMC nem no ultimate nem no nextgen.

Sabem me dizer se está fora do ar ou alguém tem uma dica quanto a alteração no sys.txt para funcionar ?

 

 

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Em 02/11/2023 em 14:21, franciscorodrigues disse:

Olá, Xamanian. Segui sua informções. Tudo o que consegui por aqui (tomando apenas o horário da tarde como exemplo) foi o sol se converter em lua quando a scheme noturna é ativada e, seguindo o padrão do  Primo Ultimate, uma transição mais demorada da imagem 3 para a 4 (a sky_night) , o que ocorre por volta das 18 e 24, quando o céu realmente entra em sua fase mais escura ou noturna. 

Não consegui com milhões de testes realizados com as mais diversas modificações fazer com que rodassem 4 ou 5 imagens antes da sky_night aparecer. Também não consegui fazer com que o sol corrigise seu curso ao nascer e se por.

Usei inclusive outros navegadores como o ultimate e outros pra ver se se o problema era  meu data, mas deu na mesma. 

Estou desistindo das tentativas de corrigir isso.

Ainda um pedido, se não for abusar muito: terias o pacote igo primo 9.6.13.290290 para adroid?  Ou pelo menos o apk?

Pois o que disponibilizaste aqui é para winCe. Quria testar o android, no caso.

Obrigado por tudo, pacienecia, diligencia, e atenção. Abraços.

Francisco,

só hoje vi este seu post; queira me desculpar pela demora. Bem, não existe, até onde me lembro, uma versão 9.6.13.290290 para Primo Android, apenas para WinCE.

Abraços

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9 horas atrás, JoãoBC disse:

Boa noite, meu povo.

Estou lentamente retornando ao fórum. Estou para montar um pacote do iGO Ultimate 2.4 (sim, sem ser nextgen)

que roda em Android 14. Mas há algumas dicas que eu não me lembro mais como fazer:

1) O que se altera no arquivo de esquema de cores (Scheme) par exibir (ou não) os semáforos no mapa ?

2) Como fazemos para alargar a espessura das ruas no mapa ?

3) E para aparecer em cada rua uma setinha com o sentido do trânsito ?

4) Neste fim de semana, (20/jan/2024) não consegui fazer funcionar o TMC nem no ultimate nem no nextgen.

Sabem me dizer se está fora do ar ou alguém tem uma dica quanto a alteração no sys.txt para funcionar ?

 

 

João,

para iniciarmos a troca de ideias:

1. No arquivo color.ini da scheme, localize o campo abaixo e insira a seguinte linha:

[icon]

traffic_light="gfx/day/traffic_light.spr" ; semáforos

Observe que será necessário ter os arquivos traffic_light.bmp e traffic_light.spr na pasta indicada (que pode ser inserida na raiz da pasta Primo, digamos). Deixei um exemplo em anexo.

2. Não me recordo agora, mas acho que é feito no sys.txt. Preciso pensar, mas prometo voltar depois, mas acho que é algo do tipo

[3d]

guidancestrip_stretch=20
planned_route_contour_width=2
planned_route_track_contour_width=2
planned_route_track_width=5

3. No sys.txt:

[3d]

guidancearrow_first_size=1.1
guidancearrow_first_alpha=24
guidancearrow_second_size=0.8
guidancearrow_second_alpha=12

show_guidance_arrows=1
show_guidance_strip=1

[debug]

show_arrows_on_route=1

Não me recordo se é preciso mais algum comando adicional. Acho que sim, pois é possível ajustar a cor da seta; algo como as linhas no color.ini da scheme:

oneway_arrow="", 112,112,204 ; cor da seta indicando a mão
oneway_arrow_ext="", 100,100,100

4. TMC: não funciona mais no Primo, mas estava funcionando o Nextgen até pouco tempo atrás.

 

Abraços

 

traffic_light.bmp traffic_light.spr

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Obrigado pelas dicas !

Vou testar todas, uma por uma.

A primeira, a do semáforo nos cruzamentos, funcionou perfeitamente no Nextgen, não no iGO Primo.

Os dois arquivos que você enviou, acrescentei no data.zip de ambos (Primo e Nextgen), fiz as alterações no scheme,

funcionaram perfeitamente no nextgen, mas no primo se recusam a fazer funcionar.

Editado por JoãoBC
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